COMPARTILHE


14 novembro 2022

Ministério da Saúde recomenda uso de máscara com alta de casos de Covid-19

Recomendação!

O uso da máscara voltou a ser recomendada pela  Secretaria de Vigilância em Saúde, do   Ministério da Saúde, neste domingo (13). O motivo  foram os aumentos de casos de covid-19, em especial, com a  BQ.1, uma sublinhagem de BA.5, da Ômicron. A orientação foca, em especial, nas populações mais vulneráveis às complicações pelas doenças, como é o caso imunodeprimidos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. 
Segundo dados da situação epidemiológica entre 6 e 11 de novembro, foram notificados  57.825 casos e 314 mortes causadas pelo coronavírus. Já a média móvel nos últimos sete dias aumentou 120%. Em números absolutos, o número de diagnósticos diários saiu de  3.834 para  8.448. A média móvel de óbitos foi de 46, um acréscimo de 28% se comparado com a última semana, com 36.

O Ministério da Saúde também recomenda que os casos suspeitos ou confirmados devem permanecer em isolamento. Medidas como manter o esquema vacinal completo, com atenção às doses de reforço, e a lavagem das mãos com álcool 70% e água e sabão também continuam sendo formas de combater a covid-19. 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que realiza o monitoramento das diferentes linhagens, a  BQ.1  já foi detectada em 65 países, incluindo o Brasil, e apresenta uma prevalência de 9%. Tribuna do Norte 




Nenhum comentário:

Postar um comentário