COMPARTILHE


06 maio 2024

77 VÍTIMAS DE ACIDENTE DE MOTO NO FIM DE SEMANA FORAM ATENDIDAS NO WALFREDO GURGEL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel é uma das principais unidades de saúde que recebem vítimas de acidentes de trânsito. Entre sábado 4 e domingo 5 foram 77 atendimentos a vítimas de acidente com motocicleta. Nas primeiras horas da manhã de segunda-feira 6, outros 11 motociclistas já tinham dado entrada no pronto-socorro Clóvis Sarinho.

O Walfredo Gurgel registrou, entre fevereiro e abril, 2.164 atendimentos a casos envolvendo motociclistas. O recorde foi o mês de março, com 765 atendimentos – ou, fazendo a média, um acidentado dando entrada no hospital a cada hora.

O dado de março apurado pelo Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar da unidade, é o recorde histórico dos últimos três anos, quando o dado passou a ser melhor detalhado. O levantamento ainda indica que a grande parte dos atendimentos são provenientes da Região Metropolitana, sendo 37,89% dos acidentes ocorridos na capital, com destaque para os bairros de Lagoa Nova, Potengi e Alecrim, seguida de Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará-Mirim.

No âmbito geral, vítimas de acidente de moto são a segunda maior demanda do Walfredo Gurgel, ficando atrás apenas de queda da própria altura. Dos casos totais, 709 pessoas, ou 32,76%, foram internadas no HMWG após o primeiro atendimento de urgência, com uma média de cinco dias de permanência.

A maior incidência de problemas envolve fratura na perna, seguida de traumatismo craniano e fraturas no antebraço, no pé e no ombro/braço. Quase 60% dos pacientes atendidos no Walfredo por acidente de moto estão entre 21 e 40 anos, ou seja, em plena idade econômica ativa. Outros 10% têm entre 16 e 20 anos, enquanto 15% configuram-se na faixa de 41 a 50 anos.

Ação da Sesap

Com o objetivo de alertar a sociedade e educar os condutores sobre o atual quadro, o programa Vida no Trânsito, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), fez uma ação nesta segunda-feira para marcar o lançamento do movimento Maio Amarelo 2024.

Reunindo participantes do Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e do município de Natal, o movimento instalou o laço amarelo, sua principal marca, na entrada do pronto-socorro e realizou um momento educativo com pacientes e acompanhantes.

“Esse laço representa a união que precisamos ter a respeito desse tema. Vivemos uma verdadeira epidemia de acidentes, principalmente em motocicletas. O Walfredo e todas as outras portas de atendimento vivem sob pressão constante. Por isso, precisamos cada vez mais conscientizar e fiscalizar”, disse Lyane Ramalho, secretária titular da Sesap.

Como preparativo para o Maio Amarelo, as autoridades de trânsito tem realizado blitzen integradas em várias regiões do estado. Ao longo do mês, ações educativas acontecerão em cidades que possuem emergência ortopédica, como Mossoró, Caicó, Assu e Pau dos Ferros.

Desde 2021, o acompanhamento dos dados de atendimento a acidentes de moto no Walfredo Gurgel apresenta um crescimento sustentado, saindo de uma média mensal de 598 naquele ano para 700 em 2023. Assim, a Sesap já vem trabalhando em estratégias para aumentar a capacidade do Walfredo, que passou a contar com 15 novos leitos para ortopedia no fim do ano e está recebendo um investimento de R$ 9 milhões para ampliação do centro cirúrgico e de enfermarias, entre outras melhorias, e dos hospitais de retaguarda, com a abertura de 20 leitos exclusivos para atendimento ortopédico no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim.

Na mesma linha, a Sesap também vem investindo na linha de atendimento ortopédico de urgência no interior do estado, com estruturas em funcionamento nos hospitais regionais de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros e Caicó, além de ter iniciado, de forma inédita na história do estado, procedimentos ortopédicos eletivos em Assu e Pau dos Ferros.

Com essa estratégia, entre 2021 e 2023 a rede Sesap, que conta hoje com dez hospitais realizando procedimentos desse tipo, realizou mais de 53 mil cirurgias ortopédicas de urgência, sendo 15.520 em 2021, 18.193 em 2022 e 19.793 no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário