O Governo apresentou na manhã desta quarta-feira, 23, os
resultados de 2021 na gestão da sua Rede de Ouvidoria e de Atendimento ao
Cidadão por meio da Lei de Acesso à Informação. A exposição ocorreu durante
seminário promovido pela Controladoria Geral do Estado no Centro de Convenções,
que discutiu ouvidoria e gestão de riscos, com a presença da Governadora Fátima
Bezerra.
Foram 2.518 requisições de informação por meio da Lei de
Acesso à Informação, 542 pedidos a mais do que o registrado no ano de 2020,
representando um acréscimo de 27,4 %. Apesar do aumento da demanda, a equipe de
operadores da rede reduziu o tempo médio de resposta em 1 dia em relação ao ano
anterior. Foram 18 dias o prazo de atendimento em 2021. Em 2018 o prazo era de
31 dias.
Outro indicador apresentado nos relatórios anuais da rede
e-Sic foi o grau de satisfação do usuário. Em 2021 declararam satisfeitos com o
atendimento 66,2% dos respondentes. Considerando os parcialmente satisfeitos, o
indicador ficou em 85,1%. Esse resultado também é favorável em relação ao ano
de 2020, quando os plenamente satisfeitos eram 57,2 % e somando com os
parcialmente satisfeitos 81,8 %.
Em relação aos resultados da Rede de Ouvidoria do Governo do
RN, em 2021 as interações cresceram 67 % quando comparado com o ano anterior.
Foram 1.026 registros a mais em 2021, totalizando 2.554 manifestações. Apesar
do aumento significativo do número de atendimentos, os operadores da rede
reduziram o tempo de resposta de 21 dias em 2020, para 16 dias em 2021.
O Governo sofreu um redução no grau de satisfação do usuário,
que em 2021 ficou em 63 %, quando em 2020 o índice apontado foi de 69 %.
Registra-se, contudo, que o resultado do RN ficou acima da média nacional, com
51 % de satisfação do usuário. Novidade em 2021 foi a exposição do índice de
resolutividade na Rede de Ouvidoria, que é a entrega de respostas dentro do
prazo, que no ano ficou em 71 %. Em 2021 foi o primeiro ano de medição deste
indicador no país, sendo a média nacional registrada em 60 %.
O Controlador-Geral do Estado, Pedro Lopes, comemorou os
números e ressaltou que desde o início da sua gestão trabalhava com a equipe
para ampliar o atendimento ao cidadão, na rede e-Sic e de Ouvidoria. “Mas nossa
preocupação era não dar um passo muito largo e com isso colapsar a nossa rede;
fizemos isso gradualmente, com responsabilidade e organização, e desde então
praticamente dobramos os números e estamos por outro lado melhorando os
indicadores de tempo de resposta e satisfação”, lembra.
A governadora Fátima Bezerra elogiou e agradeceu o trabalho
da equipe composta de 105 servidores que fazem a Rede de Ouvidoria, em 52
órgãos, e os 112 da Rede e-Sic - atendimento ao cidadão por meio da Lei de
Acesso a Informação, em 54 órgãos, todos coordenados pela Controladoria Geral
do Estado.
“A essência de uma boa
gestão pública é a transparência” e que “o papel desempenhado pela ouvidoria e
do atendimento ao cidadão é essencial nessa questão, respondendo às questões e
anseios do povo potiguar. Gratidão a Controladoria-Geral que é os olhos e
ouvidos do nosso governo!”, destacou Fátima Bezerra.
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Fonte: Controladoria Geral do Estado
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