O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), garante que sua gestão está de braços abertos para a iniciativa privada e para receber os empreendedores que queiram investir no município. O gestor, que está no seu terceiro ano de mandato, garante que tem buscado criar um ambiente favorável a quem quer gerar emprego e renda. Em entrevista exclusiva ao Sistema Tribuna, Allyson Bezerra falou sobre o fomento ao turismo na cidade, seus desafios na gestão, a busca por investimentos e também sobre a realidade política que vive como uma das principais lideranças políticas do Rio Grande do Norte. O foco, porém, segue voltado 100% à gestão.
Confira a entrevista:
Prefeito, o senhor esteve em Brasília em busca de recursos para Mossoró. Quais foram as prioridades apresentadas e o que recebeu de respostas?
Estivemos na última semana em Brasília/DF tratando de projetos e liberação de recursos para Mossoró. Nos reunimos em ministérios e com bancada federal do RN para apresentar projetos importantes para nossa cidade e buscar apoio. Conseguimos junto à senadora Zenaide Maia assegurar mais de 5 milhões de reais para a saúde de Mossoró. O montante garante a construção de 10 postos de saúde para a zona rural e 3 unidades básicas de saúde. Agradeço a senadora pela destinação do valor que é de suma importância para o avanço da saúde do nosso município. Também nos reunimos com o ministro do Integração e Desenvolvimento Regional, onde apresentamos projetos sobre a construção do anel viário de Mossoró, ligando a BR-110 a 304 e duplicação da avenida Francisco Mota, da Ufersa. Seguiremos nosso trabalho de apresentar projetos, buscar apoio e recursos para beneficiar o povo de Mossoró.
Passados dois anos de gestão, quais as maiores dificuldades encontradas até aqui?
Ao assumir a Prefeitura de Mossoró em 2021, o caos administrativo e financeiro era nosso principal desafio. Com muito trabalho, contenção de despesas e gestão eficiente de recursos conseguimos resultados primorosos, que são reconhecidos não só por mim, prefeito, mas por órgãos de controle e rankings nacionais. Essa é uma conquista muito importante que dá credibilidade ao Município e é resultado de ações possibilitadas pelo pagamento em dia dos salários, repasse em dia à previdência municipal, entre tantas outra conquistadas voltadas à organização financeira do município. Mesmo diante de tantas dificuldades, conseguimos manter salários em dia e honrar nosso compromisso com todos os servidores, que é uma premissa da nossa gestão. Conseguimos ainda investir no asfaltamento de ruas, pavimentação, reforma de escolas, unidades de saúde e equipamentos do Corredor Cultural. Notadamente, podemos afirmar que o nosso trabalho vem desenvolvendo e transformando a cidade.
A Petrobras teve participação importante no crescimento de Mossoró há alguns anos, mas outras empresas passaram a atuar posteriormente na exploração de campos maduros no estado. O senhor vê chance de benefício a Mossoró com Jean Paul Prates na Petrobras?
A ascensão de Jean Paul Prates à frente da Petrobras gera com certeza uma grande expectativa dos potiguares de que benefícios cheguem diretamente para o Rio Grande do Norte, justamente por ele ser um político ligado ao nosso estado e ter sua base política aqui. Espero com certeza que Mossoró esteja entre os beneficiados por esse trabalho, até mesmo pelo histórico que Mossoró tem referente à produção petrolífera. É importante dizer que a Prefeitura de Mossoró está de portas abertas para dialogar e discutir essas pautas visando a geração de emprego e renda e desenvolvimento.
Mossoró tem um São João forte e é um dos momentos de maior fluxo de turistas na cidade. Como a Prefeitura tem atuado para fomentar o turismo?
Desenvolvemos um trabalho de profissionalização, e o Mossoró Cidade Junina 2022, reconhecido pelo seu sucesso, demonstra isso na prática. No ano passado, realizamos o maior MCJ de todos os tempos com segurança, organização e valorização dos artistas mossoroenses. Isso é motivo de muito orgulho para a nossa gestão. Tendo o MCJ como vitrine, essa é a marca que projetamos para outros eventos da cidade como Auto da Liberdade e o Estação Natal, que teve sua primeira edição em 2022. Para este ano, buscamos fomentar ainda mais o nosso turismo com iniciativas que envolvam diretamente a nossa cultura. Já estamos trabalhando no MCJ 2023 lançando novo conceito e identidade visual no dia 28 de fevereiro.
O que Mossoró tem feito para dar ambiente mais favorável ao empreendedorismo, o comércio e a indústria local?
O município de Mossoró está de portas abertas para quem quer empreender na cidade. Desde o início da nossa gestão fazemos questão de manter diálogo contínuo com os empresários, comerciantes e instituições do setor empresarial ouvindo suas pautas, demandas e contribuindo da melhor maneira para o desenvolvimento de suas atividades. Buscamos trabalhar em parceria público-privado contribuindo para que Mossoró seja cada dia mais ambiente favorável para chegada de novas empresas e com isso gerar emprego e renda para o nosso povo. Uma das iniciativas tomadas pela nossa gestão foi a instituição do Alvará Automático, dentro do programa Mossoró Digital, onde o licenciamento pode ser solicitado 100% online.
Como está sua relação com a Câmara de Mossoró? Procedem rumores de distanciamento político de Lawrence após a eleição para deputado federal?
Nosso trabalho é pautado pelo respeito ao Poder Legislativo e suas atribuições e, acima de tudo, sempre assumimos uma postura de diálogo aberto com todos os vereadores. Estamos sempre abertos para quem quer trabalhar pelo povo de Mossoró, independente de questões políticas-partidárias. Essa é a minha postura como político desde o mandato de deputado estadual e assim segue na Prefeitura de Mossoró. Os interesses do povo estão acima de qualquer divergência política. Mantemos diálogo permanente com toda a classe política. Lawrence foi nosso candidato a deputado federal e trabalhamos fortemente na campanha e temos excelente diálogo e amizade.
Representantes do União Brasil (Benes Leocádio e Taveira Jr) fizeram recentes elogios e disseram que acreditam em sua filiação. Há essa possibilidade?
O momento é de mais trabalho pelo povo de Mossoró com a concretização de projetos e sonhos que temos para os cidadãos mossoroenses. Deixamos para discutir política-partidária no momento certo. Agradeço o convite feito pelo senador José Agripino e apoio dos colegas parlamentares. Vamos ter o tempo certo para a tomada de decisão.
Mossoró, que durante a história recente sempre teve pelo menos um deputado federal, hoje não tem mais. Como o senhor avalia essa situação? Acredita que pode haver influência na destinação de recursos?
Como maior município do interior do RN, acredito na interlocução com a bancada federal para termos apoio e recursos de Brasília/DF para o nosso município. Em Mossoró, tivemos votação expressiva para o vereador Lawrence Amorim para deputado federal e Jadson para deputado estadual, candidatos que apoiei. Mossoró também deu votação importante para o senador Rogério Marinho, que tem total apoio na cidade e teve uma campanha vitoriosa. Contudo, mantemos diálogo contínuo com a bancada federal potiguar para busca de projetos e recursos para o município de Mossoró.
Na campanha, o senhor passou por momentos de desrespeito. Hoje, como o senhor percebe que a classe política tem observado e tratado o prefeito Allyson Bezerra?
Nós fizemos uma campanha muito bonita que foi guiada pelo sentimento de mudança e, acima de tudo, de esperança do povo de Mossoró. Ao chegarmos no Palácio da Resistência temos desenvolvido um trabalho sério, que é reconhecido pelo povo, a exemplo da pesquisa da TCM, que mostra 86% da aprovação dos mossoroenses ao nosso trabalho. Temos conversado com toda a classe política e buscado projetos para Mossoró, sem distinção de partido político.
Como está a relação administrativa com o Governo?
Temos buscado o governo estadual para apresentar pautas e demandas de Mossoró. Há algumas semanas, por exemplo, nos reunimos com a governadora e seu secretariado para tratar de dívidas de mais de R$ 125 milhões em ICMS, IPVA e saúde, existentes com a Prefeitura de Mossoró e que precisam de atenção. Acredito que o caminho sempre será o diálogo e, enquanto gestor municipal, que defende os interesses da minha cidade, continuarei buscando seja o governo estadual ou federal para tratar de pautas importantes para Mossoró.
Para 2024, Allyson Bezerra será candidato à reeleição?
O desejo que me move todos os dias é trabalhar para transformar a vida do povo mossoroense. Obtivemos muitos avanços nesses dois anos de trabalho, especialmente, na área da educação com o programa Mossoró Cidade Educação, no pagamento em dia do salários, a entrega de escolas, unidades de saúde, Hospital Psiquiátrico e muitas outras conquistas. Tenho orgulho de ter recebido dos meus conterrâneos a oportunidade e confiança para gerir Mossoró. O nosso foco exclusivo é fazer a maior gestão da história de Mossoró.
TRIBUNA DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário