COMPARTILHE


22 novembro 2024

Jovem de 21 anos é preso com 8,5 kg de maconha no Aeroporto de Natal

REDAÇÃO ITAJÁ TV


A Polícia Federal prendeu no Aeroporto de Natal um jovem de 21 anos, natural de Manaus, com 8,5 quilos de maconha. O suspeito foi detido no momento em que desembarcava de um voo proveniente da capital amazonense nesta quinta (21)

De acordo com a Polícia Federal, a prisão ocorreu durante uma inspeção de rotina realizada na área de desembarque de voos nacionais. Durante a abordagem, os policiais solicitaram a abertura da mala do jovem, e encontraram nove tabletes de maconha, dissimulados entre peças de roupas.

O jovem recebeu voz de prisão e foi levado para a sede da PF, onde foi autuado.

Em depoimento à polícia, o amazonense, que trabalha como padeiro, afirmou que estava passando por dificuldades financeiras e disse ter sido abordado por um desconhecido que lhe propôs o transporte de uma mala até a cidade de Natal. Segundo ele, a entrega seria feita para uma pessoa na estação rodoviária da cidade, e ele receberia pelo serviço a quantia de R$ 2.500.

No entanto, o suspeito alegou desconhecer o conteúdo da mala, que lhe foi entregue lacrada, em frente ao aeroporto de Manaus.

O homem foi indiciado por tráfico interestadual de drogas e, após ser submetido a exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), permanece custodiado na sede da Polícia Federal, à disposição da Justiça.

G1RN

Ladrões de carro em fuga provocam acidente e acabam presos em Natal

REDAÇÃO ITAJÁ TV


Dois ladrões de carro em fuga provocaram um acidente de trânsito e acabaram presos na noite desta quinta-feira (21) em Natal.

Segundo a Polícia Militar, o roubo do carro aconteceu na avenida Roberto Freire, na Zona Sul da capital.

O motorista de um carro modelo HB20 foi assaltado pela dupla e feito refém, porém conseguiu escapar dos criminosos, segundo informou aos militares.

Após o roubo, duas viaturas do Batalhão de Polícia Ambiental deram início a uma perseguição na tentativa de localizar os suspeitos.

Fugindo em velocidade, os assaltantes colidiram o carro roubado contra outro veículo no cruzamento da Avenida Nascimento de Castro com a Prudente de Morais. Segundo a polícia, eles também teriam atingido um casal em uma moto.

Segundo a polícia, os ocupantes do veículo roubado saíram em fuga pelas ruas adjacentes, mas um deles foi alcançado e preso pela equipe de uma das viaturas, enquanto o outro foi detido por populares em outra rua próxima.

Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Sul junto com uma arma de fogo artesasal e uma faca apreendidas com eles.

G1RN

Corpo é encontrado na praia de Areia Preta em Natal

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O corpo de um homem, possivelmente vítima de um afogamento, foi encontrado na manhã desta sexta-feira (22) na praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal.

Segundo a polícia, o corpo foi visualizado por pescadores, que acionaram uma viatura da Polícia Militar que fazia patrulhamento na região.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas constatou o óbito da vítima. Com isso, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi chamado para recolher o corpo da vítima, que passará por perícia.

A vítima não foi identificada oficialmente até a última atualização desta reportagem. Segundo a polícia, o homem tem cerca de 1,7 metro aparenta ter idade entre 30 e 35 anos.

G1RN

MAIS BANDIDOS NA RUA: STF manda soltar 15 integrantes de quadrilha que opera tráfico de drogas em galerias de Campinas

REDAÇÃO ITAJÁ TV


O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a soltura de 15 condenados pela Justiça acusados de integrar a quadrilha que chefia o tráfico de drogas em bairros de Campinas (SP), incluindo a Vila Formosa, onde criminosos usam galerias de águas pluviais para o comércio de entorpecentes.

Os beneficiados pelo Habeas Corpus (HC) haviam sido presos e condenados no âmbito da Operação Sumidouro, deflagrada pelo Ministério Público Estadual (SP) em 2023, e estavam em prisão preventiva ou em prisão domiciliar enquanto aguardavam o julgamento de recursos. Entenda abaixo a decisão.

O g1 apurou que a Justiça de Campinas foi informada nesta terça-feira (19) sobre a decisão do STF. Assim que os alvarás de soltura forem expedidos, a Secretaria de Administração Penitenciária deve soltar os presos, caso não tenha contra eles outra ordem de prisão.

Entre as pessoas beneficiadas pelo HC, estão homens e mulheres apontados pelo Ministério Público Estadual (MP-SP) como responsáveis por pontos de tráfico na metrópole. Segundo a investigação, a célula da organização criminosa em Campinas era chefiada por Claudemir Antonio Bernardino da Silva, conhecido como Guinho.

Claudemir, que não foi beneficiado nessa decisão e vai continuar preso, é sobrinho de Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho, sequestrador e traficante condenado apontado pelo Ministério Público um dos chefes da facção criminosa PCC.

Entenda a decisão do STF

Segundo o processo, os quinze integrantes da quadrilha foram condenados em primeira instância, à pena correspondente ao regime inicial semiaberto, por organização criminosa e associação ao tráfico.

Desta forma, segundo a decisão do ministro Edson Fachin, a lei não permite que eles sejam submetidos à prisão preventiva ou domiciliar porque elas são mais graves do que o regime semiaberto.

"[...] não há como conciliar a manutenção da prisão preventiva com a imposição de regime penal menos gravoso que o fechado", apontou o ministro Fachin.

A investigação

A investigação sobre a quadrilha começou em abril de 2022 quando Claudemir foi preso em uma mansão em condomínio fechado no distrito de Sousas, em Campinas. Durante a ação, celulares, anotações de contabilidade do tráfico, armas de fogo e R$ 308 mil foram apreendidos.

Após a análise desse material, a investigação do MP-SP conseguiu levantar provas que ele era o responsável por chefiar vários pontos do tráfico de drogas em Campinas e, a partir disso, deflagrou a Operação Sumidouro.

"Após perícia levada a efeito nos aparelhos eletrônicos apreendidos, verificou-se a existência de enorme quantidade de conversas com inúmeros indivíduos, demonstrando-se o vínculo associativo entre todos e a atuação no tráfico de drogas comandado por Claudemir na cidade de Campinas", diz trecho da sentença.

Operação Sumidouro

A Operação Sumidouro foi deflagrada em julho de 2023 pelo Gaeco com o apoio de policiais do Batalhão de Ações Especias (Baep). À época, foram, foram cumpridos 26 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão em Campinas (SP), Paulínia (SP), Hortolândia (SP), Valinhos (SP), Sumaré (SP), Presidente Prudente (SP) e Itatiba (SP).

Em Campinas, os mandados foram cumpridos nos bairros São Fernando, Jardim Itatiaia, Vila Formosa e Jardim Paranapanema. Em um desses endereços, os agentes apreenderam 5 milhões de microtubos vazios para embalo de drogas.

Além do dinheiro e dos microtubos, foram apreendidos celulares, computadores e drogas. O material apreendido e passou por perícia. À época, a promotoria de Justiça explicou que o nome "Sumidouro" foi dado à operação em alusão à forma como o grupo atuava, por meio das galerias pluviais.

G1

Em nota enviada novos concursados aprovados no concurso da ancevale 2024, pede exclarecimentos a prefeitura de Itajá sobre não convocação

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Desde de que foram aprovados, os novos concursados esperam até hoje por uma resposta da prefeitura municipal de Itajá em relação a convocação dos profissionais.

Em nota de solicitação enviada pela equipe de concursados aprovados, os mesmos pede que a prefeitura se posicione em relação o porquê não está sendo realizada a convocação.

A reportagem da Itajá TV, tentou manter contato com o prefeito Alaor Pessoa através  de mensagens e ligações porêm, não obtivemos respostas.

O espaço fica aberto para que a prefeitura, traga respostas aos profissionais.

Os profissionais ainda, informaram que se o poder público municipal não se pronunciar, buscará novas medidas judiciais.


VEJA ABAIXO A NOTA:

Nota De Solicitação 


Solicitamos Por Meio Da Imprensa Uma Posição Da Gestão da Prefeitura Municipal de Itajá-RN em Relação a Convocação dos Aprovados no Concurso Amcevale 2024, pedimos a Compreensão da Gestão e nos dê um esclarecimento e previsão do início das convocações.

Desde já Agradecemos a Compreensão.

Concursados do Concurso Itajá 2024.