COMPARTILHE


16 março 2023

Mesmo com reforço na segurança, Estado sofre com 2º dia de ataques


 Apesar da governadora Fátima Bezerra (PT) anunciar reforço na segurança para tentar conter a onda de violência, os ataques não cessaram no Estado. Na tarde de quarta-feira (15), após a chefe do Executivo divulgar o incremento de 100 homens da Força Nacional no efetivo do Rio Grande do Norte, dois caminhões da Neoenergia Cosern foram incendiados nas cidades de Macaíba e Parnamirim, ambas na Grande Natal. Além disso, um microônibus foi incendiado nas Quintas e outro na comunidade Jardim América, na zona Oeste. Um carro também foi incendiado no bairro do Golandim, em São Gonçalo do Amarante. Um adolescente foi morto a tiros após tentar incendiar um outro veículo também em Parnamirim.


Mesmo com o reforço dos agentes federais, o transporte público da capital não foi restabelecido integralmente. A frota circulou de maneira reduzida com apenas 47 veículos, o que corresponde a menos de 20% da frota, e 11 linhas. Os ônibus retornaram, mas circularam somente por quatro horas, das 15h às 19h. Um micro-ônibus da empresa Jardinense foi incendiado no início da noite de quarta (15), na comunidade Jardim América, entre os bairros de Felipe Camarão e Cidade Nova, na zona Oeste da capital. Até o fechamento desta edição, foram registrados cinco ataques no Estado após o reforço na segurança do Estado.


Fátima Bezerra chegou a dizer em entrevista coletiva que as ações dos criminosos tiveram “uma redução de 60%” e que a perspectiva é de que os ataques cessem com o emprego da Força Nacional no Estado. Além disso, Fátima declarou que está atuando em parceria com os estados da Paraíba e Ceará para combater o crime organizado e evitar novos atentados.  "Estamos fazendo todos os esforços. Agora é pedir serenidade [à população] e dizer a ela que estamos atuando com toda firmeza.Estamos aqui 24 horas trabalhando, como é nosso dever, com a governadora coordenando a operação para garantir a normalidade, trazer a paz e a segurança", disse. 


O Rio Grande do Norte teve o segundo dia consecutivo de terror com queima de ônibus, veículos públicos destruídos, confrontos com a polícia e ataques a prédios públicos e privados. A onda de violência no Estado já atinge pelo menos 24 municípios. Somente na quarta-feira (15), seis ônibus, dois micro-ônibus, dois caminhões e um carro de passeio foram incendiados, um adolescente foi morto a tiros quando tentava atear fogo em um caminhão, além de ataques às sedes do INSS, na cidade de Touros, e da Emater, no município de Lagoa Nova.


Diante do terror que tomou conta do Estado, as principais instituições do ensino superior público decidiram manter a suspensão das aulas. Em nota, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) justificou a decisão  por entender que “há garantia de segurança para a retomada dos trabalhos e aulas presenciais”. A UFRN e a Ufersa também seguem com atividades suspensas pelos mesmos motivos. Algumas escolas particulares também suspenderam as aulas.


O último balanço de ações divulgado pela Polícia Militar, na tarde de quarta-feira (15), apontou 39 suspeitos presos – incluindo um adolescente, quatro foragidos da Justiça recapturados, um tornozelado preso com arma de fogo e um tornozelado preso com um galão de gasolina. A PM apreendeu ainda nove armas de fogo, um simulacro de arma de fogo, 35 artefatos explosivos, oito galões de gasolina, cinco motos e dois carros, além de dinheiro, drogas e munições.


Em meio ao descontrole na segurança, 100 homens da Força Nacional, que chegaram na madrugada, foram às ruas para reforçar o efetivo do Rio Grande do Norte no segundo dia de ataques de uma facção criminosa. Os agentes estão atuando em Natal e Região Metropolitana no policiamento ostensivo.


Intervenção


Além disso, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no Rio Grande do Norte. A medida foi oficializada por meio de portaria, que autoriza o emprego da Força-Tarefa para exercer a coordenação das ações das atividades dos serviços de guarda, de vigilância e de custódia de presos. A ação vale pelo período de 30 dias a contar desta quarta-feira. Pelo texto que foi publicado, a operação terá o "apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública”deral. Segundo o Governo, isso não significa uma “intervenção” no sistema prisional.


"A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) esclarece que a presença da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) não significa intervenção no sistema penitenciário", afirmou, em nota.


Prédios públicos também foram alvos


Na capital, mais um ônibus do transporte público foi destruído pelos criminosos. Desta vez, um veículo da linha 41A foi incendiado no Conjunto Leningrado, no bairro Planalto, à luz do dia, o que motivou uma nova retirada da frota por parte das empresas. Os ônibus da capital voltaram a circular com um frota reduzida às 15h, mas pararam novamente às 19h.Trabalhadores do setor cobram a disponibilização de escolta por parte da Polícia Militar, que garanta a segurança da operação, segundo o Sindicato.


Na madrugada de ontem (15), quatro ônibus de turismo foram incendiados no conjunto Vale Dourado, zona Norte de Natal. Os veículos estavam em uma garagem e foram alvos de depredação por parte de criminosos ainda não identificados. Segundo o dono dos veículos, um pequeno empresário de 56 anos, o prejuízo causado pelo incêndio corresponde ao valor de R$ 500 mil.


No município de São Tomé, na região do Potengi, um ônibus e um micro-ônibus foram incendiados. Os dois veículos coletivos estavam na garagem da prefeitura quando foram atacados. Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o prefeito Anteomar Pereira, mais conhecido como Babá, afirmou que os suspeitos foram até o prédio da Defesa Civil do município e tentaram incendiar o edifício, chamando a atenção da Polícia. Com os policiais focados no prédio da Defesa Civil, o caminho ficou livre para incendiar os veículos na garagem.


Já em Lagoa Nova, também no interior do Estado, os criminosos atearam fogo no prédio da Emater. As chamas chegaram a danificar as paredes da unidade, mas o fogo logo foi controlado. “Lamentamos que episódios como esse estejam ocorrendo nas últimas horas em todo o RN, destacando que o dano ao patrimônio público traz prejuízos para toda a população. O município segue alerta e se coloca à disposição das autoridades de segurança, que notadamente reforçaram suas atividades como resposta a atos como esse”, informou a prefeitura em nota.


Episódio semelhante ocorreu na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Touros, na madrugada de quarta-feira (15). Os criminosos atearam fogo na unidade e as chamas atingiram aparelhos de ar-condicionado e outros materiais. O atentado provocou a suspensão dos atendimentos aos segurados. A previsão é de que o atendimento seja normalizado na segunda-feira (20).


Em Currais Novos, no Seridó potiguar, o ataque aconteceu  a uma van do cantor e empresário Johnny Cortez, ex-vocalista da banda Limão com Mel. De acordo com a vítima, o prejuízo calculado inicialmente foi de R$ 40 mil. A Polícia Militar foi acionada para procurar suspeitos, mas ninguém foi preso até então. Ainda na cidade pelo menos outros dois ataques foram registrados: uma tentativa de atear fogo em um ônibus estudantil e uma segunda tentativa de incêndio em um carro no pátio da Central do Cidadão do município.


Frota de ônibus tem horário reduzido


Os ônibus de Natal vão funcionar, nesta quinta-feira (16), de 05h30 até 14h. A decisão foi tomada em reunião realizada na noite desta quarta (15), na sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública, com participação da governadora Fátima Bezerra, STTU, empresários e forças de segurança. Ficou definido que hoje a circulação dos ônibus em Natal irá ser nos moldes das operações de sábado.


Além disso, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (SETRANS) informou que as operações dos transportes intermunicipais da Região Metropolitana de Natal serão reduzidas, com início a partir das 06h. A suspensão total chegou a ser anunciada, contudo o Setrans desistiu da suspensão após um contato com o Governo, segundo nota enviada pelo Sindicato na noite de ontem.

Tribuna do Norte 



Nenhum comentário:

Postar um comentário