COMPARTILHE

19 dezembro 2024

SUSPEITO DE EXECUTAR PREFEITO DE JOÃO DIAS E PAI É PRESO EM MOSSORÓ

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um homem apontado como um dos autores do assassinato do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira, e do pai dele, Sandi Alves de Oliveira, em agosto deste ano, foi preso na manhã desta quinta-feira (19) em Mossoró, no Oeste potiguar.

A prisão foi confirmada pela Polícia Civil e pela Polícia Rodoviária Federal. O homem estava com a namorada em um carro modelo HB20 e foi abordado por policiais rodoviários por volta das 10h no km 25 da BR-304. Ele tem 22 anos.

Segundo a polícia, ele estava viajando do Ceará para Mossoró para passar o fim de ano na cidade potiguar e vinha sendo monitorado pelas autoridades.

Esta é a sexta prisão de suspeitos de envolvimento com o crime.
"Ele, segundo as investigações, foi um dos executores. Ele já tinha um mandado expedido há certo tempo, no início das investigações ainda, porque um dos carros utilizados no crime era dele", afirmou o delegado Alex Wagner, diretor da Divisão de Polícia Civil do Oeste.

Segundo o delegado Jomario Montenegro, titular da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), após a prisão, o homem afirmou que apenas emprestou o carro e negou que tivesse participado da execução.

De acordo com a polícia, as investigações apontaram que 7 pessoas participaram do assassinato do prefeito. Quatro suspeitos foram presos ainda no dia do crime, ou no dia seguinte, na região do Alto Oeste.

Outro suspeito foi encontrado morto em outubro, em uma área de mata. A polícia acredita que ele foi baleado em confronto no momento do assassinato do prefeito, mas não sabe se ele morreu no mesmo dia ou depois. O corpo estava em estado de decomposição.

Um quinto suspeito havia sido preso na última sexta-feira (13) pela Polícia Militar.

Segundo a polícia, todos os suspeitos seguem detidos. Sobre a existência de possíveis mandantes do crime, a polícia afirma que segue em investigação. A motivação do crime também não foi informada.

O crime
Embora fosse conhecido como Marcelo, o nome do prefeito de João Dias era Francisco Damião de Oliveira, de 38 anos.

Ele era candidato à reeleição e, junto do pai, estava visitando casas de apoiadores no fim da manhã do dia 27 de agosto, por volta das 11h, no conjunto São Geraldo, em João Dias, quando criminosos distribuídos em dois veículos chegaram repentinamente ao local e atiraram contra os dois. Um segurança do gestor também foi baleado.

O pai do prefeito, Sandi Alves de Oliveira, de 58 anos, morreu na hora. Marcelo chegou a ser socorrido e deu entrada com vida em um hospital de Catolé do Rocha, na Paraíba, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a polícia, ele foi atingido por 11 disparos de arma de fogo.

No mesmo dia, as forças de segurança do Rio Grande do Norte começaram uma força tarefa para prender os autores do crime. Além dos quatro presos suspeitos de envolvimento na execução, outras 10 pessoas foram presas suspeitas de montar um plano de vingança pelo assassinato do gestor.

Após o crime, o irmão de Marcelo e filho de Sandi Oliveira, Jessé Oliveira, então presidente da Câmara Municipal, assumiu a gestão do município, porque a vice-prefeita Damária Jácome estava impedida pela Justiça. Ele abriu mão da candidatura à reeleição ao cargo de vereador.

A esposa do prefeito morto, Fatinha de Marcelo, foi escolhida como a candidata do União Brasil em subsituição do marido e eleita no dia 6 de outubro como a gestora municipal a partir de 2025.

Quem eram as vítimas
Eleito pela primeira vez em 2020, Marcelo renunciou ao mandato em julho de 2021, mas voltou à Prefeitura em outubro de 2022, depois que alegou na Justiça que tinha sido coagido a abrir mão do cargo sob ameaças da família da sua então vice-prefeita, Damária Jácome.

Marcelo já tinha uma carreira política no município. Ele foi eleito vereador pelo município em 2008 e 2012 e foi candidato a prefeito pela primeira vez em 2016, mas não conseguiu se eleger naquela ocasião.

Pai de Marcelo, Sandi Alves de Oliveira, de 58 anos, também já tinha sido vereador do município e era apontado pelo filho como sua inspiração na política.

João Dias é o terceiro menor município do Rio Grande do Norte, com pouco mais de 2 mil habitantes, segundo o IBGE. Ainda de acordo com o instituto, a cidade localizada na região do Alto Oeste, na divisa com a Paraíba, contava com apenas 294 pessoas ocupadas em 2022, com rendimento médio de 1,5 salário mínimo.

G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário