O governo do RN assinou nesta segunda-feira (24) um convênio no valor de R$ 1,2 milhão com o Sebrae para consultoria visando o desenvolvimento do turismo de base comunitária e a interiorização do turismo do estado. O objetivo é diversificar a oferta turística com criação de novos produtos em território potiguar.
O contrato - assinado em ato solene nesta segunda-feira (24) - deve ser executado em 18 meses. Entre os objetivos da política pública está a inclusão de comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, a geração de renda nas comunidades beneficiadas, estruturação do ecoturismo, e o turismo de aventura e espeleológico.
Oito municípios serão atendidos:
Sítio Novo, Apodi e Felipe Guerra com elaboração de projeto executivo;
Baia Formosa, Canguaretama e Tibau do Sul com o Turismo de Base comunitária;
Parnamirim e Nísia Floresta com o estudo de turismo de visitação a baleias.
A secretária de Estado do Turismo, Ana Maria Costa, ressaltou que o turismo de base comunitária "é tendência, ganha espaço no Brasil e no mundo envolvendo comunidades originárias quilombolas e indígenas valorizando o conhecimento de forma autêntica".
"Com o turismo espeleológico, vamos tornar nossas cavernas aptas a receber turistas, e, ao mesmo tempo, conscientizar visitantes e população sobre a necessidade de conservação e preservação. Esta parceria com o Sebrae fortalece os pequenos negócios. A interiorização do turismo, pela primeira vez, não é só promessa, mas realidade", disse.
Consultorias
A consultoria para desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária serão 4 comunidades tradicionais quilombola e indígena: Sibaúma (Tibau do Sul), Catu (Canguaretama), Trabanda e Jacu (Baia Formosa).
Já a consultoria para estudos sobre a exploração de turismo de experiência com visitação das baleias serão no litoral de Parnamirim e Nísia Floresta.
Haverá também a criação de seis capacitações de mercado com agentes e guias de turismo nos novos territórios turísticos a serem selecionados pela Secretaria de Turismo do RN e pelo Sebrae, e a criação e desenvolvimento de 11 MIV (Manual de Identidade Visual) dos novos territórios turísticos.
Também será realizado elaboração de projeto executivo de arquitetura com serviços de topografia, fundações e estrutura, instalações elétricas, hidro-sanitárias, pavimentação, serviços topográficos e orçamento para visitação a quatro cavernas em Felipe Guerra, Lajedo Soledade, Apodi e Trilha Tapuias, Sítio Novo.
"Estamos hoje firmando parceria muito importante com o Sebrae, que tem expertise reconhecida no setor do turismo, em prol do desenvolvimento sustentável e inclusivo do RN", afirmou a governadora Fátima Bezerra.
A governadora disse ainda que no próximo ano haverá o primeiro encontro do Fórum dos geoparques de países de língua portuguesa, que acontecerá no no RN. Recentemente, o RN teve o Geoparque Seridó reconhecido pela Unesco.
O governo do RN projeta também o investimento de R$ 62 milhões na recuperação de estradas dno estado.
Geoparque Seridó
Os prefeitos das seis cidades que compõem o Geoparque Seridó também se reuniram diretamente com a secretária de Turismo do RN e a direção da Inter TV Cabugi para debater formas de melhorar a interiorização e divulgação do turismo no estado.
Veja o que disseram os que participaram da reunião:
"Nós precisamos cada vez mais difundir nosso roteiro, nosso produto, nossa região para atrair mais turistas e sempre receber cada vez melhor esse grupo de visitantes. fortalece os eventos da região", explicou o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior.
"Essa questão de turismo o poder público tem que apoiar e a questão de infraestrutura já vem da iniciativa privada", pontuou o prefeito de Cerro Corá, Novinho Borges.
"Você trabalhar a comunidade para, a partir da comunidade, ter essa consciência do fomento ao turismo, da potencialidade de trazer desenvolvimento econômico para a região", disse Gilson Dantas, prefeito de Canaúba dos Dantas.
"Nós tivemos recentemente o Rally Rn que passou por Acari e todos os meios de hospedagens ficaram lotados, casas de veraneio e o entorno, as cidades ao redor, também foram favorecidos", falou Girlene Edson, secretário de Turismo de Acari.
"Pra visitar o interior também tem que ter segurança de tráfego, de estadia, de fortalecimento da cultura, do recebimento de turista. Pra que a gente tenha o aperfeiçoamento dos trabalhos prestados aos turistas no interior", pontuou Luciano Santos, prefeito de Lagoa Nova.
O superintendente da Inter TV RN também reforçou a necessidade da interiorização do turismo. "Para visitar o interior também tem que ter segurança de tráfego, de estadia, de fortalecimento da cultura, do recebimento de turista. Pra que a gente tenha o aperfeiçoamento dos trabalhos prestados aos turistas no interior", pontuou.
G1/RN