O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que houve uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste.
A interrupção aconteceu por conta de uma falha classificada como “abertura da interligação Norte-Sudeste”, e que está apurando as causas do ocorrido. A interligação do sistema elétrico levou à queda de energia em outras regiões do país.
A falha foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com a interrupção às 8h31 da "interligação Norte/Sudeste, e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas". Embora tenha sido relatada a falta de energia em todos os estados, a pasta afirma que o fornecimento foi afetado apenas nos estados do Norte, Nordeste e Sudeste.
"A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente", completou o MME.
Dados públicos da ONS apontam que a geração de energia começou a ser reduzida por volta de 8h26, quando atingiu um pico de 73,6 mil MW e passou para 73,4 mil pouco depois.
Em 10 minutos, houve uma queda brusca na geração de energia entre 8h30 e 8h40, de 73,6 mil MW para 54,3 mil MW, o que começou a ser lentamente retomado logo depois. Às 9h30, a geração já tinha tido um ganho de 6 mil MW.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda não se pronunciou.
A Enel Energia, responsável pelo fornecimento nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, informou que houve uma atuação por conta de um "esquema regional de alívio de carga", e que a energia está sendo restabelecida gradualmente após autorização do ONS. O chamado Erac acontece de forma automática quando uma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional, para proteger o sistema de danos por falhas.
A companhia informou que parte do sistema de metrô da capital paulista foi afetada pela interrupção. Também foram registradas falhas nos trens do Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belo Horizonte.
A Neoenergia Coelba, da Bahia, informou em nota que houve uma “situação fora do sistema de distribuição da distribuidora e possivelmente afetou todos os estados do Nordeste”. Já a Equatorial Distribuição, do Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, informou que o motivo ainda está sendo apurado, e que o abastecimento está sendo normalizado.
Gazeta o Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário