Uma idosa de 86 anos de idade vive dias de ansiedade para as eleições municipais de 2024. Mas não apenas para deixar o voto dela na urna. A potiguar Áurea Barbosa, moradora de Natal, se inscreveu - e foi convocada - para trabalhar como mesária no próximo domingo (6).
Essa não vai ser a primeira vez em que a idosa exerce a função no dia da votação. Áurea trabalhou como mesária pela primeira vez em 2010, quando tinha 72 anos. Desde então, tomou gosto, e não parou mais.
Nem o avançar da idade desestimulou a potiguar na função voluntária. Pelo contrário, ela se mostra cada vez mais empolgada.
"Eu sou mesária e estou me preparando pra domingo. Se Deus quiser, a gente vai estar lá no posto", disse.
As eleições de 2024 vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos mais de 5,5 mil municípios do país. No Rio Grande do Norte, a votação acontece em 167 municípios.
Os candidatos eleitos terão mandatos de quatro anos - entre 2025 e 2028.
Veja dicas para ajudar no dia da votação
Como votar?
Para votar, é preciso apresentar um documento oficial com foto, mas você pode votar usando apenas o e-Título, caso ele já tenha a sua fotografia. O aplicativo móvel funciona como uma versão digital do título de eleitor.
Onde votar?
Além do e-titulo, você também pode consultar seu local de votação pelo Portal do TSE: basta acessar, no menu lateral “Serviços eleitorais”, o link “Local de Votação” e informar o número do título ou CPF, o nome da mãe e a data de nascimento.
Horário de votação?
A votação será aberta às 8h, no horário de Brasília, com encerramento às 17h.
Sequência dos votos?
O primeiro voto é para o cargo de vereador (composto de cinco dígitos: os dois primeiros correspondem ao partido político, caso queira votar somente na legenda, e os três seguintes identificam a candidata ou o candidato).
O segundo é para a função de prefeito (dois dígitos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário