COMPARTILHE


28 março 2022

Equipes da Defesa Civil, Bombeiros e Caern atuam em plantão durante chuvas no RN

Em virtude das chuvas intensas neste fim de semana e dos consequentes alagamentos em cidades como Natal, Macaíba, Goianinha e Baía Formosa, o Governo do Estado manteve duas equipes em plantão, uma na Região Metropolitana de Natal e outra no Seridó. De acordo com o governo, todas estão aptas a dar suporte às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil sempre que forem solicitadas.

Alertas

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, na manhã deste sábado (26), alerta de risco de nível "ALTO" de alagamentos no município de Baía Formosa. O comunicado do Cemaden aponta a extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas urbanas. Também aponta a possibilidade de ocorrência de inundação nos córregos e rios que cortam a área urbana do município.

O Cemaden recomenda à Prefeitura as ações previstas no Plano de Contingência Municipal tais como a verificação in loco nas áreas de risco, acionamento dos órgãos locais de apoio, preparação de abrigos e rotas de fuga.

O Centro também identificou a possibilidade de risco "MODERADO" de inundação às margens do ribeirão Curimataú e seus afluentes no município de Canguaretama. Naquele município há ainda risco moderado de desabamentos de barreiras em dois trechos da RN 269, próximo à rua Gilberto Rodrigues e alagamentos em função da extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas urbanas.

O Cemaden orienta a tomada das ações de Proteção e Defesa Civil recomendadas pelo CENAD previstas no Plano de Contingência do município e sobreaviso às equipes municipais.

Para receber os alertas da Defesa Civil do RN a população pode se cadastrar através do envio de SMS para o número 40199 informando o CEP. O usuário receberá uma mensagem de confirmação e, a partir daí, passará a receber os alertas de risco no CEP cadastrado.

 

FONTE: PORTAL TROPICAL 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário