PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE




COMPARTILHE

21 junho 2022

Secretaria de Saúde do RN orienta municípios e unidades de saúde para casos suspeitos de varíola dos macacos


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu nesta segunda-feira (20) uma nota técnica para orientar os serviços de saúde sobre notificação, investigação, medidas de prevenção, tratamento e controle da varíola dos macacos no Rio Grande do Norte. O estado atualmente não tem nenhum casos suspeito.

 

A medida, segundo a Sesap, se dá em função do cenário mundial e nacional da doença. Até esta segunda à tarde, o Brasil tinha oito casos confirmados da doença - o primeiro caso confirmado foi em 9 de junho, em São Paulo.

 

A nota da Sesap orienta que, se houver caso suspeito, ele deve ser notificado imediatamente através dos canais do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

 

 

Além disso, deve ser solicitado o isolamento do paciente para um dos dois serviços de referência no RN, que são os hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró.

A orientação também é para os hospitais que vão receber os pacientes. Os casos suspeitos devem ser orientados quanto ao caso clínico, receber uma máscara cirúrgica, com orientação quanto ao uso correto, e conduzidos para um local de isolamento.

 

As lesões de pele em áreas expostas devem ser protegidas por lençol, vestimentas ou avental com mangas longas.

 

"Estamos vigilantes e preparados para caso o Rio Grande do Norte venha a ter casos da doença, que necessita de cuidado, atenção e isolamento. Elaboramos um plano de ação para orientar os serviços de saúde do estado sobre a necessidade de implementar medidas de preparação e resposta com base na prevenção e controle da transmissão dentro desses serviços, para o alinhamento de condutas, fluxos assistenciais, exames complementares para diagnóstico e medidas de precaução e isolamento, frente a um possível aparecimento de casos no Rio Grande do Norte", disse Lyane Ramalho, secretária-adjunta da Sesap.

A doença é uma zoonose viral (vírus transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas semelhantes aos observados no passado em pacientes com varíola, porém com uma apresentação clínica de menor gravidade.

 

O período de incubação é de 6 a 16 dias, podendo se estender até 21 dias.

 

Os sintomas são febre de início súbito, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e exaustão.

 

Identificação de casos suspeitos

De acordo com a Sesap, pessoas de qualquer idade que apresentem, a partir de 15 de março, início súbito de erupção cutânea aguda sugestiva, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo (incluindo região genital), associada a relato de febre podem ser identificadas como casos suspeitos.

 

Além disso, está associada ainda histórico de viagem a país endêmico ou com casos confirmados de varíola dos macacos nos 21 dias anteriores ao início dos sintomas, ou ter tido contato com pessoas com histórico de viagem a país endêmico ou país com casos confirmados da varíola dos macacos, desde 15 de março, nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas.


g1


RN tem 244 mil famílias que podem solicitar Tarifa Social de Energia; saiba como


O Rio Grande do Norte possui 244 mil famílias potiguares que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que ainda não usufruem do benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) do Governo Federal.

O benefício concede até 65% de desconto na fatura de energia – em caso de quilombolas ou indígenas, o desconto pode chegar a 100%. No RN, já são 374 mil famílias contempladas pelo benefício.

De acordo com a Neoenergia Cosern, apenas em 2022 já foram cadastradas pela empresa mais de 36 mil famílias de baixa renda no benefício. “Na maioria dos casos, as famílias moram de aluguel e acham que não tem direito ao benefício porque não são titulares conta contrato – o que não é verdade”, explica Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern.

Cerca de 50% dos 244 mil potiguares que podem solicitar o benefício estão em 15 cidades: Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim, Extremoz, Caicó, Assu, Apodi, São José de Mipibu, João Câmara, Touros, Nova Cruz e Canguaretama.

A renda média da família tem que ser de no máximo meio salário-mínimo (atualmente, R$ 606,00) e a atualização no Cadastro Único precisa ter sido feita há menos de dois anos. A documentação necessária está disposta no site do Governo Federal.

A Companhia reforça que os beneficiados precisam manter os dados sempre atualizados, mesmo após conseguirem o benefício. É essa atualização que garante a continuidade do desconto para que a família faça parte desse e de outro programa do Governo Federal.

 

Cadastro junto a Neoenergia

Para ter direito ao benefício é preciso estar com os dados atualizados junto aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAs), possuir Número de Identificação Social (NIS), além de solicitar à distribuidora (Neoenergia Cosern) para ter direito.

A solicitação é feita junto à Companhia por meio do WhatsApp (84) 3215-6001. Na conversa, é só informar o número da conta contrato e o NIS. A distribuidora fará a confirmação no banco de dados do Governo Federal. Após a checagem dos dados, o prazo para inclusão na Tarifa Social é de cinco dias úteis e o cliente passa a ter o benefício na próxima conta.

G1


Carro fica preso após cair em cratera e marginal da BR-101 é interditada em Natal



Um carro caiu dentro de uma cratera na marginal da BR-101 Sul, no bairro de Neópolis, zona Sul de Natal, nesta terça-feira (21). A via foi interditada no sentido Parnamirim, na altura da Lampadinha. Ninguém ficou ferido.

O acidente aconteceu por volta das 9h30. O motorista Guilherme Natanael, de 74 anos, contou que voltava para casa, no bairro do Satélite, pela marginal da rodovia quando o veículo caiu no buraco e ficou preso.

"Tava chovendo, o buraco estava cheio de água, não tinha nenhuma sinalização. O medo foi porque eu precisei sair na porta do passageiro", afirmou o aposentado.

 

Abastecimento suspenso

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que enviou equipe para o local e afirmou que não existia registro anterior de vazamento de água no setor. Para atuar no local, a Companhia anunciou que isolou a rede de abastecimento do local, o que vai causar suspensão no fornecimento de água para todos os bairros da zona Oeste da capital.

 

Em contato com o g1, a Companhia afirma que pode confirmar a causa do vazamento quando o volume de água no local diminuir. Caso seja confirmada a necessidade de um reparo na rede de distribuição da Caern, a previsão para retorno do fornecimento de água ainda nesta terça-feira (21), com regularização dos 100% da capacidade após 72h do sistema ter sido reativado.

G1