PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página






08 setembro 2024

Consultor de etiqueta Fabio Arruda é encontrado morto em São Paulo

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O consultor de etiqueta Fabio Arruda, de 54 anos, foi encontrado morto neste sábado (7) em sua residência no bairro Jardim Paulista, em São Paulo. A descoberta foi feita por uma funcionária que chegou para trabalhar por volta das 14h e encontrou Fabio caído. O Samu foi acionado e constatou o óbito no local. Dias antes, Fabio havia informado nas redes sociais que foi internado na UTI após exames indicarem uma obstrução em uma veia do coração.

Na quinta-feira (5), Fabio comemorou nas redes sociais sua alta hospitalar, afirmando que estava bem graças ao diagnóstico precoce. Ele refletiu sobre a experiência, destacando a importância de valorizar o que realmente importa: “Encarei com serenidade e tudo isso me fez pensar muito”, e escreveu. A mensagem demonstrava otimismo e gratidão pela recuperação.

A polícia está investigando a causa da morte de Fabio Arruda, que comoveu familiares, amigos e fãs.




WhatsApp testa nova função para facilitar a visualização de Status

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Meta está testando no WhatsApp uma nova função para facilitar a visualização dos Status dos amigos. Segundo o WABetaInfo, está em testes na versão beta 2.24.19.4 a possibilidade de ver fotos e assistir a vídeos de contatos diretamente na página de visualizações de Status do usuário.

Esse recurso já existe no Instagram e no Facebook e visa trazer ao WhatsApp mais destaque ao Status, pois essa função pode ser acessada dentro da lista de conversas.

A Meta aposta que, com o Status na página de visualização, as pessoas serão mais propensas a retribuir as visitas às publicações de curta duração. Podem ver rapidamente quem postou novo conteúdo sem precisar rolar pela bandeja horizontal do aplicativo. No momento, a versão em teste está disponível para Android, mas ainda não há data para a liberação do recurso para os usuários.


Ponta Negra News 


‘Chaves’ e ‘Chapolin’ voltam à TV após 4 anos – mas ainda não no Brasil; entenda

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Chaves e Chapolin estão fora do ar na TV brasileira – e mundial – desde agosto de 2020, ocasião em que os detentores dos direitos de transmissão do seriado acabaram não chegando a um acordo por direitos de transmissão. No sábado, 7, porém, o canal Unimás, dos Estados Unidos, anunciou que vai voltar a exibir as atrações.

Chaves volta ao ar pela emissora a partir de 23 de setembro, enquanto Chapolin faz sua reestreia no dia seguinte. Além da televisão, os programas também estarão disponíveis no país pelo streaming ViX.

Ainda não há confirmação ou expectativa sobre o retorno das atrações à TV ou ao streaming no Brasil, mas a retomada da exibição por uma rede é um indício de uma possível chegada a novos acordos pelos direitos de exibição no restante do mundo.

Criado pelo mexicano Roberto Gómez Bolaños em 1972, Chaves fez sucesso no Brasil a partir de 1984, quando passou a ser transmitido pelo SBT. Na década de 2010, o programa também chegou à TV paga, onde foi exibido em canais como Cartoon Network, TBS e Multishow.

Em 2020, os programas saíram do ar por conta de divergências entre a Televisa, emissora que produziu as atrações, e a família de Bolaños.

Estadão Conteúdo


Paralimpíadas: potiguar Adriana Azevedo conquista 4º lugar na semifinal KL1

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A atleta paralímpica potiguar Adriana Azevedo, conquistou o 4º lugar na Semifinal Caiaque 200m KL1, das Paralimpíadas, na manhã deste domingo (8), com tempo de 1min00s13. A vencedora da série foi a alemã Edina Mueller, com 57s10, seguida pela japonesa Monika Seryu, com 57s98, e pela britânica Jeanette Chippington, com 58s71. Por meio das redes sociais, a atleta do Rio Grande do Norte repostou uma postagem da Associação Náutica Curitiba, que reconheceu a representatividade que ela exerceu nos jogos, e escreveu: “obrigada, família”.

Adriana Azevedo é mãe, avó, dona de casa, bicampeã brasileira de paracanoagem e representou o Brasil pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. O caminho da atleta do Rio Grande do Norte foi árduo. Adriana teve poliomielite aos 11 meses de vida e com dois anos começou a nadar. Foi atleta da natação até 2016, quando resolveu mudar de esporte.

Dona de mais de duzentas medalhas em mais de duas décadas de natação paralímpica, Adriana Azevedo teve uma rápida ascensão na canoagem. A atleta começou a competir na nova modalidade no primeiro semestre de 2016, quando tentou uma das últimas vagas para a Paralimpíada do Rio, mas não conseguiu.

Com o 4º lugar nas Paralimpíadas de Paris, embora não tenha avançado à final, ela deixa os jogos após bons desempenhos nas provas. Dentre eles, o tempo de 01:01.93 que a levou para a semifinal neste domingo.


TRIBUNA DO NORTE 


Paralimpíadas: Brasil é recordista com 89 medalhas e se consolida no topo

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Neste domingo (8), as equipes brasileiras que disputaram os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 confirmaram o que desde o dia anterior já se desenhava: o Brasil consolida a quinta posição entres os países participantes, registra sua melhor campanha em todos os tempos e se consolida de vez como potência internacional no esporte paralímpico.

Essa história é feita de muitos heróis e muitas heroínas, de trajetórias de vida inspiradoras, de trabalho em equipe e, também, de planejamento e apoio público. A delegação verde-amarela teve o suporte de programas como o Bolsa Atleta.

No último dia de competições, novas estrelas. Até sábado, o Brasil disputava com a Itália quem ficaria em quinto lugar na classificação geral. Duas novas medalhas de ouro, uma na canoagem e outra no atletismo, além de uma prata também na canoagem, selaram o quinto lugar na classificação geral. A melhor campanha, antes de Paris, tinha sido conquistada em Tóquio 2021, com 22 medalhas de ouro e um total de 72 pódios, fechando na sétima posição.

O sul-mato-grossense Fernando Rufino, 39, e a carioca Tayana Medeiros, 31, brilharam este domingo e conquistaram medalhas de ouro. O canoísta venceu a prova dos 200m, na classe VL2 (usa tronco e braços na remada), em prova com dobradinha brasileira – a prata ficou com o paranaense Igor Tofalini, 41.

Fernando completou a prova em 50s47, melhor tempo na história dos Jogos, conquistando o bicampeonato paralímpico – ele foi ouro na mesma prova em Tóquio 2020. Tofalini fez 51s78 e ficou com o segundo lugar, em chegada emocionante contra o estadunidense Blake Haxton, que ficou com o bronze, completando o pódio, com o tempo de 51s81.

Fernando e Igor dominaram a prova da canoa individual 200m desde Tóquio 2020. Nos últimos três Mundiais, fizeram a dobradinha. Em Halifax 2022, Igor foi ouro e Fernando ficou com a prata. Em Duisburg 2023, e em Szeged 2024, as posições se inverteram, com o sul-mato-grossense ficando com o título, e o paranaense com o vice.

Fernando e Igor eram peões de rodeio. O sul-mato-grossense foi atropelado por um ônibus e perdeu parcialmente o movimento das pernas; depois, começou na canoagem.

O paranaense caiu de um touro e levou um pisão do animal nas costas, ficando paraplégico. Depois, ele conheceu a canoagem.

Halterofilismo
A carioca Tayana Medeiros conquistou a medalha de ouro na categoria até 86kg do halterofilismo nos Jogos Paralímpicos de Paris. Ela levantou 156kg, bateu o recorde paralímpico e ganhou sua primeira medalha no megaevento. O halterofilismo é uma das modalidades que fecha o programa desta edição dos Jogos neste domingo.

Tayana tinha como melhor levantamento 147kg nas três primeiras tentativas. Mas na quarta tentativa conseguiu levantar 156kg e ultrapassar a chinesa Feifei Zheng, que havia levantado 155kg e ficou com a prata. O bronze ficou com a chilena Marion Alejandra Serrano, com a marca de 134kg.

A atleta teve ótimos resultados recentes. Ganhou o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; a prata na equipe feminina no Mundial de Dubai 2023; a prata na Copa do Mundo de Dubai 2022, e outra prata por equipes mistas na etapa de Tbilisi da Copa do Mundo 2021.

Tayana é nascida e criada no Morro da Fé, uma das favelas do Complexo da Penha, no Rio. Ela nasceu com uma doença chamada artrogripose, que comprometeu o movimento de suas pernas. Conheceu o halterofilismo depois de um evento da modalidade antes dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e se apaixonou pelo esporte.

Essa foi a quarta medalha do Brasil no halterofilismo em Paris 2024. Mariana D’Andrea foi ouro na categoria até 73kg, Lara Lima bronze na categoria até 41kg, e Maria Fátima de Castro bronze na categoria até 67kg.

Maratona
O Brasil terminou sua participação no atletismo nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, neste domingo, com a presença de três maratonistas no coração da capital francesa.

Duas brasileiras participaram da maratona classe T54 (cadeirantes). A paranaense Aline Rocha terminou na oitava posição (1h53min54), enquanto a paulista Vanessa Cristina ficou na 10ª colocação (1h56min33).

A baiana Edneusa Santos também cruzou a linha de chegada na Esplanada dos Inválidos. Pela classe T12 (deficiência visual), a atleta e seu guia Alessandro de Souza terminaram a prova em 3h17min40s. Como duas adversárias foram desclassificadas, Edneusa ficou na quinta colocação.

Confira os resultados dos brasileiros neste domingo:
Atletismo – Local: Les Invalides (chegada)
3h15 – Vanessa Cristina e Aline Rocha – maratona (T54) – Aline em 8º e Vanessa em 10º
3h30 – Edneusa Santos – maratona (T12) – 5º lugar

Canoagem (semifinais e finais) – Local: Vaires-sur-Marne
5h – Adriana Azevedo – 200m caiaque – KL1 – não se classificou para a final
5h42 – Aline Oliveira e Mari Santilli – 200m caiaque – KL3 – Mari 3ª na final B
6h49 – Fernando Rufino e Igor Tofalini – 200m canoa – VL2 – Fernando (ouro) e Igor (prata)

Halterofilismo – Local: Paris Expo Porte de Versailles
4h – Mateus Assis – categoria até 107kg – 5º colocado
5h35 – Tayana Medeiros – categoria até 86kg – prata

15h30 (de Brasília) – Cerimônia de encerramento – Stade de France

 


Abastecimento de água é suspenso em cidades do Seridó devido a falha elétrica em adutora

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O abastecimento de água foi interrompido nas cidades de Florânia, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz, Bodó, Lagoa Nova e no consórcio CONISA, na região Seridó do Rio Grande do Norte, na manhã deste domingo 8. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que a suspensão ocorreu devido a uma falha no fornecimento de energia elétrica nas estações de bombeamento da Adutora Serra de Santana.

Caern acionou a concessionária de energia, que enviou uma equipe para identificar e resolver o problema. O abastecimento será retomado assim que a energia elétrica for restabelecida.

Após a normalização da energia, será necessário aguardar a regularização do fornecimento de água em todas as áreas afetadas, o que deverá ocorrer ao longo dos próximos dias.


AGORA RN 


Secretário confirma concurso da Saúde no RN, apesar de prorrogação de 2018

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, confirmou que o concurso da Saúde no Rio Grande do Norte ocorrerá, independentemente da prorrogação do prazo para convocação dos aprovados no certame de 2018 aprovada pela Assembleia Legislativa do RN na semana passada.

“Sim! O concurso continuará normalmente porque o Governo firmou compromisso com os sindicatos da Saúde e também com o MP, em TAC, para sua realização”, afirmou Pedro Lopes, em postagem nas redes sociais.

08/09/2024 | 14:58

O secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, confirmou que o concurso da Saúde no Rio Grande do Norte ocorrerá, independentemente da prorrogação do prazo para convocação dos aprovados no certame de 2018 aprovada pela Assembleia Legislativa do RN na semana passada.

“Sim! O concurso continuará normalmente porque o Governo firmou compromisso com os sindicatos da Saúde e também com o MP, em TAC, para sua realização”, afirmou Pedro Lopes, em postagem nas redes sociais.

 

"O concurso continuará normalmente porque o Governo firmou compromisso com os sindicatos da Saúde e também com o MP, em TAC, para sua realização”, afirmou Pedro Lopes. Foto: José Aldenir/AGORA RN

O secretário destacou que, “a situação gerada pela Assembleia Legislativa criará no futuro um imbróglio, que será resolvido no tempo certo pelo poder judiciário”, mas orientou que os interessados devem continuar “estudando”.

Demais concursos

Pedro também citou outros concursos em andamento no Estado, como o do Magistério, que será lançado em breve. Ele disse que o governo está em tratativas com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para definir o cronograma.

Quanto ao concurso da Emater, ele explicou que não poderá ser realizado devido ao limite de gastos com pessoal. Para o cargo de Auditor Fiscal, a abertura do concurso também está suspensa, mas há negociações no judiciário para permitir a reposição de quadros, visando evitar perdas na arrecadação de impostos.

O secretário falou ainda que o processo administrativo para a contratação da banca do concurso do Idema está em andamento, com a expectativa de que o edital seja publicado até janeiro de 2025, assim como o concurso da Sesap.

AGORA RN 

 


Suplente de vereador Silvio Menezes rompe com Salatiel e Vavá Azevedo e alinha-se a Fativan e a Nilda

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Em um movimento político significativo no cenário de Parnamirim, o suplente de vereador Silvio Menezes rompeu com a base de Salatiel e Vavá Azevedo e passou a apoiar os projetos de Fativan Alves e da Professora Nilda.

Silvio Menezes já havia assumido temporariamente o mandato de vereador em 2022, durante o afastamento da vereadora Carol Pires por 35 dias, período em que consolidou seu nome na Câmara Municipal. Agora, ao mudar de posição, ele declara apoio ao projeto político de Fativan Alves, candidata à reeleição como vereadora, e da Professora Nilda, candidata à prefeitura de Parnamirim.

“A chegada de Silvio Menezes à nossa base representa um reforço significativo no nosso projeto de renovação e compromisso com Parnamirim. Silvio já demonstrou sua capacidade e dedicação durante o período em que atuou como vereador, e agora, com sua experiência e alinhamento aos nossos ideais, temos ainda mais força para trabalhar por uma cidade mais justa e com mais oportunidades para todos”, declarou a vereadora Fativan Alves.

Silvio Menezes é jornalista, advogado e escritor. É fundador do jornal e portal RN em FOCO. Autor dos livros Soberana Vocação e Carisma. A adesão de Silvio à nova base fortalece tanto a candidatura de Fativan Alves quanto a proposta de renovação política liderada por Nilda, trazendo novas perspectivas para as eleições municipais.


Multidão participa de mais uma passeata de Dra Fernanda em Santa Cruz

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A campanha de Dra. Fernanda a prefeita de Santa Cruz mostra força em mais uma sexta-feira de Passeata.

Desta vez o Centro da cidade recebeu uma verdadeira multidão para acompanhar Dra. Fernanda, Nogueira, Tomba, Ivanildinho e Glauther, além dos candidatos a vereador.

A campanha de Dra. Fernanda para voltar a prefeitura tem recebido grandes públicos nos eventos, chamando atenção de todos pela empolgação dos eleitores e a grande concentração de pessoas.

Nos discursos, o grupo promete continuar trabalhando pelo fortalecimento das políticas públicas existentes, em especial nas áreas básicas como saúde, educação, assistência social, além de infraestrutura, turismo, cultura, esporte e lazer.


Jair Sampaio


Funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica no RN entram em greve nesta segunda-feira (9)

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Os trabalhadores das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal iniciam greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (09). Segundo o Sindicato dos Bancários do RN, a decisão unânime foi tomada na sexta-feira (06), após grandes bases do Brasil rejeitarem a proposta rebaixada da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

A febrapan apresentou as seguintes propostas:

  • Reajuste de 4,64% para salários e demais verbas em 2024, com um aumento real de 0,7%
  • Reajuste de 15% nos pisos salariais
  • Para 2025, aumento real de 0,6% acima da inflação para salários e demais verbas
  • Oferta de 3.000 vagas de formação para mulheres na área de Tecnologia da Informação (TI)
  • Reajuste de 8% na verba de reqialificação, totalizando R$ 2.285,00.

A categoria considerou que os valores de 0,7% para 2024 e 0,6% para 2025 não são aceitáveis. “É sucatear o salário do trabalhador, que já perdeu há muito tempo o poder de compra”, considerou em nota do sindicato.

Ponta Negra News


Processos internos por atos sexuais impróprios disparam no governo Lula e chegam a 764 em dois anos na administração federal

REDAÇÃO ITAJÁ TV

As denúncias de assédio que recaem sobre o agora ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, revelam um comportamento nocivo comum na administração pública. Levantamento realizado pelo Estadão mostra a escalada de processos disciplinares instaurados pela Controladoria-Geral da União (CGU) nos últimos 20 anos para apurar casos de “conduta de conotação sexual”, terminologia usada pela pasta e que incluiu o assédio.

As denúncias de práticas assediadoras atingiram o seu auge durante os anos de mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas as tendências indicam que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ultrapassá-lo no curto prazo e estabelecer um novo recorde. A CGU e o Ministério das Mulheres foram procurados para comentar os números, mas não se manifestaram.

Em apenas dois anos de mandato, o governo Lula já contabiliza 75 processos disciplinares para apurar denúncias de assédio e outras condutas sexuais impróprias em ministérios, e 764 casos em todos os órgãos federais.

O aumento no número de casos registrados nos sistemas da CGU, contudo, não se traduz em altas taxas de responsabilização dos supostos agressores e denunciados. Das 75 ações administrativas instauradas durante o atual mandato de Lula para apurar denúncias nos Ministérios, 37 foram concluídas e apenas uma resultou na assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC). O processo teve 92 dias de tramitação desde o recebimento da denúncia.

Já no restante da administração federal, que abrange os 764 casos, foram concluídos 457 processos, que culminaram em aproximadamente 265 TACs. A CGU também informa que ao menos 11 pessoas foram expulsas do serviço público.

Com informações de Estadão Conteúdo


Barroso diz que não cabe ao plenário do STF analisar decisão sobre suspensão do X: ‘já foi deliberada pela Primeira Turma’

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, indicou, neste sábado (7), que a suspensão da rede social X não deve ser analisada no plenário da Corte após a avaliação unânime da Primeira Turma.

“A suspensão do X já foi deliberada pela Primeira Turma. A competência da Primeira Turma é a competência regimental”, disse após o desfile de 7 de Setembro, em Brasília.

Decisão de Moraes confirmada

Na última segunda-feira (2), o colegiado formou maioria para manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender o X em todo o país.

Votaram a favor da confirmação da decisão os ministros

Flávio Dino,
Cristiano Zanin,
Cármen Lúcia,
e Luiz Fux.

No entanto, Fux fez uma ressalva pontual em seu voto, sugerindo que a multa de R$ 50 mil para quem burlasse o bloqueio do X não fosse aplicada indiscriminadamente.

A análise do caso foi convocada por Moraes no último domingo (1º). O ministro optou por levar a questão para julgamento na Primeira Turma em vez de submetê-la ao plenário da Corte, que conta com os onze ministros.

Moraes seguiu o critério estabelecido de que o envio ao plenário só é necessário em casos criminais envolvendo presidentes dos Poderes.

A Primeira Turma é composta por cinco ministros, e sua função é deliberar sobre casos e questões jurídicas que não requerem necessariamente a decisão de todo o plenário do Tribunal.

Atualmente, Alexandre de Moraes é o presidente do colegiado.

CNN Brasil


STF rejeita 39 recursos contra decisões de bloqueio de perfis e contas em plataformas digitais

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A primeira turma do STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou 39 recursos contra decisões que determinaram o bloqueio de perfis e contas em plataformas digitais de investigados por postagens que supostamente incitaram atos golpistas, outros com discursos de ódio e também ataques às instituições. Na quinta-feira (5) a primeira turma já havia formado maioria para rejeitar os recursos.

A maioria dos casos tramita em segredo de Justiça. O julgamento ocorreu no plenário virtual da Corte, ou seja, o relator lança no sistema o relatório e o voto do processo em julgamento. Em seguida, os demais ministros podem se manifestar, com quatro opções de voto: acompanhar o relator; acompanhar com ressalva de entendimento; divergir do relator; ou acompanhar a divergência.

O ministro Alexandre de Moraes votou para negar recursos. Segundo o ministro, o X não tem legitimidade para recorrer, porque os alvos dos bloqueios são os usuários, e não a plataforma.

“Na linha desse entendimento, não cabe ao provedor da rede social pleitear direito alheio em nome próprio, ainda que seja o destinatário da requisição dos bloqueios determinados por meio de decisão judicial para fins de remoção do conteúdo difamante, eis que não é parte na ação reclamatória”, disse.

Segundo o ministro, “uma vez desvirtuado criminosamente o exercício da liberdade de expressão, a Constituição Federal e a legislação autorizam medidas repressivas civis e penais, tanto de natureza cautelar quanto definitivas”

R7


Bolsonaro pede que Senado coloque um ‘freio’ em Moraes e chama ministro do STF de ‘ditador’

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que espera “que o Senado bote um freio em Alexandre de Moraes, esse ditador, que faz mais mal ao Brasil que o próprio Luís Inácio Lula da Silva”. Ele falou em ato na Avenida Paulista convocado neste 7 de setembro por bolsonaristas para pedir o impeachment do magistrado.

Bolsonaro também defendeu a aprovação de anistia para os presos pelos atos golpistas do 8 de janeiro e sugeriu que sua inelegibilidade por oito anos, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seja revisada pelo Congresso. “Tenho certeza que essas duas acusações estapafúrdias, sem razão, sem materialidade, será mais cedo ou mais tarde conseguida por trabalho dentro do Congresso Nacional”, disse o ex-presidente.

“Quem tem que escolher seus futuros chefes é o povo brasileiro, e não um ou outro ministro que temporariamente esteja à frente do TSE”, complementou Bolsonaro.

Em discurso emocionado, ele também relembrou a facada que sofreu em 2018 e afirmou novamente que sua primeira eleição foi resultado de uma “falha no sistema” eleitoral. Bolsonaro atacou o ministro Alexandre de Moraes, acusando-o de conduzir as eleições de 2022 de maneira “parcial” e de “escolher seus alvos”.

“Eles, para evitar que eu tivesse chance de voltar, decretaram a minha inelegibilidade. Uma das razões foi porque me reuni com embaixadores. Eu não me reuni com traficantes no Morro do Alemão como o Lula fez. Esses inquéritos, que dali derivam outros, em cima de ditas petições, deram amplos poderes a Alexandre de Moraes, que escolheu seus alvos, incluindo meu filho Eduardo Bolsonaro. Isso foi ratificado nos áudios vazados na operação conhecida como Lava Toga”, discursou Bolsonaro.

Estadão Conteúdo