O deputado federal General Girão (PL) acusou o Governo Federal de “negligência” com o Nordeste e o Rio Grande do Norte. Nesta segunda-feira 25, o parlamentar denunciou a paralisação das obras de transposição do Rio São Francisco e a suspensão da Operação Carro-Pipa nos municípios atendidos pelo programa no interior do Estado. Segundo Girão, a situação atual é o reflexo da falta de prioridade do presidente Lula (PT) com os nordestinos.
“Esse desgoverno descondenado, infelizmente, já não permite que a água do São Francisco esteja circulando por onde ela foi colocada por Rogério Marinho e Jair Bolsonaro desde janeiro do ano passado. Hoje, no Rio Grande do Norte, nem fumaça, nem cheiro de água do São Francisco. Desde janeiro do ano passado, a água não chega mais ao nosso Estado. Isso é um crime contra o sertanejo”, afirmou.
Girão criticou ainda a interrupção da Operação Carro-Pipa, coordenada pelo Exército. “Como se não bastasse isso, também não chega a água do Carro-Pipa, que abastece quase o sertão inteiro. O cidadão vai ter que pagar em torno de R$ 300 a R$ 400 por uns carocinhos de água. A culpa não é do Exército, é do Governo Federal, que não repassa ao Exército os recursos para a contratação dos carros-pipa. É um crime, eu não vou cansar de dizer”.
O deputado também criticou a governadora Fátima Bezerra (PT). “A governadora deveria estar brigando pelo Estado, mas está calada. O PT finge que nada está acontecendo, enquanto o sertanejo sofre sem água. Isso é inaceitável”, disse. E afirmou que encaminhou ofícios ao Ministério da Integração e ao Ministério da Defesa cobrando explicações e que pretende convocar o ministro da Defesa para esclarecer os cortes na Comissão de Segurança Pública e Defesa Nacional.
Segundo Girão, o Governo Federal demonstra descaso com o povo nordestino ao agir dessa forma. “A água do São Francisco deveria estar trazendo vida ao sertão, mas o que temos hoje são canais abandonados e promessas vazias. O governo precisa entender que água é vida, e o sertanejo não pode ser tratado dessa forma”, disparou.
O deputado disse ainda que, “água, para o sertanejo, é como se fosse o sangue para o nosso corpo. Teve um trecho dos canais do São Francisco, entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, eu fiquei com triste, porque só (tinha) lodo. Lodo no fundo do canal e boiando ali. É o lodo que está realmente parado há muito tempo. Isso só mostra o risco e a falta de prioridade. Qual é a justificativa que o PT vai dar para isso?”.
AGORA RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário