COMPARTILHE


17 dezembro 2022

Igarn abre inscrições para capacitações na área de recursos hídricos


 O Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN) está promovendo diversas capacitações durante todo o mês de dezembro na capital e no interior do estado.

Na segunda-feira, 19 de dezembro, ocorrerá a “Oficina para Segurança de Barragens”.  As aulas acontecerão, das 13h às 18h, na Sala 4 da sede da Escola de Governo do RN, localizada no Centro Administrativo. As inscrições estão abertas pelo seguinte link.

IMAGEM IGARN


A instrutora responsável pela oficina será a gerente de Segurança e Infraestrutura da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (COGERH), Itamara Taveira. Ela é engenheira civil e mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande, com especialização em Gestão de Segurança de Barragens pela Universidade Federal da Bahia.

A capacitação contará ainda com a participação da equipe de Segurança de Barragens do IGARN, coordenada pelo engenheiro civil, Anderson Barbosa.

 Na ementa estão os seguintes assuntos: Legislação; Estrutura organizacional; Programa de gestão de segurança de Barragens: monitoramento, manutenção e gestão de riscos; e Relatório anual de segurança de Barragens - RASB.

Já nos dias 20 e 21, será realizado, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), no Auditório da PROPPG, o “Curso de Hidrologia”. 

O dia 21 de dezembro contará com aulas no horário das 10h às 12h e das 14h às 17h. Já no dia 22 de dezembro a capacitação iniciará mais cedo, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h. Faça sua inscrição pelo seguinte link.

O curso é aberto ao público e tem o objetivo de apresentar os conhecimentos básicos necessários para que o aluno entenda os fundamentos teóricos e básicos para a compreensão dos fenômenos hidrológicos e suas aplicações na gestão dos recursos hídricos. 

As aulas serão ministradas pelo professor da Ufersa, Jorge Luis Filho, que é bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); mestre em Ciências do Solo pela Ufersa; e doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFRN.



Nenhum comentário:

Postar um comentário