COMPARTILHE


11 abril 2023

Secretária Municipal de Agricultura e Pesca de Itajá inicia vacinação contra a Brucelose em parceria com Idiarn Local.



A Secretária de Agricultura reforça o pedido para todos os produtores do Município que ainda não realizaram a vacina contra brucelose do primeiro semestre de 2023 em suas bezerras, que providenciem o quanto antes. Todos os criadores de bovinos devem procurar um médico veterinário para fazer a vacinação no primeiro semestre das suas bezerras contra a brucelose. 
A vacinação contra brucelose é obrigatória em todas as fêmeas da espécie bovina e bubalina, na faixa etária de 3 a 8 meses, em uma dose única, válida durante toda a vida do animal. Tais fêmeas recebem uma marcação obrigatória no lado esquerdo da cara com o algarismo final do ano de vacinação.
A brucelose é uma das principais causas de perdas econômicas na pecuária, já que pode provocar queda na produção de leite, menor ganho de peso dos animais e aborto. A doença é causada pela bactéria Brucella abortus, sendo classificada como uma zoonose, pois pode ser transmitida do animal infectado para o ser humano.
A vacinação e declaração das bezerras devem ser efetuadas sob responsabilidade técnica do médico veterinário cadastrado no IDIARN.


Com informações Sec de agricultura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário