A principal suspeita sobre o que levou o avião
da VOEPASS (antiga Passaredo), que fazia a rota Cascavel (PR) - Guarulhos (SP),
a cair foi a formação de gelo na região da rota operada pelo avião durante o
voo. A aeronave caiu
na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. Todas as 62 pessoas a
bordo morreram.
O
avião que caiu era um ATR 72-500. O modelo tem um histórico de desafios em
relação à aderência de gelo severo, como o registrado nesta quinta-feira.
Alguns
aviadores, sob a condição de anonimato, afirmam que o piloto da aeronave que
sofreu o acidente, inclusive, pediu ao controle de voo para descer de altitude
por causa do gelo. Ainda não está claro se ele conseguiu descer antes de perder
o controle do avião.
O
gelo que se forma no céu se acumula na asa e tira a sustentação da aeronave, ou
entope os tubos de Pitot que levam referência de velocidade para os
instrumentos. Esse, por exemplo, foi o principal fator contribuinte para o
acidente com um modelo Airbus A330 da Air France que caiu perto de Fernando de
Noronha.
R7
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