PESQUISA ESTE SITE


Total de visualizações de página


19 outubro 2024

CARRO CAPOTA NA RN-288 MOTORISTA FICA PRESO NAS FERRAGENS NO INTERIOR DO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Na manhã deste sábado, 19, um veículo capotou na RN-288, em frente ao motel Cê Ki Sabe, perímetro urbano de Caicó, deixando o motorista preso nas ferragens. O Corpo de Bombeiros foi acionado e removeu a vítima das ferragens e agilizou o socorro.

Com Informações Jair Sampaio 

GOVERNO CRIA GRUPO DE TRABALHO PARA REGULAMENTAR LEI DE COMBATE AO ASSÉDIO

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A governadora Fátima Bezerra assinou nesta sexta-feira 18 portaria que institui grupo de trabalho para regulamentar a Lei “Assédio Não” que visa combater o assédio moral, sexual e outras formas de violência no serviço público estadual.

A Lei Estadual n.º 11.902/2024, de 10 de setembro de 2024, também conhecida como “Lei Assédio Não” prevê medidas de prevenção e de enfrentamento ao assédio moral, sexual e outras formas de violência no trabalho no âmbito do Poder Executivo do RN, procedimentos de como agir ao presenciar casos de assédio ou violência e como denunciar.

Além do grupo de trabalho, Fátima Bezerra definiu os integrantes do Conselho Estadual de Correição do Poder Executivo do RN (Consecorn) que fica composto pela Controladora-geral do Estado, Luciana Daltro, secretário de Administração, Pedro Lopes, secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Araújo, secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, procurador-geral do Estado, Antenor Roberto e Marcos José Moura, responsável pelo expediente da Corregedoria geral do Estado.

Assédio Não
O grupo de trabalho que irá regulamentar a Lei “Assédio Não” é composto por Andhara Bessa Reis, da Control, Maria Antônia Sales, do GAC, Ilana Soares Lamas, da Sead, Ana Carolina Monte, da PGE, Joaquim Alves Pereira Junior, da Seec, Manoela de Souza Macedo, da Semjidh, Luciana Batista da Silva, da Sesap, Juan Carlos Gentili da Sesed/Polícia Civil e Jaqueline da Costa Magalhães, da Sethas. O GT tem trinta dias para concluir os trabalhos, com possibilidade de prorrogação a ser definida pela Control.

O ato de assinatura das portarias foi precedido do lançamento do Programa de Compliance Social do Estado do RN e da campanha de enfrentamento ao Assédio no serviço público. A governadora Fátima Bezerra e a subprocuradora geral do Trabalho, Ileana Neiva fizeram exposição sobre o tema “Representatividade Feminina em espaços de poder”, com mediação da controladora geral do Estado, Luciana Daltro.

Ileana Neiva destacou que “o caminho da emancipação feminina começa nas escolas, com currículos incluindo temas como a divisão sexual do trabalho, direito a cotas, ações afirmativas e normas para inclusão de mulheres”.

A governadora Fátima Bezerra enfatizou que “o debate sobre a representatividade feminina é questão civilizatória e de dignidade”. Ela lembrou Nísia Floresta e sua atuação na luta pelo direito à educação para as mulheres. Fátima pontuou que, apesar das dificuldades, “temos avanços importantes no RN com grande parte do secretariado composto por mulheres, ações de ampliação da proteção como a instalação de novas sete delegacias de proteção à mulher, criação do aplicativo “Salve Elas”, fim da restrição às mulheres nos concursos de acesso às carreiras militares do Estado”.

Fátima reforçou a opinião da subprocuradora do Trabalho ao concordar que “é preciso levar a questão para dentro das escolas, debater valores e conceitos como fraternidade, solidariedade, amizade, princípios fundamentais de que não podemos abrir mão”.

A chefe do Executivo ainda lembrou o pioneirismo do RN que foi o primeiro estado do Brasil a assegurar o voto feminino e o primeiro da América Latina a ter uma prefeita mulher, com Alzira Soriano, no município de Lages. “Proteção, respeito e dignidade, sim. Assédio, não”, declarou a governadora. AGORA RN

POLÍCIA CIVIL DESARTICULA TRÁFICO DE DROGAS EM GOIANINHA DURANTE ''OPERAÇÃO ZUMBIS''

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 13ª Delegacia Regional de Polícia (DR) e da 101ª Delegacia de Polícia (DP) de Goianinha, na manhã desta sexta-feira 18, deflagrou a terceira fase da “Operação Zumbis”. A operação teve como objetivo combater o tráfico de drogas no município de Goianinha, com foco no bairro Batalha, uma área conhecida pelo comércio de entorpecentes. A ação teve apoio de unidades de Arez, Canguaretama e da Polícia Militar, deflagrou a terceira fase da “Operação Zumbis”.

A ação, que faz alusão aos efeitos do uso de crack em usuários que vagam pela cidade, resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão. Durante a operação, quatro pessoas foram presas em flagrante – três homens e uma mulher –, suspeitos de envolvimento com o tráfico e associação para o tráfico de drogas.

Os policiais apreenderam substâncias que aparentam ser maconha, cocaína, skunk e haxixe, além de três veículos (duas motocicletas e um carro), aparelhos eletrônicos, balanças de precisão, sacolas utilizadas para embalar drogas, anotações do tráfico, uma máquina de cartão, cartões bancários, celulares e cerca de R$ 7 mil em dinheiro.

Os detidos foram levados à delegacia para os procedimentos legais e posteriormente encaminhados ao sistema prisional. As autoridades continuam as investigações e reforçam a importância da colaboração da população, incentivando o envio de informações de forma anônima pelo Disque Denúncia 181. AGORA RN

BEBÊ DE UM MÊS É SALVO POR POLICIAL MILITAR APÓS SE ENGASGAR EM NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV


A pequena Eloá, de apenas 1 mês e 5 dias, foi salva de um engasgo por um policial militar no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal, após tomar um medicamento líquido. O caso aconteceu na segunda-feira (14), mas ganhou repercussão nesta sexta (18).

De acordo a mãe da bebê, Rayssa Bertuleza, a criança estava tomando medicamento por recomendações médicas para ajudar na respiração. Ao dar o remédio na seringa, ela notou que Eloá começou a engasgar e, então, pediu a primeira ajuda para a avó da bebê, Márcia Bertuleza.

"Eu só sabia gritar pela minha mãe, pedir socorro. Depois foi desespero total, não consegui fazer nada, tanto que quem fez tudo foi a minha mãe. Ela tentou fazer os primeiros socorros que a gente geralmente vê fazendo, saiu buscando ajuda e ligou pro 190", contou Rayssa.

A mãe de Eloá contou que a viatura chegou rapidamente até a residência e que, enquanto isso, permaneceu sendo auxiliada no telefone pelos policiais.

A avó de Eloá, Márcia Bertuleza, disse ainda que os vizinhos também tentaram ajudar antes da chegada da viatura, mas o bebê não reagia.

"Os vizinhos também ajudaram e ficaram aqui também na assistência. Enquanto isso, eu ligava para o 190 e a pessoa que me atendeu também foi muito atenciosa, foi dando as orientações certas. Enquanto ele falava comigo, ele já se comunicava com a viatura, com o nome do batalhão, e eles vieram bem rápido", explicou.

A bebê foi socorrida dentro da viatura por um dos policiais enquanto era encaminhada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Cidade Satélite, na Zona Sul da cidade.

Antes da chegada na UPA, o soldado Honorato, que passou a integrar o quadro da PM há dois meses, tentou aplicar a manobra de Heimlich - uma técnica de salvamento para casos de engasgo que é aplicada de maneiras diferentes em bebês, crianças e adultos (clique AQUI pra ver mais detalhes). Também foi necessário realizar uma respiração boca a boca diante do quadro do bebê.

"Graças a Deus eles socorreram ela em tempo hábil, precisaram fazer a respiração boca a boca dentro da viatura, porque ela estava já em parada, mas chegou na UPA só para ficar em observação. Deu tudo certo", disse a avó.


A mãe e a avó relataram alívio ao ver que Eloá estava bem. "Foi uma alegria saber que estava tudo bem, que tudo não tinha passado de um susto", contou Rayssa. G1RN

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO POR DIVERSOS ROUBOS A MOTOCICLETAS EM NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um homem, de 20 anos, foi preso nesta sexta-feira (18) em Natal. Segundo a Polícia Civil, ele é suspeito pela prática dos crimes de roubos a veículos em Natal. As investigações da Polícia Civil apontam que entre os dias 03 e 14 de junho de 2024, o investigado, juntamente com um comparsa, roubou quatro motocicletas.

Nas ações, a dupla se aproximava das vítimas utilizando-se de um veículo de apoio e, utilizando uma arma de fogo, realizavam a abordagem com extrema violência. Com base nas informações, a dupla determinava que as vítimas se deitassem no chão, em seguida, os revistavam a procura de armas. Depois, roubavam veículos e outros pertences.

Após a realização das diligências nos bairros da Redinha, Cidade Alta, Nossa Senhora da Apresentação, a equipe policial conseguiu localizar e capturar um dos suspeitos. Além da prisão, foi apreendido um capacete utilizado nos crimes.

O homem foi conduzido à Delegacia para os procedimentos cabíveis e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. As investigações continuam para localizar e prender o segundo envolvido nos delitos.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

TRIBUNA DO NORTE 

POLÍCIA DIVULGA IMAGENS DE FORAGIDOS DA JUSTIÇA EM JARDIM DE PIRANHAS

REDAÇÃO ITAJÁ TV

 
Policiais civis da 47ª Delegacia de Polícia (DP) de Jardim de Piranhas divulgaram, na manhã desta sexta-feira (18), as imagens de três homens com mandados de prisão preventiva, suspeitos de envolvimento em diversos crimes no município de Jardim de Piranhas, Região do Seridó.

De acordo com as investigações, os suspeitos foram identificados como Matheus dos Santos Macena, pela participação em organização criminosa; Diego Maradona Amaral de Oliveira, conhecido como “Fiél”, por tráfico de drogas e associação para o tráfico; e José Fernandes de Oliveira, conhecido como “Dedé de Zeca”, já condenado por tráfico de drogas.

TRIBUNA DO NORTE 

SARGENTO DA PM SUSPEITO DE ASSASSINATOS NA GRANDE NATAL É PRESO EM OPERAÇÃO

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um sargento da Polícia Militar do RN foi preso na manhã desta sexta-feira (18). Ele é suspeito de participar de um grupo de extermínio. A prisão foi em decorrência da “Operação Sectum, deflagrada por policiais civis da 13ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Macaíba, com apoio da 11ª DHPP de Parnamirim e da 3ª DHPP de Natal. A ação teve como propósito o cumprimento de um mandado de prisão e quatro mandados de busca e apreensão.

Segundo as investigações da Polícia Civil, o suspeito teria participado da execução de dois homens no Complexo Industrial de Macaíba, no dia 12 de maio de 2024, e do assassinato de um jovem, de 19 anos, no bairro Planalto, na zona Oeste de Natal, em 3 de julho de 2024.

Durante as diligências na casa do suspeito, foram apreendidas quatro armas de fogo, munições, celulares, computadores e um veículo utilizado nos crimes. O suspeito foi preso e conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A operação contou com o apoio da Polícia Militar e foi nomeada “Sectum”, em referência à palavra latina para “cortar”. “Cortar na própria carne” significa que a investigação e as ações realizadas pela polícia envolvem membros da própria corporação.

A Polícia Civil solicita que a população continue contribuindo com informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.