PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE




COMPARTILHE

25 maio 2023

Suspeito de matar motorista, invadir academia e fazer mulher refém em Natal é preso em Mossoró

REPORTAGEM

O homem suspeito de matar a tiros um motorista de lotação e fazer uma mulher refém após invadir uma academia na Avenida Prudente de Morais em Natal foi preso na tarde desta quinta-feira (25) em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. O criminoso também atirou contra um instrutor da academia.

O suspeito tentava a fugir para Mossoró em um carro com outros passageiros e foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após uma denúncia anônima.

"Várias equipes foram colocadas em locais estratégicos para tentarmos abordar o referido veículo. Foi feito um verdadeiro pente fino no veículo de transporte de passageiros e conseguimos lograr êxito", explicou o chefe da Delegacia da PRF em Mossoró, Rodrigo Fernandes.

"Abordamos um veículo modelo Doblô nas características que foram passadas e dentro do veículo conseguimos identificar o suposto infrator".

Contra o suspeito, de acordo com a PRF, havia mandados de prisão expedidos pelo Tribunal de Justiça do RN por outros crimes. "Pelo cometimento dos crimes de roubo e porte ilegal", explicou o chefe da delegacia da PRF.

Após a prisão, o suspeito foi levado para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró e logo encaminhado para a DHPP de Natal, que vai investigar a morte do motorista.

Após invadir a academia na manhã de quarta-feira (24), ele levou uma mulher como refém dentro do carro. Ameaçada, ela dirigiu para o suspeito até a Zona Norte da capital, onde foi liberada. O suspeito fugiu a pé em seguida.

 

O homem assassinado pelo suspeito foi identificado como Manoel Barbosa, de 47 anos, que trabalhava como motorista de lotação há mais de 20 anos. A família soube da morte de Manoel - que faria aniversário no próximo dia 4 junho - através das redes sociais.

Crime

Segundo a investigação inicial da polícia, o criminoso estava junto com Manoel no carro dele. Após uma discussão, a vítima teria deixado o veículo estacionado e saído andando, mas o bandido a perseguiu e atirou.

 

Após atirar contra Manoel, o bandido invadiu uma academia, onde realizou novos disparos, e fez uma mulher refém. Um dos disparos atingiu um instrutor.

 

Em seguida, ele obrigou a mulher a dirigir o carro de Manoel até o bairro Potengi, na Zona Norte de Natal, para fugir.

Segundo o médico do Samu, Valter Ferreira, Manoel sofreu pelo menos dois disparos - um deles no abdômen e o outro na perna. Os profissionais tentaram reanimar o paciente por cerca de 34 minutos.


G1/RN


Padrasto é preso suspeito de estupro contra enteada de 13 anos na Zona Norte de Natal

REPORTAGEM

Um homem de 45 anos foi preso nesta quinta-feira (25) em cumprimento a um mandado de prisão temporária por estupro de vulnerável no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal. A vítima deste crime é a enteada do suspeito, uma adolescente de 13 anos, que relatou o ocorrido à mãe.

Segundo a Polícia Civil, após o registro do Boletim de Ocorrência, foi instaurado o inquérito para investigação e a vítima passou por perícia no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).

Investigado em outro caso de estupro de vulnerável, o homem foi preso por policiais da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Natal (DPCA/Natal) na Zona Norte da capital. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


G1/RN


Justiça autoriza continuidade do concurso da Polícia Militar no RN

REPORTAGEM

Uma decisão liminar concedida pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte Cláudio Santos nesta quinta-feira (25) autorizou a continuidade das etapas do concurso da Polícia Militar no estado.

O magistrado atendeu um recurso interposto pelo governo do Rio Grande do Norte e autorizou a realização nos exatos termos previstos no edital até posterior deliberação da Primeira Câmara Cível, órgão julgador do TJRN.

 

O concurso foi suspenso temporariamente no sábado (20) pela Justiça após um ação do Ministério Público do RN motivada por uma denúncia de um candidato. Na ação, o MP aponta o fato de o concurso não observar as leis estaduais que estabelecem a obrigatoriedade de prova de redação na primeira etapa do certame.

 

As provas do exame de música estavam marcadas para o domingo (21) e as provas físicas começariam na segunda-feira (22).

No recurso, o governo do RN alegou que a decisão pela suspensão do concurso estaria preclusa, ou seja, já encerrada as possibilidades de manifestação das partes por ausência de realização do ato processual no momento oportuno.

Segundo o recurso do governo do RN, a ausência de previsão de prova de redação no edital, conforme regra edilícia, teria prazo para ser impugnada e não o foi.

Decisão

O desembargador Cláudio Santos apontou na decisão que não viu ilegalidade no edital do certame e que o candidato que ofereceu a denúncia não o fez no momento correto para os recursos, mas apenas após não passar para as fases seguntes.

"A uma, por não constatar de pronto nenhuma ilegalidade flagrante no edital do certame. A duas, por considerar que, a toda evidência, ocorreu, no presente caso, o instituto da preclusão temporal, já que o candidato não se insurgiu contra o edital no momento apropriado, fazendo-o somente depois de já ter sido reprovado em fase do concurso", destacou o desembargador.

Segundo o magistrado, a decisão de suspender o concurso se afastou da chamada "responsabilidade decisória estatal", prevista em lei, "tendo em vista que deixou de ponderar as consequências práticas dela advindas, em especial a quebra da isonomia entre os candidatos, já que aqueles reprovados na prova objetiva ou aprovados e ainda não preparados fisicamente para a prova de aptidão física, serão evidentemente beneficiados"..

O concurso

O concurso, que teve o edital publicado em janeiro deste ano, é para provimento de 1.128 vagas para ingresso no Curso de Formação de Praças (CFP) e 30 vagas para ingresso no Curso de Formação de Praças Músicos (CFP – Mus). Ele é realizado por intermédio do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

A prova objetiva foi aplicada em 16 de abril, com resultado definitivo divulgado no último dia 15 de maio, mesma data em que os candidatos foram convocados para o exame de habilitação musical (aluno músico) e o exame de avaliação de condicionamento físico (aluno músico e aluno soldado). Os exames seriam realizados de domingo (21) até o dia 31.


G1/RN


Assembleia aprova plebiscito para decidir a qual município pertence distrito no interior do RN

REPORTAGEM

Os moradores do distrito Miranda, na região do Alto Oeste potiguar, irão decidir em plebiscito se a localidade pertence ao município de Caraúbas ou a Upanema. A consulta pública foi aprovada nesta quarta-feira (24) por unanimidade na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O Tribunal Regional Eleitoral (TSE), responsável pelo processo, ainda não definiu a data.

O plebiscito vai acontecer porque culturalmente a comunidade se identifica com o município de Caraúbas, mas, territorialmente faz parte da cidade de Upanema.

A disputa territorial que envolve a comunidade não é recente. Uma lei aprovada na Assembleia em 2013 promoveu o redesenho de áreas entre os municípios de Caraúbas, Upanema e Campo Grande. Na ocasião, o distrito Miranda foi anexado a Caraúbas.

 

Em 2015, a prefeitura de Upanema entrou com uma ação no Tribunal de Justiça para que a comunidade fosse novamente anexada ao seu território. A decisão foi atendida pela desembargadora Virgínia de Fátima Marques Bezerra.

No último desdobramento, a Justiça reconheceu ilegalidade na aprovação da lei de 2013 em virtude da transgressão ao artigo 14 da Constituição do Estado do Rio Grande do Norte, que aponta como indispensáveis à elaboração de um estudo de viabilidade municipal e uma consulta pública com a população envolvida.

Agora, o plebiscito vai consultar os moradores sobre a qual município a comunidade pertence.


G1/RN


Júri condena a 17 anos de prisão acusado de matar homem estrangulado com fios de ventilador em Mossoró

REPORTAGEM

O Tribunal do Júri condenou nesta quarta-feira (24) a 17 anos e 9 meses de prisão em regime fechado Vinícius Rafael Silva de Araújo, de 21 anos, pelo assassinato de Bruno Alysson do Nascimento Alves, 32, em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte.

A vítima foi morta estrangulada com dois fios de ventiladores dentro de casa em abril de 2022. O crime aconteceu na Rua Emílio Catelar, no bairro Barrocas. Vinícius confessou o crime.

Essa é a segunda condenação do réu por crimes cometidos de forma semelhante e num período próximo. Em novembro passado, Vinícius foi condenado a 18 anos de prisão por matar estrangulado o fisioterapeuta Hardison Caio, de 29 anos, no mês de maio de 2022.

 

Segundo o Ministério Público e a Polícia Civil, os dois crimes tiveram o mesmo padrão. Vinícius chegou até as vítimas ao marcar encontros através de aplicativos voltados para a comunidade LGBTQIAP+.

Dessa vez, Vinícius foi condenado pelo crime de homicídio com três qualificadoras: sem que a vítima tivesse chance de defesa, por meios cruéis e por motivo fútil. Ele também foi condenado por furto e por corrupção de menor.

O adolescente foi apreendido na época do crime. Ele teria cortado os fios do ventilador e enrolado o pescoço da vítima. Por esse motivo, os jurados reconheceram que houve crime de corrupção de menor. O processo dele corre na Vara da Infância e Adolescência.

O Ministério Público, que ofereceu denúncia contra o acusado, ficou satisfeito com a condenação.

"A condenação foi justa atende os anseios da sociedade,o julgamento foi realizado de acordo com as provas dos autos e o MP encontra-se satisfeito com o resultado do julgamento", disse o promotor Ítalo Moreira.


G1


Suspeito de ser mandante da morte de policial militar reformado no RN é preso na Paraíba

REPORTAGEM

Um homem apontado pela polícia como o suspeito de ter mandado matar o policial militar reformado José Cláudio de Lima, 54 anos, foi preso pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (25) em Campina Grande, na Paraíba. O crime aconteceu em dezembro de 2022, na Zona Norte de Natal.

De acordo com os investigadores, o homem também é suspeito de integrar a facção Sindicato do Crime, e de chefiar o núcleo local da organização criminosa na comunidade do Alto da Torre, na Redinha, em Natal.

Policiais civis da 8ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) cumpriram nesta quinta (25) um mandado de prisão preventiva expedido Justiça, contra o suspeito. A ação contou com apoio da DHPP da Paraíba.

 

O homicídio foi cometido no dia 2 de dezembro de 2022, na Redinha. A vítima estava almoçando em um restaurante quando foi reconhecida por criminosos e levada em um carro até uma área de mata no conjunto Alto da Torre, onde foi executada com disparos de arma de fogo.

Ainda de acordo com a polícia, o suspeito preso será encaminhado para o sistema prisional do RN, após ser recambiado da Paraíba.

Segundo a Polícia Civil, como José Cláudio era ex-policial, os bandidos desconfiaram que ele estaria repassando informações sobre o tráfico de drogas na área.

O crime

O crime aconteceu por volta das 13h de uma sexta-feira. De acordo com a PM, o cabo reformado José Claudio de Lima, de 54 anos, estava almoçando em um restaurante na Avenida Pompeia, quando foi retirado do local e levado pelos homens armados.

O cabo foi levado para uma área de mata no Alto da Torre e executado.


g1/RN

 

 


Caminhão de prêmio da rede Unilar vai para Arapuá em Ipanguaçu

REPORTAGEM


Foi na manhã desta quinta-feira (25) de maio, que a Rede Unilar HS Móveis e Eletros, sorteou o caminhão de prêmios.

O gerente Fábio ao lado do gerente de marketing, Rogério Villar, fez o sorteio da promoção, e a ganhadora foi a Dona Edinilza da comunidade de Arapuá, zona Rural de Ipanguaçu/RN.

No momento do sorteio, a ganhadora se encontrava na loja, e agradeceu a Deus pela maravilha.

Ela disse que, Deus tinha falado com ela, e com muita fé aconteceu disse a ganhadora, um momento história para a loja presenciar um momento como esse.

Veja o vídeo:

De acordo com o diretor de marketing Rogério Villar, será programado a data de entrega na comunidade de Arapuá.

ITAJÁ TV NOTÍCIAS