COMPARTILHE


30 abril 2024

DOIS PRESOS FOGEM DE PENITENCIÁRIA DE ALCAÇUZ NA GRANDE NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Dois presos fugiram nesta terça-feira (30) da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, que fica no Complexo de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal. A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

De acordo com a pasta, as forças de segurança foram mobilizadas para recapturar os detentos, mas até a atualização mais recente desta reportagem eles seguiam foragidos.

Os fugitivos, segundo a Seap, são:

Gustavo da Rocha Dias, 30 anos; e
Ricardo Campelo da Silva, 43 anos.


A Seap informou ainda que os fugitivos são dois internos "qualificados para serviços", como são chamados os "presos de confiança".

Segundo o secretário de Administração Penitenciária (Seap), Helton Edi Xavir, os dois estavam trabalhando em uma obra no presídio atualmente.

"Esses detentos são trabalhadores há mais de dois anos. Não tinham o mesmo tratamento dos presos convencionais, haja vista que ajudavam na manutenção da unidade, nos serviços elétricos há mais de dois anos. A gente fica até surpreso com essa fuga", disse.

A Secretaria comunicou também que iniciou a apuração das circunstâncias da fuga, mas não informou como a fuga ocorreu e nem o horário. O secretário Helton Edi Xavier disse ainda não saber se a guarita que fica próxima de onde os presos fugiram tinha algum policial penal.

"Por onde eles fugiram a gente também ainda está analisando as imagens, mas a guarita daqui depende do efetivo. Tem dias que as guaritas estão habitadas e tem dias que não. Não sei dizer se estavam habitadas", disse.

Segundo a Seap, informações que possam levar a recaptura dos foragidos devem ser repassadas através do Disque Denúncia 181 ou pelo 190.

A fuga mais recente no complexo penitenciário de Alcaçuz havia ocorrido em julho de 2021, quando 12 presos escaparam do presídio.

Caminho da fuga
O comandante da Polícia Militar do RN, Coronel Alarico Azevedo, disse que os presos utilizaram uma bicicleta após fugirem da unidade prisional.

Uma moradora da região próxima à penitenciária, na comunidade de Alcaçuz, confirmou que teve uma bicicleta furtada na casa por volta das 12h. A bicicleta foi abandonada em uma área de mata.

A presidente do Sindicato dos Policiais Penais do RN, Vilma Batista, disse que no momento da fuga os presos estavam dentro da oficina. "O oficial foi fazer outro serviço e deixou eles dentro da oficina. Tinham todo o aparato", disse.

"Eles serraram o cadeado da cela, entraram na guarita, e serraram o cadeado da guarita. E já estavam fora da unidade. Conseguiram adentrar na vila [comunidade de Alcaçuz] e conseguiram uma bicicleta", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário