A safra de frutas 2024/25 foi lançada na manhã de segunda-feira
(26) e a previsão é de que o volume exportado tenha um aumento de 116%, em
comparação com o ano passado, passando das 60 mil toneladas embarcadas na safra
2023/24 para 130 mil toneladas nesta temporada. As projeções são da Agrícola
Famosa, que investiu R$ 30,5 milhões na melhoria do Porto de Natal, e ocupa
parte do espaço deixado pela CMA CGM. Com o incremento, o Rio Grande do Norte
volta a exportar frutas em contêineres para centros importantes da Europa, como
Espanha, Países Baixos e Inglaterra.
Além dos
representantes da Agrícola Famosa, a governadora Fátima Bezerra (PT),
secretários de Estado e o diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande
do Norte (Codern), Nino Ubarana, celebraram a parceria com a iniciativa privada
para fortalecer a operação do Porto. As 130 mil toneladas exportadas ainda
estão abaixo do volume movimentado pela CMA CGM, mas a iniciativa é animadora,
diz Nino Ubarana. O diretor-presidente da Codern acredita que a retomada do
Porto passa pela “ocupação” da Agrícola Famosa.
“Na safra anterior da Agrícola
Famosa nós exportávamos 2.500 paletes por semana e a previsão para essa safra
agora é dobrar para 5.000 paletes. Além disso, quando assumimos a Codern em
maio de 2023, não tínhamos mais a operação de contêineres e já para essa
operação nova da Agrícola nós estamos com 82 contêineres vazios aqui no pátio e
isso é importante porque vai aumentar a exportação e a movimentação de cargas
aqui no Porto de Natal”, pontua Ubarana.
Os
contêineres começaram a ser abastecidos com as principais culturas do Estado,
conhecidas como as 4Ms: melão, melancia, manga e mamão, que são responsáveis
por 14,72% de toda a produção de frutas brasileiras. A governadora Fátima
considerou “uma alegria imensa” o retorno da operação de contêineres. “O RN ocupa
um lugar de destaque a nível nacional, ficando entre os três principais
exportadores de frutas. Isso é resultado de uma parceria feita com muito senso
de compromisso, entre governos estadual e federal, Codern e iniciativa
privada”, afirmou.
A
Agrícola Famosa investiu o valor na aquisição de 75 carretas com câmaras frias,
para transporte das frutas das lavouras até o Porto de Natal, e na construção
de um cross-docking, que é uma espécie de galpão refrigerado que otimiza a
logística de embarque das cargas nos navios, com maior eficiência e velocidade
para reduzir o tempo de armazenamento e garantir a qualidade das frutas no
destino. “Isso só seria possível com uma estrutura dessas”, explica Ítalo
Herbert, gerente da Agrícola Famosa.
Ítalo
elenca também os motivos pelos quais a empresa decidiu aportar os recursos na
capital potiguar. “O Porto de Natal é limpo, sem contaminação, e com um bom
balanço do navio por causa das águas calmas. Isso proporciona melhor qualidade
na navegação, que permite com que nós façamos o embarque das frutas sem
avarias. Além disso, a proximidade também foi outro fator, o Porto de Natal
está mais próximo das nossas unidades de produção”, destaca o gerente da
empresa.
No 1º semestre deste ano, movimento
caiu 34,24%
O Porto de Natal teve uma redução significativa na movimentação após a saída da
francesa CMA CGM, em abril de 2023. Os efeitos ainda são sentidos. Dados da
Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) mostram que no primeiro
semestre deste ano houve uma queda de 34,24% na movimentação portuária em
comparação com o mesmo período do ano passado. O cenário acompanha um ritmo de
redução que já tinha sido observado em 2023, quando a movimentação total do ano
teve um balanço negativo de 32,6% ante o ano anterior.
O
cenário contribuiu para que o Porto ficasse subutilizado e vazio por diversos
meses, de acordo com trabalhadores que passaram a atuar de seis a oito meses
durante o ano. Realidade distante de quando a CMA CGM ainda atuava no RN,
quando os cerca de 220 estivadores, arrumadores e conferentes trabalhavam
durante os 12 meses do ano. Para a governadora Fátima Bezerra, a chegada
definitiva da Agrícola Famosa é um passo importante na direção do resgate do
Porto.
“Isso
aqui já é a comprovação porque os últimos investimentos que nós tivemos aqui
foi na época do presidente Lula. O porto foi abandonado durante esses anos
recentes. Agora, com a volta do presidente Lula, nós estamos retomando. O
Governo do Estado participando intensamente com a iniciativa privada, a
Agrícola Famosa, e o Governo Federal. O ministro de Portos nos assegurou os
investimentos de R$ 60 milhões para a dragagem e R$ 10 milhões para as
defensas”, pontuou Fátima.
A
obra será executada com orçamento inicial estimado em R$ 45 milhões, estando em
fase de definição de dotação orçamentária em uma ação conjunta do Ministério
dos Transportes, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT), com o Ministério de Portos e Aeroportos.
TRIBUNA DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário