COMPARTILHE


03 janeiro 2024

ASSISTA NA TV: ''ESTOU PRECISANDO DE AJUDA FINANCEIRA PARA CONCERTAR MEU INSTRUMENTO DE TRABALHO PARA COLOCAR O PÃO NA MESA''; DISSE SEU MANOEL AO CHORAR

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Seu Manoel dos Santos de apenas 50 anos de Idade, está passando por um processo dificil na sua vida, o mesmo está impossibilitado de trabalhar, pois o seu bem mais precioso, que é o seu veículo de trabalho, está parado devido a um problema no motor, o mesmo é residente na cidade de Itajá, e vive com a sua esposa, thainá, o casal procurou a nossa reportagem para relatar o quão é dificil, não ter como sobreviver, pois está dificil mesmo, o casal está desempregado e que está vivendo porque muitas pessoas, estão se solidarizando com a situação, e ajudando de várias formas.



 

Seu manoel, no momento em que estavamos conversando em entrevista chegou a chorar preocupado, e diz que não dorme a noite, pensando de qual forma, vai resolver a sua situação, o mesmo disse que tem medo a qualquer hora, ser conduzido a delegacia, pelo atraso nas parcelas da pensão, de seus filhos.

 

O mesmo disse também que desde criança sofre muito, ao passar por muitas situações na vida, uma delas de perder sua família, e hoje chora pois não tem condições financeiras para custear a pensão de seus filhos, e nem de colocar o pão na mesa, pois o que tinha teve que pagar aos trabalhadores, que trabalhava no corte e carregamento da lenha, para a cerâmica.

 

O mesmo pede, e suplica, uma atenção e sensibilidade da sociedade para que ele possa concertar ou comprar um caminhão para que ele possa voltar a trabalhar e voltar a suprir suas nescessidades, colocando o pão na mesa de sua casa, o mesmo agradeceu a ajuda por parte de várias pessoas.

PARA AJUDAR NA DOAÇÃO DE QUALQUER QUANTIA CHAVE PIX CPF 852.234.684-49

 

VEJA A MATÉRIA COMPLETA:




CHUVAS DEVEM CONTINUAR NO RN DURANTE A SEMANA COM MENOR INTENSIDADE

REDAÇÃO ITAJÁ TV]

O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou chuvas em todas as regiões do estado. O primeiro boletim pluviométrico desta terça-feira 2 registrou acumulado de 130,8mm no município de Porto do Mangue (Oeste Potiguar), 80,2mm em São Gonçalo do Amarante (Leste Potiguar), 76,2mm em Lagoa de Pedras (Agreste Potiguar) e 43,6mm em Timbaúba dos Batistas (Central Potiguar).


No total, 62 postos de monitoramento distribuídos no estado registraram chuvas. “Sistemas transientes que atuam comumente nesta época do ano são os causadores destas primeiras chuvas no estado. Região do Alto Oeste com volumes mais expressivos, mas ocorreram precipitações em todas as regiões”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.


A previsão para o resto da semana é de céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas. “As chuvas deverão continuar durante a semana em todo o estado, com menos intensidade no Leste Potiguar. Maiores acumulados devem ocorrer a partir da segunda quinzena do mês com a atuação da Zona de Convergência Intertropical”, completou.

As temperaturas deverão variar entre 25°C e 30°C no Leste Potiguar e no interior, a variação deverá ser entre 21°C e 30°C.

Litoral Sul potiguar ficou sem energia no réveillon

Um defeito em um componente da rede elétrica, ainda em investigação pela Neoenergia Cosern, provocou a interrupção no fornecimento de energia para 6.778 clientes nas praias de Barreta, Búzios, Barra de Tabatinga e Camurupim, Litoral Sul potiguar, às 20h14 de domingo 31, véspera de Ano Novo. Em quatro minutos, segundo a Cosern, o serviço foi normalizado para 68% dos clientes. Para outros 20%, em duas horas e a normalização total dos demais 12% dos clientes ocorreu às 3h09 da segunda-feira 1º.


A empresa informou que substituiu o transformador e normalizou o fornecimento de energia para os 78 clientes em Búzios às 2h desta terça-feira 2, além de ter aumentado em 67% o número de equipes de plantão. O fornecimento de energia em pontos isolados dos bairros de Lagoa Nova, Ponta Negra, Petrópolis, Candelária e Bairro Nordeste em Natal, e Parque Industrial, em Parnamirim, foi normalizado após instabilidades.

Previsão dia a dia

Quarta-feira 3- Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral Potiguar. Céu parcialmente nublado a claro nas demais regiões.

Quinta-feira 4- Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral Potiguar. Céu parcialmente nublado a claro nas demais regiões.

Sexta-feira 5- Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral Potiguar. Céu parcialmente nublado a claro nas demais regiões.

Sábado 6- Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

Domingo 7- Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.


NÚMEROS DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO MAIS MÉDICOS AUMENTA EM 105% EM 2023

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Balanço do Ministério da Saúde indica que o programa Mais Médicos registrou aumento de 105% no número de profissionais atuando em 2023. Com 28,2 mil vagas preenchidas em 82% do território nacional, 86 milhões de pessoas, segundo a pasta, foram beneficiadas pelo programa. Ao longo desse período, 744 novos municípios passaram a ser atendidos. 

Os números mostram ainda que todos os 34 distritos sanitários indígenas foram integrados ao Mais Médicos. “Um avanço importante diante da desassistência enfrentada por essa população nos últimos anos”, avaliou o ministério. No território Yanomami, o número de profissionais passou de nove para 28. Ao todo, 977 novos profissionais atuam na saúde indígena. 

Ainda segundo a pasta, 41% dos participantes desistiram do programa em edições anteriores, “por falta de perspectiva profissional”. “A partir da retomada, em 2023, o Mais Médicos trouxe aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, além de incentivos e benefícios”.  

O Mais Médicos é classificado pelo governo federal como uma grande estratégia nacional para a formação de especialistas. A expectativa é que, nos próximos anos, cada equipe de saúde da família passe a contar com um especialista. Atualmente, o país registra mais de 50 mil equipes de saúde da família e mais de 10 mil médicos de família e comunidade.


IDOSO QUE ESTAVA DESAPARECIDO POR 24 HORAS É RESGATADO EM MATA NA ZONA RURAL DE APODI

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um idoso de 64 anos foi resgatado com vida na tarde da última terça-feira, 2, após passar 24 horas desaparecido na área de mata do Sítio Jatobá, na zona rural de Apodi, no Oeste potiguar.

O salvamento foi realizado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-RN), em uma operação conjunta com familiares do idoso, identificado como José Marcelino de Souza. Familiares relataram que o homem tem distúrbios mentais e foi visto pela última vez nas proximidades do Parque de Vaquejada da cidade na segunda-feira 1º.

A operação de resgate foi iniciada assim que a família comunicou o desaparecimento de José Marcelino ao Corpo de Bombeiros. Ao ser localizado em uma área de mata, José Marcelino encontrava-se visivelmente debilitado. A equipe do Posto Avançado de Apodi prestou imediatamente os primeiros socorros ao idoso, oferecendo os cuidados necessários para sua estabilização. Em seguida, ele foi encaminhado ao Hospital Regional Hélio Morais Marinho, onde permanece sob os cuidados médicos.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o estado clínico atual do idoso.


MOTORISTA É PRESO APÓS FUGIR DE BLITZ E RECUSAR TESTE DO BAFÔMETRO EM NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) prendeu em flagrante de um homem de 34 anos que fugiu de uma blitz da Lei Seca realizada na zona Sul de Natal. De acordo com as informações do CPRE, o condutor tentou fugir, acabou voltando para a fiscalização e tentou fugir mais uma vez. Após ser detido, ele se recusou a realizar o teste do bafômetro e foi preso.

O caso ocorreu durante uma fiscalização realizada na madrugada desta quarta-feira (3) na avenida Engº Roberto Freire. O motorista empreendeu fuga ao perceber a presença policial, tendo instantes depois, se confundido no itinerário e regressado às mediações da blitz, ocasião em que tentou mais uma vez se evadir engatando a marcha a ré, sendo desta vez interceptado.

O infrator, que é natural da cidade de Goianinha, se recusou a realizar o teste de alcoolemia, mas diante dos sinais de alteração da capacidade psicomotora recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Central de Flagrantes. Já o seu automóvel foi removido ao depósito. Outros seis condutores foram autuados administrativamente por misturar álcool e direção

Um jovem ainda foi preso por estar de posse de aparelho celular com queixa de roubo, sendo autuado por receptação.


RENOVÁVEIS LEVAM RN A LIDERAR EXPANSÃO DE ENERGIA EM 2023

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Rio Grande do Norte foi o estado que liderou a expansão da matriz energética brasileira, segundo informações do Ministério de Minas e Energia (MME). De acordo com os dados publicados, o RN expandiu sua capacidade instalada em 2,035 GW de um total de 8,4 GW no Brasil, aumento puxado principalmente por novas usinas das fontes eólica e solar. O adicional é suficiente para abastecer mais de 4 milhões de residências. Atualmente, o RN é líder de produção em energia eólica, uma das principais fontes limpas em expansão no Brasil.


O RN ficou à frente de Minas Gerais, que aumentou a potência de geração em 2,025 GW, e da Bahia, que registrou um acréscimo de 1,922 GW. No caso das usinas fotovoltaicas e eólicas, a soma das duas foi de 7,6 GW de expansão no Brasil. Em capacidade instalada total, o País alcançou 196,6 GW, sendo que as fontes renováveis, incluem hidráulicas, eólicas, fotovoltaicas e de biomassa – representam 83,6% desse total.


Para Max Pereira, membro do Conselho Deliberativo da Associação Potiguar de Energias Renováveis (Aper-RN), o Estado também passou a ter grandes volumes de energia solar, somando-se a já liderança consolidada na energia eólica. “O RN, ano após ano, vem liderando a corrida na implantação de projetos de geração eólica, principalmente sendo líder nacional, nos últimos dois anos passamos a ter também um grande volume de projetos de energia solar, que aponta para que em um futuro próximo tenhamos a possibilidade de também liderarmos nessa modalidade de geração”, aponta.


“Acreditamos que o principal motivo do forte crescimento da fonte solar se deva a redução dos custos de aquisição dos painéis solares, que sofreram acentuada queda no mercado internacional no ano de 2023, com perspectiva de manutenção de preços em queda para o primeiro trimestre de 2024, tornando assim a fonte solar ainda mais competitiva”, acrescenta.


Ainda segundo Max Pereira, a energia solar tem apresentado potenciais competitivos no Estado. “Temos também grandes diferenciais competitivos na geração de energia solar, terras com valor acessível aos projetos, irradiação solar das melhores do país, mão de obra e empresas com expertise na implantação dos parques, dentre outros”, acrescenta.


Para a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica), Elbia Gannoum, o protagonismo do Brasil nas energias renováveis será cada vez mais ampliado com a chegada dos novos projetos offshore.


“No Brasil já estamos com mais de 78 projetos em análise pelo Ibama, o que representa mais de 182 GW de capacidade. O potencial brasileiro para eólica offshore é de 700 GW, isso significa não só um avanço rumo ao NetZero em 2030 como também o impulsionamento de novas tecnológicas que demandam por energia renovável, como o hidrogênio verde. Essa adesão, pleiteada pela ABEEólica junto ao MME, garantirá ainda a eficaz implementação da Política Industrial Verde no país”, afirmou Gannoum em entrevista recente.


O Rio Grande do Norte segue na liderança como maior gerador de energia eólica do Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o RN possui 8,9 GW de potência fiscalizada, a frente da Bahia, que possui 8,6 GW. A energia gerada no RN representa 31,19% da produção nacional. No tocante à potência outorgada, o Estado possui 4,1 GW, que corresponde a parques eólicos em fase de construção. A Bahia lidera neste quesito, com 11,0 GW.

Offshore
Com liderança consolidada na energia eólica onshore, o Rio Grande do Norte e o Brasil tem intensificado as discussões e atenções para a energia eólica off shore (no mar), que é considerado um importante passo na transição energética mundial.


Em dezembro, o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento, Thiago Barral, assinou a adesão do Brasil à Global Offshore Wind Alliance (GOWA), em cerimônia realizada durante a COP28.

País teve expansão de 10,3 GW em 2023

O mês de dezembro foi considerado “surpreendente” para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que registrou a entrada em operação comercial de 51 unidades geradoras, que acrescentaram 1,9 gigawatt (GW) à capacidade instalada no País. Com esse resultado final, o ano terminou com crescimento de 10,3242 GW na matriz elétrica, ultrapassando o recorde anterior de 9,5278 GW alcançado em 2016. O resultado também superou a meta de 10,302,4 GW estabelecida no início do ano pela fiscalização da ANEEL.


Esses dados levam em consideração tanto os empreendimentos em operação e em construção, de acordo com dados do Sistema de Informações de Geração da ANEEL, o SIGA. No caso do Rio Grande do Norte, a expansão em 2023 atingiu 2,2785 GW.


Os parques eólicos contribuíram em grande medida para o recorde em 2023: as 140 unidades que passaram a operar ao longo do ano somaram 4,9 GW, respondendo por 47,65% da expansão da matriz no ano. Dentre as 291 usinas que entraram em operação no ano, estão ainda 104 centrais solares fotovoltaicas (4,0709 GW), 33 termelétricas (1,2149 GW), 11 pequenas centrais hidrelétricas (0,158 GW) e três centrais geradoras hidrelétricas (0,0114 GW). Essas novas usinas foram concluídas em 19 estados localizados nas cinco regiões brasileiras. Registraram expansão acima de 2 GW, além do RN, os estados da Bahia (2,614 GW) e Minas Gerais (2,0257 GW).


O Brasil somou 199.324,5 MW de potência fiscalizada, de acordo com dados do SIGA. Desse total em operação, ainda de acordo com o SIGA, 83,67% das usinas são consideradas renováveis.

Números

51 unidades geradoras entraram em operação em dezembro de 2023

1,9 gigawatts foi o volume acrescentado à capacidade instalada no País.



CANTORA NARA QUEIROZ ANUNCIA DESLIGAMENTO DA BANDA XODÓ NORDESTINO APÓS QUASE 4 ANOS

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A artista mossoroense Nara Queiroz, divulgou em seu perfil uma nota informando o seu desligamento da banda de forró Xodó Nordestino.

 

Nara, que passou por quase quatro anos cantando na banda, em todos os eventos no RN, na paraíba e pela primeira vez na Bahia, com sua voz marcante e em eventos como o carnaval, a vaquejada, e etc.

 

E foi na noite desta terça-feira (03), de janeiro de 2024, que a artista fez um comunicado a todos os seus fâns, anunciando que uma nova jornada vem para começar em sua vida disse a cantora.