Fernando Haddad, ministro da Fazenda, anunciou que o governo federal enviará uma proposta para isentar do pagamento de Imposto de Renda (IR) os trabalhadores com renda mensal de até R$ 5 mil. A iniciativa, segundo ele, será acompanhada por um pacote de corte de gastos obrigatórios e não terá impacto fiscal negativo. Isso porque a medida será compensada pela taxação adicional sobre pessoas com rendimentos superiores a R$ 50 mil mensais.
Em pronunciamento transmitido em cadeia nacional, Haddad destacou que a proposta visa promover maior justiça tributária no país. “É o Brasil justo, com menos imposto e mais dinheiro no bolso para investir no seu pequeno negócio, impulsionar o comércio no seu bairro e ajudar a sua cidade a crescer”, afirmou. Ele também enfatizou que a taxação dos mais ricos seguirá padrões internacionais.
Essa mudança está inserida na segunda etapa da reforma tributária, que abrange o Imposto de Renda. Haddad também mencionou a reforma tributária do consumo, aprovada no ano passado e atualmente em processo de regulamentação no Congresso. A reforma do consumo eliminou tributos sobre itens essenciais, como produtos da cesta básica e carne, beneficiando as classes baixa e média.
“Combinada à histórica reforma tributária, essa medida garantirá que uma grande parte dos brasileiros não pague nem Imposto de Renda nem impostos sobre produtos básicos, corrigindo injustiças que aprofundavam a desigualdade social em nosso país”, afirmou Haddad.
Nenhum comentário:
Postar um comentário