COMPARTILHE


05 março 2024

Operação Átria: homem é preso por tentativas de feminicídio e de homicídio em Parnamirim

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Parnamirim (DEAM/Parnamirim) prenderam em flagrante, na segunda-feira (04), um homem, de 27 anos, por tentativas de feminicídio e de homicídio no bairro de Passagem de Areia, no município de Parnamirim, na Grande de Natal. A prisão faz parte da “Operação Átria”.

Segundo investigações, o suspeito estava trafegando em seu veículo em alta velocidade, quando tentou atropelar a vítima, sua ex-companheira, e o atual namorado dela, em uma calçada no bairro de Passagem de Areia.

A mulher conseguiu se afastar, mas seu namorado foi jogado contra a parede e caiu desacordado. Ela possuía medidas protetivas de urgência e o investigado tinha sido cientificado durante seu interrogatório no dia 01/03/2024. Assim que a equipe tomou conhecimento do ocorrido empreendeu diligências para localizar o investigado em possíveis endereços residenciais e profissionais.

A Polícia Civil conseguiu o contato com o investigado e o prendeu na tarde de ontem (04). O homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Na Operação Átria realizada no ano passado, 100 homens foram presos suspeitos e/ou acusados de crimes contra a mulher no Rio Grande do Norte – sendo a maioria por envolvimento em ameaças, agressões físicas, psicológicas e até mesmo como autores de feminicídios.

Dia D

O Dia D da Operação Átria 2024 ocorrerá no dia 8 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Nesta data, as Polícias Civil e Militar concentrarão esforços para a realização de uma força-tarefa que objetiva o cumprimento de mandados de prisão expedidos pela Justiça. O total e os locais de execução das ordens judiciais serão divulgados após a conclusão das ações.

Posição de destaque

A denominação da Operação Átria é uma alusão ao nome da principal estrela da constelação “Triângulo Austral”, do hemisfério estelar sul. A estrela tem posição de destaque na bandeira do Brasil, e por este detalhe ilustra a ideia de reposicionar mulheres agredidas, retirando-as da condição de vítima e devolvendo-as ao seu lugar.

A Operação Átria acontece de forma simultânea em todo o país. A missão é combater os crimes de violência contra as mulheres, onde as forças de segurança pública devem implementar, durante o mês dedicado a elas, ações coordenadas e integradas com atividades de medidas preventivas e de combate aos crimes de violência de gênero. Esta operação é a maior já realizada com esta finalidade.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário