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11 fevereiro 2024

JUNIOR SOUZA ABRE O ARRASTÃO DOS BLOCOS DO CARNAVAL 2024 DE ITAJÁ

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O cantor Junior Souza, vai puxar o arrastão dos blocos na tarde deste domingo (11), de fevereiro.


A concentração acontece no bairro São Manoel e sairá daqui a pouco....








CARNAVAL: PRF FLAGRA MAIS DE 300 MOTORISTAS DIRIGINDO COM EXCESSO DE VELOCIDADE NO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, nesta sexta-feira 9, primeiro dia da Operação Carnaval 2024 no Rio Grande do Norte, 322 motoristas desrespeitando o limite máximo de velocidade e 80 realizando ultrapassagem proibida.

A fiscalização com o emprego do radar fotográfico é realizada em diversos trechos das rodovias federais, após estudo e mapeamento dos pontos críticos onde ocorrem mais acidentes graves e com óbitos. Além da infração de trânsito, o motorista também responderá a processo administrativo para suspensão do direito de dirigir.

A ultrapassagem proibida é uma conduta de altíssimo risco e configura infração gravíssima com penalidade de multa multiplicada por 5 vezes (R$ 1.467,35). Além disso, aplica-se o dobro da multa em caso de reincidência em até 12 meses.

PRF/RN fiscaliza o excesso de velocidade e as ultrapassagens indevidas com o objetivo principal de evitar acidentes graves, preservando vidas e contribuindo para um trânsito mais seguro.

HACKER INVADE PERFIL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E ATACA MORAES

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O perfil da Câmara dos Deputados no “X“, o antigo Twitter, foi alvo de um ataque hacker na manhã deste sábado 10.

Durante a invasão, uma mensagem chamando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de “ditador” foi publicada na conta. O texto também dizia que o magistrado “destruía a democracia” e que estava planejando um golpe de Estado com o presidente Lula (PT).

Em nota, a assessoria da Casa avaliou a mensagem como “injuriosa” e afirmou que o texto foi apagado 15 minutos após a postagem. A Câmara dos Deputados ainda informou que a senha de acesso foi alterada para evitar novos ataques cibernéticos.

“As autoridades policiais e medidas de segurança foram acionadas. A Câmara dos Deputados também fará uma investigação interna”, acrecenta a nota.



 


PARTE DO TETO DO ESTÁDIO NOGUEIRÃO DESABA COM CHUVAS EM MOSSORÓ

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O teto da área destinada a cadeiras e cabines do Estádio Nogueirão, localizado em Mossoró, desabou, na tarde deste sábado (10), devido às intensas chuvas e ventos que afetam o município. Não há informações de feridos. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ).

Imagens que circulam nas redes sociais, mostram parte da cobertura frontal do estádio caída no chão.

Além do desabamento do teto no Nogueirão, outros incidentes foram registrados, como desabamento em um posto de combustível, queda de uma placa de um supermercado atacadista e a cobertura do estacionamento de um shopping.



Tribuna do Norte 


MORAES CONCEDE LIBERDADE PROVISÓRIA A VALDEMAR DA COSTA NETO

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu, neste sábado (10), liberdade provisória para o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O político havia sido preso em flagrante na última quinta-feira (8), por porte ilegal de armas.

Valdemar era um dos investigados durante buscas e apreensões realizadas na quinta-feira, 8, por agentes da Polícia Federal na sede do PL. O político estava em posse de uma arma, mas sem licença para usá-la, o que o levou à detenção.

Ainda na operação, a PF encontrou com Valdemar uma pepita de ouro e, por isso, ele também foi preso por suspeita de usurpação mineral. Para esse flagrante, não há possibilidade de fiança.


MICHEL TEMER DIZ QUE "NÃO HÁ RAZÃO DE PRISÃO DE JAIR BOLSONARO ATÉ AGORA

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O ex-presidente Michel Temer pode até ser chamado de “golpista” por Lula, pelo PT e por seus aliados. Afinal, eles não reconhecem até hoje a legitimidade do processo de impeachment sofrido pela “ex-presidenta” Dilma Rousseff, aprovado pelo Congresso e avaliado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Mas nem mesmo os petistas e seus “companheiros” podem dizer que o ex-presidente é um radical, age com o fígado e quer “passa pano” para Bolsonaro.


Por isso, quando Temer vem a público para se manifestar sobre tudo-isso-que-está-aí, convém prestar atenção no que ele tem a dizer, ainda que se discorde de suas posições. Ainda mais se levarmos em conta que, além de ex-presidente, Temer tem formação jurídica e foi professor de Direito Constitucional e diretor do curso de pós-graduação em Direito na PUC de São Paulo. E foi ele, foi ele, sim, quem indicou o ministro Alexandre de Moraes para o STF em 2017, quando o mesmo era ministro da Justiça de seu governo.
Na visão de Temer, diante do que já se sabe a respeito da “tentativa de golpe” do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores mais próximos, incluindo a turma da caserna que o acompanhava, não há motivos para que que ele seja preso, ainda que a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, tenha pontificado um mês atrás que, “se tudo der certo”, é o que vai acabar acontecendo.


“Com os fatos que vieram à luz até agora, penso que não há razão para prisão”, afirmou Temer nesta sexta-feira, 9, em entrevista à CNN Brasil. “Há sempre a perspectiva de, mas a perspectiva de depende da concretização de determinados fatos. E esses, a meu ver, caso se concretizem, sê-lo-ão mais adiante.”
Só se tem um golpe de Estado quando as Forças Armadas querem. E as Forças Armadas não quiseram isso.
Segundo Temer, também não se deve sobrevalorizar os acontecimentos investigados pela Polícia Federal nem a “tentativa de golpe” de Bolsonaro e sua turma, que ele classifica como “uma intenção malsucedida” de subversão da ordem constituída.


“O que posso dizer é que essa matéria não pode ganhar a dimensão que está ganhando. Ela é grave, mas tem de ser solucionada por meio da investigação que se processará”, disse. “Só se tem um golpe de Estado quando as Forças Armadas querem. E as Forças Armadas não quiseram isso. Pode, sim, ter envolvido um ou outro general, muito mais aqueles próximos do presidente Bolsonaro, mas nada mais do que isso.”
Temer elogiou as ações de Alexandre de Moraes na campanha eleitoral. “Devo dizer, com toda a franqueza, e até os fatos estão confirmando, que, se não fossem as decisões muito firmes e legalmente estabelecidas pelo Alexandre, não sei se teríamos tido eleições. Para ele, pode haver “um ou outro exagero” de Moraes, mas o ministro “não sai dos limites legais” em sua atuação.

Estadão Conteúdo


OESTE POTIGUAR: BASE DO SAMU NO LITORAL SEGUIRÁ FUNCIONANDO DURANTE O CARNAVAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seguirá operando no litoral da Costa Branca potiguar durante os dias de folia carnavalesca. O funcionamento do serviço no período de veraneio é fruto de parceria entre os municípios de Mossoró, Grossos e Tibau, local onde está instalada a base do SAMU.

A parceria entre os três municípios acontece pelo segundo ano consecutivo. A iniciativa garante maior assistência em saúde e segurança dos turistas que frequentam cidades e praias da região. Grande parte dos turistas é composta por mossoroenses que aproveitam o período de Carnaval para descanso e lazer. 

A base do SAMU está instalada na Unidade Mista de Saúde Santa Terezinha, em Tibau. O funcionamento ocorre a partir 19h da sexta-feira e neste Carnaval ficará disponível até o dia 14 de fevereiro, quarta-feira de cinzas.

Desde o início de seu funcionamento, em 22 de dezembro, a base do SAMU no litoral registrou 10 ocorrências. O balanço preliminar aponta tranquilidade, sendo visto como positivo pela direção do serviço em Mossoró, que orienta à população a curtir o Carnaval com responsabilidade e caso seja necessário dispõe da assistência em saúde.

O número de telefone do SAMU no litoral é o (84) 98639-4995.


Tribuna do Norte 


CNT: MÁS CONDIÇÕES DE RODOVIAS NO RN GERAM PREJUÍZO DE R$ 133 MILHÕES

REDAÇÃO ITAJÁ TV

As más condições das rodovias no Rio Grande do Norte geraram, em 2023, um desperdício de 20 milhões de litros de diesel para motoristas e condutores no Rio Grande do Norte. É o que aponta um levantamento da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) no relatório “Pesquisa CNT Rodovias 2023”, publicada anualmente pela entidade. Além disso, o prejuízo com manutenção de veículos, pneus e equipamentos gera um prejuízo de R$ 133 milhões. As perdas relacionadas somente com óleo diesel foram de 20 milhões de litros. Para interlocutores, especialistas e prefeitos de cidades afetadas com estradas em condições negativas, a situação afeta a economia de maneira geral, desde o encarecimento de custos, preço do frete e manutenção de veículos, bem como o transporte intermunicipal e visita de turistas às cidades litorâneas e serranas. O levantamento aponta ainda encarecimento nos custos do setor de transportes em 37,7% no Rio Grande do Norte com as más condições das rodovias.


O estudo da CNT mapeou 19 estradas potiguares, entre RNs e BRs, isto é, estradas gerenciadas pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RN) e Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit-RN). Foram avaliadas as RN-s: 023, 079, 104, 110, 117, 118, 177, 226, 233, 405. Já entre as BR-s foram tabuladas a 101, 104, 110, 226, 304, 405, 406, 427, 437. Ao todo, o Rio Grande do Norte possui uma malha viária de cerca de 5,7 mil km pavimentados, sendo 1,7 mil kms federais e 4 mil kms estaduais.


“Para recuperação das nossas estradas precisaríamos de 1,7 bilhão. Isso mostra que a situação não está boa. É ruim para quem transporta carga, passageiro, quem tem carro próprio, porque você danifica o veículo, demora mais a viagem. Sobre o desperdício, esse é o “custo Brasil”. A má conservação da rodovia acarreta em o veículo quebrar mais. É um problema muito sério”, aponta o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Eudo Laranjeiras.


Além do gasto com o diesel, a pesquisa CNT Rodovias 2023 aponta ainda que os custos operacionais gerados em decorrência das más condições das estradas aumentaram em 37% em 2023. “As estimativas se referem aos impactos das condições de pavimentação das rodovias nos custos operacionais para a realização dos serviços de transporte. A maior oneração aos transportadores reduz a rentabilidade empresas, o que pode representar economicamente um desincentivo para a realização da atividade”, aponta o estudo.


Segundo o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luciano Santos, a má condição de estradas afeta frotas municipais, gerando custos às prefeituras, bem como trazendo dificuldades para cidades turísticas, como é o caso de Lagoa Nova, município serrano potiguar.


“Para os municípios acarreta no prejuízo na frota, que precisam repor peças, combustível e pneus. Para os munícipes, a mesma situação, com pessoas físicas e jurídicas tendo prejuízos. Já para a economia e desenvolvimento das cidades, uma acessibilidade que coloca obstáculos acarreta em prejuízo de empregos, renda, visitas. Se tem mais fluxo, temos mais economia. Em Lagoa Nova, por exemplo, a RN-041 está com trechos prejudicados, com reivindicações mensais. Precisa-se de uma reconstrução, não é só tapa-buraco, entre outros trechos”, explica.

Concessões
O estudo da CNT aponta ainda um outro gargalo para as rodovias federais e estaduais em todo o Brasil: a alta necessidade de investimento para conservação e reconstrução de diversos trechos em todo o País. Só no Rio Grande do Norte, por exemplo, a CNT aponta que seriam necessários R$ 1,7 bilhão para recuperar as estradas, entre ações emergenciais, manutenção, restauração e reconstrução.


Para o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, a capacidade de investimentos do Governo Federal em infraestruturas de transporte é “bem reduzida”. O porta-voz da CNT aponta que, de 2016 a 2022, a União investiu em torno de R$ 9 bilhões por ano enquanto a necessidade de investimentos em rodovias federais sob gestão pública é de R$ 46,80 bilhões.


“Como forma de contornar as restrições e imprevisibilidades do orçamento público, a atração do capital privado tem sido uma estratégia adotada pelos governos federal e subnacionais e defendida pela Confederação para que, em complementaridade com o investimento estatal, possa fazer frente às necessidades do país. O modelo de parceria assegura investimentos e padrões mínimos de qualidade por meio da celebração de contratos de concessão de longo prazo. Embora haja o pagamento de tarifas para utilizar as rodovias, na forma de pedágio, o arranjo traz benefícios significativos para os usuários e a sociedade”, aponta.

Rodovias estaduais estão “péssimas”

O Rio Grande do Norte possui apenas 20,7% das rodovias em condições boas ou ótimas, segundo a CNT. O levantamento da confederação avalia todas as condições das rodovias por amostragem, apontando condições de pavimento, sinalização, geometria, entre outros fatores.


No RN, apenas um trecho de 30km entre Macaíba e Parnamirim é avaliado como “Ótimo”, segundo a CNT. Trata-se da BR-304, num trecho da Reta Tabajara, rodovia entregue recentemente pelo Dnit. Outros trechos são classificados como “Bons” pela CNT, como a BR-101 (Parnamirim/Goaninha); BR-226 (Macaíba/Santa Cruz); BR-427 (Caicó); BR-110 (Campo Grande/Mossoró); BR-304 (Açu/Lajes) e BR-304 (Mossoró/Baraúna); BR-437 (Estrada do Cajueiro).


Por sua vez, todas as rodovias estaduais pesquisadas foram classificadas como “Péssimo”. Entre elas estão a RN-023 (Santa Cruz/Coronel Ezequiel); RN-104 (Lajes); RN-117 (Tenente Ananias/Olho D’Água dos Borges) RN-405 (Upanema/Açu); RN-110 (Serra Negra do Norte/São Bento-PB); RN-079 (Água Nova/Marcelino Vieira); RN-177 (São Miguel/Pau dos Ferros).


Há uma grande diferença quando se compara a qualidade das estradas federais e as estaduais no Rio Grande do Norte. As federais possuem, no Estado Geral, 25,46% de condições ótimas ou boas, enquanto que as estaduais não possuem nenhum percentual nessas condições, sendo apenas 14,9% “Regular”, segundo a CNT.
Na avaliação do professor do curso de Engenharia Civil e do Técnico de Estradas do IFRN, Alexandre Pereira, a diferença entre as qualidades das Brs e Rns é histórica. Ele aponta que o Dnit possui mais condições financeiras e maior capilaridade técnica e de servidores, além de programas específicos para manutenção rodoviária, que resultam na diferença dos números.


“A capacitação do corpo técnico do DNIT, associado à procedimentos de gerência da infraestrutura e contratos bem administrados em programas específicos como o CREMA (para manutenção rodoviária das BRs), PROARTE (para recuperação e reforço de estruturas como pontes, viadutos e passarelas) e PATO (planos anuais de trabalho para conserva) explicam melhor a discrepância no estado de conservação que o valor investido nos contratos”, aponta.


“O Estado do RN, apesar de contar com o DER e a SIN para cuidar das rodovias estaduais, além de contar com aportes de recursos financeiros bem inferiores aos empregados pelo DNIT para a manutenção e conserva das rodovias, sofre há décadas com a falta de servidores – sobretudo Engenheiros e Técnicos em Estradas – para a recomposição de seus quadros técnicos dedicados ao trabalho de cuidado com as condições operacionais, funcionais e estruturais da infraestrutura rodoviária integrante da malha estadual de estradas, as nossas “sofridas RNs””, acrescenta.


A reportagem da TRIBUNA DO NORTE procurou a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) para repercutir o assunto, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. O espaço está aberto para eventuais esclarecimentos.


Recentemente, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) anunciou que o Estado terá uma operação de crédito de R$ 427 milhões com o Banco do Brasil, marcando a primeira liberação de recursos provenientes do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), do Governo Federal. De acordo com a governadora, esses primeiros recursos serão integralmente utilizados para a melhoria da malha rodoviária do Rio Grande do Norte.


As rodovias contempladas e o plano de ação para os recursos ainda não foram divulgados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura. Os editais devem ser divulgados a partir de fevereiro.

Tribuna do norte


MOTORISTA É PRESO POR DESACATO AO SER AUTUADO EM BLITZ DA LEI SECA EM NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um homem foi preso por desacato e por dirigir embriagado em Natal durante uma blitz da Lei Seca. A fiscalização aconteceu na Avenida Hermes da Fonseca entre a noite de sexta (9) e a madrugada de sábado (10).

Ao todo 21 condutores foram autuados por misturarem álcool e direção. De acordo com a Polícia Militar, dentre os notificados, três receberam voz de prisão após a realização dos testes de alcoolemia que apontaram valores superiores a 0.33mg/, configurando crime de embriaguez ao volante.

Um deles, um idoso de 60 anos, resistiu à prisão e foi autuado também por desacato e desobediência.

As ocorrências foram encaminhadas à Central de Flagrantes para as providências criminais cabíveis.


PRONTAS E PREPARADAS!

REDAÇÃO ITAJÁ TV


 
Um sinal com uma seguinte frase "Prontas e preparadas", foi a publicação nos perfis da vice prefeita de Assú Fabielle Bezerra e a esposa do ex-prefeito de Assú Ivan Junior.

Deixando a população na expectativa as duas colocaram o bloco da política assuense nas ruas, em um segundo dia do carnaval do município do Interior do RN.


As mulheres já começaram entrar em campo.

Para elas duas o aviso foi dado!