COMPARTILHE


27 janeiro 2023

Estudantes passam mal após refeição no Restaurante Universitário da Ufersa em Pau dos Ferros


 83 alunos do Campus de Pau dos Ferros da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) passaram mal após se alimentarem no Restaurante Universitário da instituição. Em contato com o TCM Notícia, a assessoria da Ufersa confirmou o caso.

De acordo com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade, desde a quarta-feira (25) alunos do Campus denunciavam a qualidade da comida servida no restaurante, até que nessa sexta-feira (27), após comerem o almoço, dezenas de estudantes começaram a passar mal apresentando sintomas de intoxicação alimentar, como vômito e diarreia.

Ainda segundo o DCE, diversos estudantes buscaram atendimento médico por conta própria, até que a Universidade tomasse conhecimento do caso. “A priori, nem todos estavam recebendo o auxílio da Universidade até o hospital e foram por conta própria. Após as nossas denúncias, a Assistência Estudantil do Campus conseguiu uma van para transporte de alguns estudantes e começou a coletar os atestados médicos para que a UFERSA arque com os custos dos medicamentos”, conta Karydja França, coordenadora geral do Diretório.

Ao TCM Notícia a assessoria da Ufersa informou que a reitora Ludimilla Oliveira esteve presente nessa sexta no campus para ouvir os estudantes. Ainda segundo a Universidade, foram coletadas e enviadas amostras da comida servida para laboratório e a empresa responsável pelo fornecimento das refeições irá ser notificada.

De acordo com a Ufersa, 83 alunos foram intoxicados, mas já o formulário de denúncia elaborado pelo DCE aponta mais de 160 estudantes afetados pela comida. A coordenadora geral afirma que o órgão estudantil notificou a Universidade e que espera averiguação do caso.

“Atribuímos esses problemas recorrentes nos restaurantes dos campi às empresas primeiramente, mas também não podemos deixar de pressionar a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis pelo ocorrido. Afinal, fizemos uma reunião com eles sobre a situação dos restaurantes antes do início das aulas do semestre e percebemos, mais uma vez, que nada mudou. A má qualidade da comida ofertada é uma reclamação anual. Não há regularidade e temos certeza que a situação não seria a mesma se os servidores da Universidade fizessem uso do restaurante diariamente, assim como grande parte dos estudantes”, diz Karydja França.

TCM Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário