PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página







08 outubro 2024

MOTORISTA DE ÔNIBUS QUE DERRUBOU MURO E MATOU IDOSO E CRIANÇA DE MOSSORÓ É AUTUADO EM FLAGRANTE PELA PC/CE

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um homem de 54 anos foi autuado em flagrante pela Polícia Civil do Ceará (PCCE) como suspeito de homicídio culposo, que é quando não há a intenção de matar, no trânsito.

Ele era o motorista do ônibus que causou o acidente que matou um idoso de 71 anos e seu neto de 3 anos em Canindé no Ceará na sexta-feira (4). As vítimas moravam no Bairro Bom Pastor em Mossoró no RN.

Segundo a Polícia Militar do Ceará (PMCE), o suspeito manobrava um ônibus quando colidiu com um muro que desabou e terminou atingindo as duas vítimas.

Além delas, uma segunda criança também foi atingida, tendo sido levada a uma unidade hospitalar. O motorista foi submetido a teste do bafômetro e o resultado negativo para a presença de álcool. Ele foi conduzido para a Delegacia Regional de Canindé, autuado e está à disposição da Justiça.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, as vítimas do acidente são de Mossoró, no Rio Grande do Norte. As vítimas foram atendidas por equipes de emergência, mas a criança de 3 anos e o idoso não resistiram.

DN

POLÍCIA CIVIL DIVULGA IMAGENS DE FORAGIDOS POR ESTELIONATO NO INTERIOR DO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Policiais civis da 89ª Delegacia de Polícia (DP) de São Miguel do Gostoso divulgaram, nesta segunda-feira (07), as imagens de Jocélio de Souza Maia e Vitor Bruno Morais Leão, suspeitos de praticar o crime de estelionato.

De acordo com as investigações, no dia 20 de julho de 2024, os suspeitos teriam utilizado documentos falsos para alugar dois quadriciclos avaliados em cerca de R$ 100 mil, no município de São Miguel do Gostoso (RN). Após a posse dos veículos, os homens desviaram da rota convencional, desligaram o aparelho de GPS e se deslocaram para um local incerto.

Ainda segundo as informações da Polícia Civil, os suspeitos, juntamente com um terceiro envolvido, aplicaram o mesmo golpe na cidade de Jericoacoara (CE). Além disso, há indícios de que estejam cometendo crimes semelhantes em outras localidades da região Nordeste, especialmente em áreas turísticas.

Dois mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Comarca de Touros (RN) contra os suspeitos pelo crime de estelionato. As investigações seguem com o objetivo de localizá-los e prendê-los.

PONTA NEGRA NEWS 

CANDIDATA A VEREADORA DO RN É ALVO DE MANDADO DE BUSCA POR PRÁTICA DE BOCA DE URNA

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) cumpriu, no domingo (6), um mandado de busca na residência de uma candidata a vereadora em Ceará-Mirim (RN), em decorrência de denúncias que apontam o envolvimento da candidata na prática ilegal de boca de urna. A ação ocorreu no contexto da Operação Sufrágio 2024, e teve como objetivo apurar suspeitas de crimes eleitorais cometidos no dia da eleição.

Segundo informações do MPRN, a denúncia indicava que a candidata estava tentando influenciar eleitores no próprio dia do pleito, uma conduta proibida pela legislação eleitoral brasileira. A prática de boca de urna envolve a abordagem direta de eleitores para solicitar votos ou distribuir material de campanha nas proximidades dos locais de votação, o que caracteriza crime eleitoral.

A operação foi coordenada pela Promotoria Eleitoral de Ceará-Mirim, com o suporte operacional do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRN). O material apreendido durante a busca será analisado para verificar possíveis desdobramentos e será encaminhado à Justiça Eleitoral para as devidas providências.

PONTA NEGRA NEWS 

CASA DURVAL PAIVA É ELEITA PELA SÉTIMA VEZ UMA DAS 100 MELHORES ONGS DO BRASIL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer foi eleita como uma das 100 melhores ONGs do Brasil pelo Prêmio Melhores ONGs/edição 2024. A relação dos vencedores foi divulgada na quinta-feira (3). A instituição, que atua acolhendo crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas e seus familiares, antes, durante e após tratamento, também foi vencedora do Prêmio nas edições 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. A ONG potiguar também coleciona prêmios como Melhor ONG do Brasil e Melhor ONG do RN.

O Prêmio, que é uma realização do Instituto Doar-Certificadora Social e do Instituto O Mundo Que Queremos, tem como missão reconhecer e divulgar as ONGs do Brasil que mais se destacam anualmente pela sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência.

No processo são selecionadas, de forma técnica e objetiva, organizações que se destacam pela qualidade de gestão e transparência, servindo como referência para doadores e voluntários, auxiliando a sua tomada de decisão sobre em qual entidade destinar o seu apoio financeiro e suas horas de voluntariado.

Para selecionar as 100 Melhores ONGs do país, foi desenvolvida uma metodologia de avaliação que combina informações sobre cinco grandes temas transversais que permitem a verificação das condições de transparência e gestão nas organizações: Causa e Estratégia de Atuação; Representação e Responsabilidade; Gestão e Planejamento; Estratégia de Financiamento; Comunicação e Prestação de contas.

O Instituto Doar-Certificadora Social tem por missão ampliar a cultura de doação no Brasil. Há mais de 10 anos, promove a conscientização de indivíduos e instituições através de ações exemplares, como o Selo Doar (certificação para iniciativas sociais). O Instituto O Mundo Que Queremos trabalha criando intervenções para acabar com as assimetrias de informação, levando o conhecimento e a informação necessários para que segmentos da sociedade sejam protagonistas das mudanças que levem ao mundo que queremos.

PONTA NEGRA NEWS 

ÁLVARO DIAS CRAVA VITÓRIA DE PAULINHO NO 2º TURNO

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), está convicto da vitória do seu candidato a prefeito de Natal, deputado federal Paulinho Freire (União), no segundo turno das eleições contra a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Natália Bonavides.

Álvaro Dias faz as contas baseado no resultado do primeiro turno, no domingo (6), quando Paulinho Freire obteve 44,08% dos votos válidos: “Pra ser eleito no segundo, precisa de mais 7%, como Natália Bonavides teve 28,4% e Carlos Eduardo (PSD) 23,9%, então haverá, sem dificuldade, de se conseguir mais sete pontos para garantir a vitória de Paulinho Freire com muita tranquilidade”.

Dias acredita que, por isso, Paulinho Freire será eleito prefeito de Natal na eleição de 27 de outubro: “Está comprovado, estatisticamente, que existe possibilidade real e concreta de que isso venha a acontecer”.

No seu entendimento, diversos fatores levaram Paulinho Freire ao segundo turno, mas acha preponderantes o reconhecimento dos eleitores a uma série de obras em curso em Natal, como a engorda de Ponta Negra, “fundamental para proteger os hotéis, o calçadão, toda Via Costeira, a geração de emprego e renda, porque milhares de pessoas sobrevivem do turismo e havendo a destruição do Morro do Careca, que será protegido pela engorda, agressões feitas pelas marés, vai haver colapso na geração de emprego pelos empreendimentos turísticos, bem como a construção do hospital municipal com 200 leitos e o complexo turístico da Redinha, obras que estão tendo o respaldo da população”.

Quanto ao aspecto político, Dias lembra que antes das convenções em agosto, quando anunciou apoiou ao deputado Paulinho Freire, foi o primeiro a dizer que o seu candidato iria para o segundo turno com Natália Bonavides”.

“As pessoas se surpreendem, porque anunciei há muito tempo, que Carlos Eduardo não iria para o segundo turno, sabia que não iria para o segundo turno, porque ele teve um erro grave e que cometeu, que a população não perdoa, deixou a cidade por mais de 20 anos amarrada por um Plano Diretor ultrapassado, que atrasou Natal totalmente e perdeu 300 mil habitantes para municípios vizinhos, entre eles Parnamirim, de forma muito consistente, diminuindo empregos e arrecadação pata Natal”.

Dias disse que depois que a população “tomasse conhecimento de tudo isso, não iria perdoá-lo, como não perdoou”, por isso considera, ainda, que o capital eleitoral de 93.013 votos dados ao ex-prefeito Carlos Eduardo Alves “não é dele, as pessoas são livres, independentes e vão escolher o melhor caminho para Natal e esse caminho é Paulinho Freire e essas pessoas, com certeza, vão migrar para Paulinho”.

“Agi como se candidato fosse”, disse Álvaro

O chefe do Executivo, que encerra o mandato em 31 de dezembro, entende que “cada eleição é uma eleição”, e apesar do segundo turno ser uma campanha mais curta, de apenas 20 dias, também vai dar sua contribuição, como deu no primeiro turno, à campanha de Paulinho, que tem como companheira de chapa a ex-secretária municipal de Planejamento, Joana Guerra, indicada pelo partido Republicanos.

“Nós ultrapassamos a caminhada do primeiro turno de uma forma bastante razoável, e se Deus quiser, no segundo turno vamos caminhar bem também, pra que Paulinho Freire com ampla margem de votos possa consolidar sua vitória”, garantiu o prefeito, que “espera que isso ocorra pelas obras e pelo trabalho e dedicação que estamos tendo por Natal durante toda nossa gestão”.

Dias falou de sua contribuição na campanha do primeiro turno, em que Paulinho Freire teve 171.146 votos contra 110.483 sufrágios de Natália Bonavides: “A gente fez tudo o que podia fazer pela vitoria de Paulinho Freire, eu agi como se candidato fosse, participando das movimentações, das discussões, das reuniões de bairros, participando dos arrastões e das caminhadas, esclarecendo essas coisas e abrindo debates sobre o Plano Diretor, a modernização de Natal e as obras que estamos construindo, tudo foi esmiuçado durante toda essa campanha, foi uma contribuição como se nós mesmos fôssemos candidato a prefeito”.

Por essa razão, Dias reforçou que a primeira colocação do seu candidato à sucessão municipal “foi um reconhecimento, acima de tudo, ao nosso trabalho e à transformação que Natal está sendo submetida por nossa gestão, como a mudança do Plano Diretor que fez alavancar de novo o desenvolvimento de Natal”.

Álvaro Dias mencionou como exemplo a construção da praça Pedro Velho, em Petrópolis, de um edifício de 44 andares em um terreno em que se paga R$ 80 mil de IPTU por ano à prefeitura, mas quando “tiver concluído vai pagar R$ 2,5 milhões anuais de impostos. E, como esse Natal, tem 70 empreendimentos em construção que vai aumentar a arrecadação em mais de R$ 100 milhões por ano”, disse.

E continuou Álvaro Dias: “Imagine o que é que um gestor não faz com R$ 100 milhões todo ano, escolas, posto de saúde, medicamento, melhorias habitacionais, pavimentação, drenagem, lagoas de captação”.

A avaliação de Dias é que esse montante de recursos torna o município “mais independente e mais livre de recursos federais”, porém, acrescenta, “Carlos Eduardo não viu essas questões, isso penalizou a ele. Foi um erro grave cometido pelo ex-prefeito que penalizou Natal”.

Segundo Dias, sua participação no segundo turno ocorrerá “com a mesma vontade, espírito de luta, com a mesma garra, determinação para debater os problemas de Natal e de mostrar com toda transparência o que a nossa gestão fez pela modernização e melhorias de Natal, avanço que a cidade está tendo e retomada do desenvolvimento que não pode parar e que com Paulinho não vai parar”.

Mesmo com diversas obras em andamento em vários bairros de Natal, Álvaro Dias declarou que nas caminhadas do primeiro turno, sentiu que o anseio da população natalense, é de que a cidade “volte a se desenvolver a passos largos, pra retomar a posição que sempre teve dentro do contexto nordestino, de ser uma cidade de ponta e um dos destinos turísticos mais buscados do Brasil e do mundo”.

Álvaro Dias reafirmou que a população “sente falta dessas obras que possam concretizar a posição de Natal como uma cidade próspera, desenvolvida e economicamente fortalecida, que prioriza o turismo e apresenta novidades turísticas, fora esse complexo de sol e mar que sempre tivemos, porque Natal é uma cidade belíssima, que a natureza foi pródiga, mas precisamos de outras questões, como a engorda da praia de Ponta Negra, Complexo Turístico da Redinha, revitalização do bairro da Ribeira, que por diversos fatores está demorando, mas é uma obra fundamental e necessária, que pretendemos deixar bastante adiantada, antes de Paulinho Freire assumir a prefeitura e acredito que vamos conseguir dar uma avançada muito boa nessas questões de obras de infraestrutura turística que estão encaminhadas e pretendemos concluir em sua maioria”.

Para o prefeito Álvaro Dias, todas as obras que estão em andamento “vão ter continuidade e conclusão” com a eleição e posse de Paulinho Freire em 1º de janeiro, “porque conheço o seu temperamento, disposição e espírito de luta e sua determinação de fazer Natal avançar, e vai ter condições pra isso porque tem um bom relacionamento com o Congresso Nacional, com os parlamentares, deputados federais e senadores, que vão ajuda-lo a viabilizar os recursos que por ventura faltarem para concluir todas essas obras”.

Álvaro Dias também fez uma avaliação do desempenho do partido que preside no Estado, o Republicanos, durante a eleição para a Câmara Municipal de Natal (CMN): “O Republicanos cresceu bastante no Rio Grande do Norte e aqui em Natal, elegemos quatro vereadores, uma quantidade considerável pra representar o nosso partido e defender as nossas ideias e encaminhar soluções para os problemas que entendemos da forma como devam ser feitas e o partido cresceu bastante, teve uma resposta muito positiva da população à nossa administração, inclusive e principalmente pela aprovação e implementação do novo Plano Diretor, que está modernizando Natal”.

CARNAVAL DE CAICÓ É RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO E TURÍSTICO DO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Em uma nova conquista para a cultura potiguar, o Carnaval de Caicó foi oficialmente declarado Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do Rio Grande do Norte. A decisão (Lei Nº 11.921) foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no sábado (5).

A medida reforça o valor cultural e histórico do tradicional Carnaval de Caicó, um dos eventos mais aguardados do interior potiguar, conhecido por atrair milhares de turistas e movimentar a economia local. Com o reconhecimento, o festejo ganha ainda mais visibilidade, sendo elevado à condição de patrimônio, o que abre portas para o desenvolvimento de políticas públicas de preservação e promoção do evento.

O que diz a Lei?
O texto da Lei Nº 11.921, sancionada pela governadora, é direto:

Art. 1º: O Carnaval de Caicó é reconhecido como Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte.
Art. 2º: A lei entra em vigor na data de sua publicação.

TRIBUNA DO NORTE 

RN LANÇA PROGRAMA DE ODONTOLOGIA PREVENTIVA NAS ESCOLAS ESTADUAIS

REDAÇÃO ITAJÁ TV
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, sancionou a Lei Nº 11.927, que institui o Programa SORRISO POPE – Programa de Odontologia Preventiva nas escolas estaduais do estado. A medida, divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) no sábado (5), tem como objetivo promover a saúde bucal entre estudantes da rede pública, com ações educativas e preventivas.

O que prevê o programa?
O programa será implementado nas escolas estaduais com frequência semestral e contará com diversas atividades, incluindo:

Palestras, debates e materiais educativos: Divulgação de informações sobre higiene bucal por meio de palestras, distribuição de impressos, exibição de filmes e exposições práticas.

Ensino de técnicas de escovação e uso do fio dental: Instrução correta para que os alunos aprendam as práticas adequadas de higiene oral.

Evidenciação de placa bacteriana: Técnica que visa identificar o acúmulo de placa nos dentes dos estudantes.

Aplicação tópica de flúor: Reforço da saúde dental através de sessões de aplicação de flúor.

Distribuição de kits de higiene bucal: Fornecimento de escovas, pastas de dente e fio dental para incentivar a prática diária de cuidados com a saúde bucal.

Encaminhamento para tratamento
O documento ainda institui que, caso seja identificada a necessidade de tratamento dental mais avançado, os alunos serão encaminhados para as Unidades de Saúde locais, garantindo o acesso ao atendimento especializado.

Parcerias e ampliação do programa
De acordo com a publicação, para fortalecer o impacto do Programa SORRISO POPE, o Poder Executivo poderá estabelecer parcerias com universidades, entidades públicas e privadas, além de colaborar com o Conselho Regional de Medicina e especialistas em odontologia. A lei também prevê a possibilidade de convênios com instituições públicas e privadas para alcançar os objetivos propostos.

 TRIBUNA DO NORTE 

INFLUENCIADOR QUE TEVE EQUIPE AGREDIDA POR MINEIRO É ELEITO VEREADOR DE NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Matheus Faustino é um dos 15 novos vereadores eleitos que vão ocupar a Câmara Municipal de Natal. Candidato pelo União Brasil, ele teve 5.195 votos de eleitores da capital. Ativista do Movimento Brasil Livre (MBL) e atuante nas redes sociais, Faustino conta com mais de 360 mil seguidores no Instagram. Ele ganhou notoriedade em março deste ano quando um colega que o filmava indagando a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, foi agredido pelo deputado federal Fernando Mineiro (PT), no Aeroporto Internacional de Natal. Na época, Mineiro disse que saiu em defesa da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que foi “vítima de ataques misóginos”.

Na ocasião, o agora vereador eleito abordou Gleisi Hoffmann sobre os índices de feminicídio no Governo Lula. A pessoa agredida pelo deputado gravava a interação de Matheus Faustino com o deputado e a presidente do PT. O episódio ocorreu quando Mineiro acompanhava Gleisi Hoffmann, que cumpria agenda em Natal.

No vídeo, o deputado dá um tapa na mão de um homem que acompanhava o ativista, tentando derrubar o celular dele. Na sequência, o político o derruba no chão e chega a apertar a cabeça do rapaz. Ainda na gravação, Mineiro diz: “fascista eu quebro no pau”.

O vídeo editado foi postado na conta de Matheus Faustino no Instagram e, atualmente, conta com mais de 4,6 milhões de visualizações. Na época, na legenda do perfil, ele se declarava como oposição ao PT no Nordeste.

Após o ocorrido, Matheus Faustino foi à delegacia e fez um Boletim de Ocorrência contra o deputado por agressão.

TRIBUNA DO NORTE 

HOMEM MORRE AFOGADO APÓS PULAR DE TRIPLICE NA PRAIA DE PIRANGI, NA GRANDE NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O corpo de um homem que se afogou na tarde deste domingo (6) na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, na Grande Natal, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (7).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, testemunhas informaram que a vítima tinha pulado de um trapiche, teria pedido socorro, porém desceu na água e não retornou mais.

Militares que atuavam na praia de Búzios, em Nísia Floresta, foram acionados por volta das 14h15 para fazerem buscas pela vítima, mas encontraram apenas pertences do homem - uma camiseta do Botafogo, cordão de metal, anel e sandálias - que ele teria deixado antes de entrar no mar.

As buscas foram realizadas até por volta das 17h, porém não houve sucesso.

Na manhã desta segunda-feira (7), por volta das 10h, o corpo foi encontrado por banhistas próximo ao trapiche.

"O corpo estava aqui no trapiche, na parte da frente, onde tem um ponto de embarque. O corpo foi achado hoje de 9h, 10h da manhã. Uns estudantes acharam o corpo e acabaram ajudando a subir o corpo, chamaram o Corpo de Bombeiro. Eles fizeram a remoção do corpo, e quando os bombeiros chegaram, fizeram a ligação para o Itep", disse o garçom Caio Dantas.

Ainda de acordo com testemunhas, o homem aparentava estar alcoolizado. A vítima, no entanto, não foi identificada até a última atualização da reportagem.

G1RN 

ELEITORES DE CIDADE DO RN PROCURAM A POLÍCIA APÓS DESCOBRIREM QUE TÍTULOS FORAM TRANSFERIDOS PARA OUTROS ESTADOS SEM CONSENTIMENTO

REDAÇÃO ITAJÁ TV


 Alguns eleitores da cidade de Goianinha, na Região Agreste do Rio Grande do Norte, tiveram uma surpresa neste domingo (6) ao não conseguirem votar e serem informados nas zonas eleitorais que os títulos tinham sido transferidos para outros estados, como Paraíba e São Paulo.

Por conta do problema, os eleitores procuram a Polícia Civil para registrar boletins de ocorrência do caso, já que eles relataram que não haviam feito nenhuma ação para mudar o local de votação.

Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN) informou que não houve falha da Justiça Eleitoral no cadastro dos eleitores. Segundo o TRE, quando os eleitores tiveram os cadastros consultados no cartório da 9ª zona eleitoral "foi constatada a transferência solicitada pelo Título Net, com fotos anexadas dos eleitores com seus respectivos documentos".

O TRE informou que questionados sobre as fotos e documentos, alguns eleitores relataram que "uma pessoa havia visitado o endereço deles e oferecido dinheiro para que eles tirassem essas fotos".

"Algumas das vítimas sequer questionaram o motivo de estarem sendo fotografadas, e outras disseram que a justificativa apontada pelo golpista seria para que determinado candidato conseguisse participar das eleições", informou o TRE.

Alguns eleitores, no entanto, relataram à Inter TV que não foram procuradas por ninguém e ainda assim os títulos foram tranferidos.

As vítimas foram orientadas a registrar o Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. O TRE também informou que organizou a relação de eleitores que procuraram o cartório eleitoral do município e relataram o ocorrido para encaminhar nesta segunda-feira (7) ao Ministério Público para investigar o caso.

Transferências para Paraíba e até SP
A dona de casa Gabrielle de Oliveira foi uma das eleitoras que teve o título transferido. Ela contou que o da mãe dela também teve o documento transferido - para a cidade de Pedro Régis (PB) - e que isso ocorreu sem o consentimento das duas.

''Quando cheguei lá constou que eu não pertencia a seção que eu sempre votei, fui no fórum, lá me disseram que meu título tinha sido transferido pra Paraíba, só que nenhum momento, eu nunca sai de Goianinha pra Paraíba", contou.

A dona de casa Solange Lima disse que também descobriu ao chegar no local de votação que o nome não constava.

"Lá no fórum, a moça olhou no computador e disse que o meu voto tinha sido transferido. E eu perguntei a ela pra onde. E ela disse que tinha sido pra Paraíba. Sendo que eu nunca fui na Paraíba, não tenho família na Paraíba, não conheço ninguém na Paraíba", disse.
O montador Erivanildo Moura de Oliveira disse que a situação dele foi a mesma, mas o local de transferência diferente: para São Paulo.

"Eu moro há mais de 30 anos em Goianinha. Não tenho condições de ir pra São Paulo", disse.

G1RN