COMPARTILHE


22 outubro 2024

CASO GABRIEL: MPRN PEDE OUTRO JULGAMENTO DOS POLICIAIS ABSOLVIDOS EM JÚRI POPULAR

REDAÇÃO ITAJÁ TV


 O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entrou com um pedido no Tribunal de Justiça do Estado (TJRN) para a realização de um novo julgamento dos policiais militares Bertoni Vieira Alves, Valdemar Almeida de Andrade, Anderson Adjan Barbosa de Souza e Paullinelle Sidney Campos Silva. Os quatro haviam sido absolvidos em 2 de junho de 2024, pelo Conselho de Sentença, da acusação de participação no homicídio do jovem Giovani Gabriel de Souza Gomes.

De acordo com os promotores Fernanda Lacerda de Miranda e Vinícius Lins Leão Lima, que assinam o pedido, a decisão dos jurados foi contrária ao conjunto de provas apresentado durante o julgamento. O MPRN argumenta que a absolvição dos réus está dissociada das evidências técnicas e testemunhais produzidas no processo, que indicam que Giovani Gabriel foi sequestrado e posteriormente assassinado após ser confundido com um suspeito de roubo contra a cunhada do policial Paullinelle Sidney Campos Silva.

Giovani Gabriel foi morto em julho de 2020, após sair de casa no bairro Guarapes, na zona Oeste de Natal, com destino a Parnamirim, onde se encontraria com a namorada. O MPRN alega que as provas coletadas, tanto técnicas quanto testemunhais, são suficientes para que os réus sejam submetidos a um novo julgamento.

O Tribunal de Justiça ainda deverá analisar o pedido para decidir se os policiais serão novamente levados ao banco dos réus.

Caso Gabriel: PMs foram absolvidos
Em sessão de júri popular que começou na terça-feira 2 e terminou na quinta-feira 4, os quatro policiais militares acusados da morte de Giovanni Gabriel de Souza Gomes foram absolvidos. A decisão foi baseada na tese da negativa de autoria, com a maioria dos jurados entendendo que os acusados não foram responsáveis pela morte ocorrida em junho de 2020.

Os policiais absolvidos são Anderson Adjan Barbosa de Souza, Bertoni Vieira Alves, Valdemi Almeida de Andrade e Paullinelle Sidney Campos Silva.

Entenda o Caso Gabriel
Giovani Gabriel de Souza Gomes, de 18 anos, desapareceu no dia 5 de junho de 2020 e seu corpo foi encontrado no dia 14 do mesmo mês. O caso, que gerou grande comoção na comunidade, está em fase de julgamento, com quatro policiais militares acusados de sequestro e assassinato.

Na manhã do dia 5 de junho, Gabriel saiu de casa, no bairro Guarapes, zona Oeste de Natal, para visitar a namorada em Parnamirim. Segundo familiares, o namoro não era aprovado pelos pais da jovem, o que o levou a guardar sua bicicleta em um terreno baldio próximo à casa da namorada.

Ao sair do terreno, Gabriel foi abordado por uma viatura da Polícia Militar ocupada pelos soldados Bertoni Vieira Alves, Valdemi Almeida de Andrade e Anderson Adjan Barbosa de Sousa. Segundo a denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), os policiais, lotados no Batalhão da PM de Goianinha, estavam fora de sua área de patrulhamento no momento da abordagem.

AGORA RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário