COMPARTILHE

27 dezembro 2024

MILICIA QUE PROTEGIA PREFEITO DE JOÃO DIAS COMETEU CRIMES NO INTERIOR DO RN, AFIRMA DELEGADO

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A milìcia responsàvel pela defesa pessoal do ex-prefeito de Joâo Dias, Francisco Damião de Oliveira (conhecido como Marcelo Oliveira), assassinado a tiros em agosto deste ano, foi responsável por ações criminosas realizadas nas cidades de Serrinha dos Pintos e Umarizal, todas com conhecimento do então líder do Executivo no município. As informações foram confirmadas pelo delegado Alex Wagner, diretor da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), nesta sexta-feira (27).

De acordo com o delegado, integrantes do grupo criminoso cometeram pelo menos dois assassinatos nos municípios citados. Eles também foram presos por posse ilegal de armas de fogo. “O grupo era destinado, primordialmente, para fazer sua segurança. Porém, ele tinha ciência. Agentes de segurança também faziam parte desse grupo, que cometeram pelo menos dois homicídios nas cidades, contra homens que tentaram matar Marcelo em outra oportunidade”.

As prisões ocorreram no dia 28 de agosto, dia seguinte a morte de Marcelo Oliveira. Entre os presos na ocasião, estava um dos irmãos do prefeito, que não é o presidente da Câmara, Jessé Oliveira. Conforme relatou o delegado Alex Wagner, estes foram detidos para “evitar um derramamento de sangue na cidade”, que seriam motivados por vingança.

Histórico de ameaças

O histórico de hostilidade entre a família do prefeito assassinado e da ex-prefeita e apontada como mandante do crime, Damária Jácome, se acirrou após o pleito municipal de 2020. Em 2021, Marcelo renunciou ao cargo alegando que sofreu “coação moral irresistível consistente em ameaças de morte à sua pessoa e à sua família”. O cargo foi ocupado então vice-prefeita e aliada de Marcelo até aquele momento, Damária.

Porém, uma decisão judicial de 2022, da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, que determinou o retorno de Marcelo Oliveira ao cargo de prefeito trouxe a informação de que a coação partiu de Damária e seu pai, Laete Jácome, presidente da Câmara Municipal. 

Um dia após a morte do prefeito, ela deixou a cidade de João Dias e se colocou à disposição das autoridades responsáveis pela investigação. Na ocasião, a ex-prefeita afirmou que “Diante dos lamentáveis acontecimentos, que exigem cautela com as informações, reafirmo o meu respeito pela vida humana e pela justiça, confiando plenamente nas autoridades e nos órgãos competentes para a investigação do caso”. Ele retornou a cidade durante as eleições municipais deste ano para voltar ao cargo de prefeita, mas foi derrotada nas urnas pela viúva de Marcelo Oliveira, Fatinha de Marcelo.

Ela deixou a cidade outra vez. Suspeita de ser uma das mandantes da morte do prefeito, Damária Jácome está entre os foragidos.

TRIBUNA DO NORTE 

DAS 33 PONTES COM PROBLEMAS NO RN, SOMENTE UMA RECEBEU MANUTENÇÃO

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O RN possuía 33 pontes em situação crítica ou ruim, conforme levantamento de maio de 2023 do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo esta semana. As informações foram confirmadas pela TRIBUNA DO NORTE junto ao órgão, que informou que apenas um desses equipamentos passou por manutenção até o momento. Ainda de acordo com o Dnit, “24 pontes estão com as ações de manutenção contratadas e cinco estão com reabilitação contratada. Outras duas estão com status para reabilitação prevista”. O órgão não informou nenhum prazo para que os equipamentos estejam, de fato, revitalizados.

De acordo com informações da assessoria do Dnit, em Brasília, as pontes em situação ruim (classificadas com nível 2) ou crítica (nível 1) estão localizadas na BR-101/RN (8 pontes), na BR-110/RN (1 ponte), na BR-226/RN (10 pontes), na BR-304/RN (3 pontes), na BR-405/RN (3 pontes), na BR-406/RN (2 pontes), e na BR-427/RN (6 pontes). O Dnit não especificou qual desses equipamentos já recebeu manutenção nem em que período isso ocorreu. Conforme a Folha de S. Paulo, no RN são seis pontes em situação crítica e 27 em situação ruim.

A informação foi confirmada pela TN com base nos dados que constam no site do Dnit. A requalificação das estruturas está a cargo do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (Proarte). Questionado se existe algum planejamento para evitar riscos aos usuários que utilizam os equipamentos, como a interdição das pontes, por exemplo, o Dnit disse a classificação é feita com notas de 1 a 5, com base nas inspeções realizadas pela autarquia com base em um normativo técnico próprio.

“Tal normativo tem como um de seus objetivos o de classificar as Obras de Artes Especiais (OAEs) – [modo como são chamadas as pontes] – com relação às necessidades de ações preventivas e corretivas levantadas em inspeções, auxiliando na tomada de decisão da autarquia e priorizando os investimentos”, disse o Dnit. “Vale reforçar que a nota de classificação não é indicador para interditar ou não uma estrutura”, acrescentou o órgão sem esclarecer qual a medida para evitar riscos aos usuários.

A TRIBUNA DO NORTE também procurou Getúlio Batista, superintendente do Dnit no Rio Grande do Norte para comentar a questão. À reportagem, ele disse “desconhecer a informação” de que existem equipamentos sob administração da autarquia em situação crítica no Estado. Segundo ele, “não há nenhuma ponte em grau de risco 2 ou 1”.

Batista citou duas situações recentes que tiveram repercussão na mídia, mas que, segundo ele, estão sendo solucionadas. “Teve a questão da ponte sobre o Rio Bonfim no município de Lajes que colapsou em 31 de março [deste ano] devido às fortes chuvas. Assinamos o contrato com a empresa que venceu a licitação no final de maio, no início de junho iniciaram-se as obras e vamos entregá-la na próxima segunda-feira (30), em menos de seis meses de serviços”, disse o superintendente.

“A outra situação é a da Ponte de Igapó, em Natal, que apresentava risco 2, mas estamos recuperando toda ela, num total de 600 metros de extensão”, disse Getúlio Batista. A TRIBUNA DO NORTE questionou o superintendente sobre as informações repassadas pela assessoria de imprensa do Dnit em Brasília, mas ele não respondeu.

TN

PASTOR É UM DOS ENVOLVIDOS NA MORTE DO PREFEITO DE JOÃO DIAS, DIZ DELEGADO

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Em um desdobramento da investigação acerca da morte do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira, a Polícia Civil deflagrou uma operação que culminou na prisão de um pastor, suspeito de colaborar com os mandantes do crime. A ação, denominada Profanus, envolveu ainda o cumprimento de seis mandados de prisão ao todo, mas os demais suspeitos não foram localizados. As informações foram confirmadas pelo delegado Alex Wagner, diretor da Divisão de Polícia do Oeste, em coletiva concedida na tarde desta sexta-feira (27).

De acordo com o delegado, o líder religioso tinha um relacionamento próximo com os outros mandantes do crime, entre eles a ex-prefeita Damária Jacome e a ex-vereadora Leidiane Jácome, que se encontram entre os foragidos. O delegado reforçou ainda que, conforme as investigações apontam, o pastor não foi coagido, mas contribuiu voluntariamente. Ele concedeu a localização do prefeito e de seu pai, Sandi Oliveira, mortos enquanto realizavam uma divulgação política na cidade.

“Foi ele quem, em momentos antes do crime, disse onde estava o prefeito para que os executores realizassem o assassinato”, disse.

Wagner relatou ainda que um culto religioso foi cogitado como momento para a realização do homicídio. O objetivo dos mandantes, segundo o delegado, era surpreender o prefeito em um momento de maior vulnerabilidade, considerando que este possuía uma milícia armada responsável por sua segurança. “Cogitou-se isso porque era um momento em que ele estaria mais exposto e vulnerável. Porém, encontraram um melhor momento quando eles estavam fazendo uma campanha política, visitando a casa dos moradores. Entao vieram os sete executores e o mataram”, disse. As conversas no âmbito do plano criminoso ocorreram por meio de mensagens e conversas informais.

Questionado se o caso poderia ser classficado como um crime político, Alex Wagner salientou que o assassinato também está relacionado a motivações pessoais. Por isso, este enquadramento poderia ser excludente, ao desconsiderar os outros fatores. “Caracteriza-lo só assim não é o ideal, porque também há motivações pessoais. Existe uma divergência de família. Classficar dessa forma pode fazer a população pensar que ele foi morto apenas porque ele era político. Claro que esse é um dos ingredientes para juntar toda a motivação. Desde a divergência há três anos atrás pelo cargo de prefeito, até os acontecimentos pessoais que envolveram a morte de de alguns irmãos da família Jácome”, explicou.

Ações seguintes

O delegado comentou ainda as ações que a Polícia Civil deve implementar para dar prosseguimento ao caso. Ele contou que os agentes estão contatando os advogados responsáveis pelas defesas dos suspeitos, mas as diligências para localiza-los continuam.

TRIBUNA DO NORTE 

POLÍCIA DIVULGA IMAGENS DAS DUAS MULHERES SUSPEITAS DE FURTO A IDOSO EM SÃO MIGUEL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Policiais civis da 55ª Delegacia de Polícia (DP) de São Miguel divulgaram, nesta sexta-feira (27), imagens de duas mulheres suspeitas de envolvimento em um furto mediante fraude. O crime ocorreu em 27 de agosto de 2024, em uma agência bancária localizada no município de São Miguel.

De acordo com as investigações, as suspeitas teriam subtraído o cartão de um idoso de 76 anos e realizado diversos saques bancários, resultando em um prejuízo de mais de R$ 80 mil.

Nas imagens das câmeras de segurança, as duas suspeitas aparecem dentro da agência. A primeira, usa blusa preta e calça branca. Já a segunda, vestia blusa preta e short jeans.

A Polícia Civil pede a colaboração da população para que, caso tenha informações sobre os suspeitas, entre em contato de forma anônima pelo Disque Denúncia, no número 181.

CONTRIBUA COM NOSSO JORNALISMO IDEPENDENTE CHAVE PIX (84) 9 9907-5693



SISTEMA DE DEFESA AÉREA RUSSO PROVOCOU QUEDA DE AVIÃO DA EMBRAER NO CASAQUISTÃO, DIZ AGÊNCIA

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A queda do avião da Azerbaijan Airlines, na quarta-feira (25), foi causada pelas defesas aéreas russas, informou nesta quinta (26) a agência de notícias Reuters a partir de apuração com quatro fontes que têm conhecimento sobre as conclusões preliminares da investigação do Azerbaijão sobre a tragédia.

O avião Embraer 190 decolou com 67 pessoas de Baku, capital do Azerbaijão, e iria pousar em Grozny, no sul da Rússia, mas o piloto mudou a rota e tentou um pouso de emergência no Cazaquistão. Dos 67 indivíduos a bordo, 38 morreram na queda.

Cada um dos três países envolvidos no caso abriu uma investigação para determinar as causas da tragédia.

Segundo a Reuters, fontes com conhecimentos sobre a investigação do Azerbaijão disseram que, pelos resultados preliminares, o avião foi atingido por um sistema de defesa aérea russo Pantsir-S, e as comunicações da aeronave foram paralisadas por sistemas de guerra eletrônica na aproximação de Grozny.

De acordo com uma das fontes à agência Reuters “ninguém afirma que isso foi feito de propósito. No entanto, levando em conta os fatos estabelecidos, Baku espera que o lado russo confesse o abate da aeronave azerbaijana”.

Autoridades da Rússia chegaram a afirmar na quarta-feira que o avião pode ter sido atingido por pássaros, mas especialistas ouvidos pelo SBT não descartam a hipótese de que a aeronave tenha sido abatida por um míssil.

Segundo o perito aeronáutico Daniel Calazans, não há dúvida de que o acidente teve uma causa externa. Para ele, as perfurações na superfície mostram que a aeronave pode ter sido abatida.


SBT News



JORNALISTA DA TV PONTA NEGRA É VÍTIMA DE ASSALTO, OS DOIS SUSPEITOS FORAM PRESOS

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A jornalista da TV Ponta Negra, Vanessa Florencio, que está grávida de oito meses, foi assaltada na rua ao lado do prédio da emissora, no Alecrim, na noite desta quinta-feira (26), logo após sair do trabalho.

Vanessa foi vítima de dois assaltantes que estavam numa moto. Eles a puxaram pela blusa e roubaram seu cordão de ouro. No momento do ataque, o celular caiu no chão e o aparelho não foi levado.

Vanessa ficou muito nervosa no momento da ação, sofreu um pico de pressão, mas ela e o bebê passam bem. Os dois suspeitos foram presos pela Polícia Militar durante à noite, depois de realizarem vários assaltos pelo bairro.

Eles foram encaminhados para a Central de Flagrantes e identificados como Jones Ferreira Rodrigues, de 28 anos, e Pablo Bruno Bezerra da Silva, de 19 anos.

A jornalista foi até a Central registrar o BO e reconheceu o Jones como um dos suspeitos de roubar o cordão de ouro. De acordo com a polícia, o Pablo responde por tráfico de drogas e estava foragido da justiça e por isso também ficou preso.

PONTA NEGRA NEWS 




OPERAÇÃO LIBERDADE FECHA ''BOCA DE FUMO'' EM PIPA E PRENDE SUSPEITO POR TRÁFICO

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Policiais civis da 103ª Delegacia de Polícia (DP) de Tibau do Sul, com apoio da 4ª  Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) do município, deflagraram na tarde desta quinta-feira (26), mais uma fase da “Operação Liberdade”. A ação teve como objetivo fechar um estabelecimento comercial onde um homem comercializava drogas na praia de Pipa.

De acordo com as investigações, um homem de 28 anos, seria o responsável pela “boca de fumo”, localizada na Rua dos Brilhantes, em Pipa. Durante a realização das diligências, os policiais apreenderam no imóvel 211 porções de maconha, oito tabletes da mesma substância, 188 papelotes de cocaína, 100 porções de haxixe, 14 munições de revólver calibre.38, papéis com anotações de tráfico, um aparelho celular e a quantia de R$ 2.078,00 em dinheiro fracionado.

Na ocasião, o homem foi autuado em flagrante pela suspeita da prática dos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de munições e receptação pela aquisição das munições. As investigações continuarão em andamento para identificar e responsabilizar todos os envolvidos com o tráfico de drogas na região da praia de Pipa.

A “Operação Liberdade” está em sua 47ª fase e, até o momento, resultou na prisão de 87 investigados e no cumprimento de 31 mandados de prisão. O homem foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. PONTA NEGRA NEWS


CONTRIBUA COM NOSSO JORNALISMO IDEPENDENTE CHAVE PIX (84) 9 9907-5693




RESIDÊNCIA PEGA FOGO DUAS VEZES NO MESMO DIA EM CURRAIS NOVOS

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado para combater dois incêndios consecutivos em uma mesma residência, nesta quinta-feira (26), localizada na Rua José Luciano Neto, no bairro Radir Pereira, em Currais Novos.


O primeiro acionamento ocorreu às 12h50, quando as chamas atingiram a cozinha do imóvel, provocando o desabamento do telhado. Após o combate e o rescaldo, as chamas foram extintas.

Entretanto, às 21h52, a guarnição foi novamente acionada para um novo incêndio no mesmo endereço, dessa vez afetando outros cômodos da casa.

O proprietário do imóvel não foi localizado. As causas dos incêndios estão sendo apuradas pelas autoridades competentes. 

CONTRIBUA COM NOSSO JORNALISMO IDEPENDENTE CHAVE PIX (84) 9 9907-5693


FUGA EM MASSA: SEIS MIL DETENTOS ESCAPAM DE PRESÍDIO EM MOÇAMBIQUE

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Cerca de seis mil detentos escaparam de um presídio de segurança máxima em Moçambique durante um motim ocorrido em meio aos protestos contra o resultado das eleições. A fuga em massa gerou alarme entre as autoridades, especialmente porque, entre os foragidos, estão pelo menos 29 terroristas.

Fontes oficiais do país relataram a morte de ao menos 30 presos durante o motim. Os protestos contra o resultado das eleições, que deram vitória ao partido governista, já deixaram 100 mortos em confrontos com as forças de segurança.

A comunidade internacional acompanha de perto os desdobramentos, dado o histórico de instabilidade em Moçambique e os impactos que a fuga em massa pode gerar na segurança da região.

CONTRIBUA COM NOSSO JORNALISMO IDEPENDENTE CHAVE PIX (84) 9 9907-5693

DETRAN DIVULGA CALENDÁRIO DO LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS EM 2025 NO RN; CONFIRA DATAS E VALOR

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) publicou nesta sexta-feira (27) o calendário do pagamento do licenciamento anual de veículos em 2025. A taxa será de R$ 90.

A taxa de licenciamento alcança toda a frota do Rio Grande do Norte. Ao todo, são 1.616.370 carros, motos e outros tipos de veículos. Os primeiros vencimentos estão programados para o mês de março de 2025, contemplando as placas finais 1 e 2.

Os vencimentos da taxa estão programados de acordo com o final da placa do veículo:

Placas de final 1 e 2 - 10 de março;
Placas de final 3, 4 e 5 - 10 de abril;
Placas de final 6, 7 e 8 - 12 de maio;
Placas de final 9 e 0 - 10 de junho.
Segundo o Detran, o valor da taxa não sofre reajuste desde 2019 e permanece em R$ 90 independentemente do ano ou modelo do veículo.

O Licenciamento é uma das taxas de pagamento obrigatórias para que o proprietário possa ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do ano. O motorista deve sempre o documento disponível quando dirige, para apresentá-lo em fiscalizações.

Segundo o Detran, os proprietários de automóveis não licenciados estão sujeitos às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

"A não apresentação do documento gera uma infração de trânsito gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e possibilidade de retenção (apreensão) do veículo, conforme o artigo 230, inciso V, do CTB".

O órgão afirma que os valores recolhidos são utilizados na manutenção física das instalações do Detran e nas ações operacionais de educação, sinalização viária e fiscalização da instituição.

O governo do estado ainda não divulgou o calendário de pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do próximo ano.

Inadimplência
Dados levantados pela Subcoordenadoria de Informática do Detran, apontam que 67% da frota de veículos do RN está inadimplente com a taxa de licenciamento, seja a de 2024 ou anos anteriores. Em números absolutos o dado corresponde a 921.808 veículos em situação irregular.

“Muitas vezes o cidadão esquece de quitar os débitos e ter o CRLV atualizado, o que acaba por resultar em multa, pontuação na CNH e possível retenção do veículo, que é o que muitos chamam de apreensão. Por isso, estamos lembrando a importância de andar com o veículo legalizado, principalmente nesse período onde teremos a Operação Verão no RN”, alertou a subcoordenadora de Fiscalização do Detran, Celeyde Diniz.

Como verificar situação
Para verificar pendências de taxas, impostos ou infrações, o proprietário deve acessar o Portal de Serviços do Detran, realizar login com CPF e senha, clicar em “Veículo” e selecionar “Meus Veículos”. Todas as informações do veículo e possíveis débitos serão exibidas na tela.

Para consultar débitos de veículos em nome de terceiros, o proprietário deve acessar a opção “Consulta de Veículo” e preencher os dados da placa e do Renavam.

Como pagar débitos e emitir o CRLV
Caso haja débitos, o proprietário pode clicar na taxa que deseja pagar, o que abrirá uma nova aba com a opção de emitir boleto bancário direcionado ao Banco do Brasil ou demais instituições financeiras.

Após a quitação dos débitos, o CRLV Digital ficará disponível na opção “Meus Veículos”. Ao acessar a página do veículo, o proprietário pode clicar no botão “CRLV-e” para gerar o documento atualizado. G1RN


CONTRIBUA COM NOSSO JORNALISMO IDEPENDENTE CHAVE PIX (84) 9 9907-5693


POLÍCIA CIVIL PRENDE MANDANTES DO ASSASSINATO DO PREFEITO DE JOÃO DIAS

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu nesta sexta-feira (27) os mandantes do homicídio do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira, e o pai dele, Sandi Oliveira. O crime aconteceu em agosto, durante a campanha eleitoral. As identidades dos mandantes não foram reveladas.

Policiais cumpriram seis mandados de prisão e outros seis de busca e apreensão domiciliar nas cidades de João Dias, Patu e Marcelino Vieira. Segundo a polícia, a ex-prefeita da cidade e uma ex-vereadora estão foragidas.

Segundo a Polícia Civil, a operação recebeu o nome “Profanos” porque, segundo as investigações, o crime foi articulado durante um culto religioso.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte anunciou que fará uma entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (27) para dar detalhes sobre o caso.

"Na ocasião, a Polícia Civil também dará detalhes da conclusão do inquérito que indiciou oito pessoas como executores e outras cinco como mentores intelectuais do duplo homicídio, além de 10 pessoas já indiciadas por formação de milícia", informou a Sesed.

O crime
Embora fosse conhecido como Marcelo, o nome do prefeito de João Dias era Francisco Damião de Oliveira, de 38 anos.

Ele era candidato à reeleição e, junto do pai, estava visitando casas de apoiadores no fim da manhã do dia 27 de agosto, por volta das 11h, no conjunto São Geraldo, em João Dias, quando criminosos distribuídos em dois veículos chegaram repentinamente ao local e atiraram contra os dois. Um segurança do gestor também foi baleado.

O pai do prefeito, Sandi Alves de Oliveira, de 58 anos, morreu na hora. Marcelo chegou a ser socorrido e deu entrada com vida em um hospital de Catolé do Rocha, na Paraíba, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a polícia, ele foi atingido por 11 disparos de arma de fogo.

No mesmo dia, as forças de segurança do Rio Grande do Norte começaram uma força tarefa para prender os autores do crime. Além de suspeitos de envolvimento na execução, outras 10 pessoas foram presas suspeitas de montar um plano de vingança pelo assassinato do gestor.

Após o crime, o irmão de Marcelo e filho de Sandi Oliveira, Jessé Oliveira, então presidente da Câmara Municipal, assumiu a gestão do município, porque a vice-prefeita Damária Jácome estava impedida pela Justiça. Ele abriu mão da candidatura à reeleição ao cargo de vereador.

A esposa do prefeito morto, Fatinha de Marcelo, foi escolhida como a candidata do União Brasil em subsituição do marido e eleita no dia 6 de outubro como a gestora municipal a partir de 2025.

Quem eram as vítimas
Eleito pela primeira vez em 2020, Marcelo renunciou ao mandato em julho de 2021, mas voltou à Prefeitura em outubro de 2022, depois que alegou na Justiça que tinha sido coagido a abrir mão do cargo sob ameaças da família da sua então vice-prefeita, Damária Jácome.

Marcelo já tinha uma carreira política no município. Ele foi eleito vereador pelo município em 2008 e 2012 e foi candidato a prefeito pela primeira vez em 2016, mas não conseguiu se eleger naquela ocasião.

Pai de Marcelo, Sandi Alves de Oliveira, de 58 anos, também já tinha sido vereador do município e era apontado pelo filho como sua inspiração na política.

João Dias é o terceiro menor município do Rio Grande do Norte, com pouco mais de 2 mil habitantes, segundo o IBGE. Ainda de acordo com o instituto, a cidade localizada na região do Alto Oeste, na divisa com a Paraíba, contava com apenas 294 pessoas ocupadas em 2022, com rendimento médio de 1,5 salário mínimo.

G1RN

 

APROVADOS NO CONCURSO DA AMCEVALE EM ITAJÁ, ESPERAM RESPOSTAS POR PARTE DO PREFEITO EM RELAÇÃO A CONVOÇÃO

REDAÇÃO ITAJÁ TV
 

Aprovados no concurso da Ancevale 2024 ITAJÁ, estão cobrando do prefeito Alaor Pessoa, uma resposta qual previsão de convocação.

O município, realizou o concurso aonde, várias categorias, como educação, transporte, e etc, foram aprovados, porêm até o momento os novos concursados ainda não tiveram respostas de quando serão convocados.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, publicou uma liminar proibindo assim novas contratações temporárias LEMBRE AQUI


Os profissionais estão cobrando os seus direitos, estudaram passaram e querem trabalhar senhor prefeito...

ITAJAENSE MORRE AO ENVADIR A CONTRA MÃO NA BR-304 ENTRADA DE BENTO FERNANDES

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Na madrugada desta sexta-feira(27) de dezembro, aconteceu um acidente na BR-304 na entrada de acesso ao município de Bento Fernandes, José Francisco dos Santos de 73 anos, conhecido por ''ZÉ DAS CABRAS'' Seguia em sua moto, com destino a natal, quando o mesmo envadiu a contra mão, e foi colhido por um veículo o motociclista morreu na hora.

De acordo com Informações, repassadas, a vítima era diabético e possivelmente após tomar café na estrada pode ter passado mal ao pilotar a motocicleta.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, por volta das 4h50 desta sexta-feira (27), no km 234 da BR 304, o condutor de uma motocicleta invadiu a pista contrária e colidiu de frente com um carro de passeio, modelo HB20S.

A colisão resultou na morte do motociclista. Uma ambulância do Samu ainda chegou a ser acionada ao local, mas apenas constatou o óbito. Os demais envolvidos não se feriram.


Ainda segundo os policiais, o motociclista que provocou o acidente não possuía permissão para pilotar e já tinha sido notificado anteriormente pela PRF por dirigir sem habilitação. A motocicleta pegou fogo após a colisão.

Equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) de Natal foram acionados para periciar o local e recolher o corpo. A Polícia Civil vai investigar o caso.

A equipe da PRF permanece no local controlando o fluxo de veículos, no intuito de evitar novos acidentes.



MOTORISTA PERDE O CONTROLE DO VOLANTE E CAPOTA O CARRO NA ROTATÓRIA DA BR-304 SAÍDA PARA FORTALEZA

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Na tarde desta quinta-feira (26), mais um grave acidente foi registrado em rodovia federal de Mossoró.  Desta vez o sinistro aconteceu na rotatória que conecta a BR-304 à RN-013 saída para Fortaleza.

O acidente do tipo capotamento envolveu um carro de passeio, ocupado por três pessoas e que precisaram ser socorridas e encaminhadas para atendimento médico.

De acordo com informações repassadas pela PRF, o incidente ocorreu após o condutor do veículo perder o controle, supostamente ao ser “trancado” por outro carro que realizava uma manobra imprudente.

As vítimas foram levadas ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Até o momento, não há detalhes oficiais sobre o estado de saúde dos envolvidos. As circunstâncias do acidente seguem sob investigação, enquanto autoridades locais reforçam a importância da prudência no trânsito, especialmente em áreas de grande fluxo, como a rotatória onde ocorreu o sinistro.

FIM DA LINHA

FERIADO DE NATAL: NÚMERO DE MORTOS EM ACIDENTES NAS RODOVIAS FEDERAIS NO RN É 7 VEZES MAIOR EM 2024, DIZ PRF

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O feriadão de Natal terminou com sete pessoas mortas na hora nas estradas federais dentro do Rio Grande do Norte. O dado foi divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta-feira (26) e considera o período de 20 a 25 de dezembro deste ano.

O número é 7 vezes - ou 600% - maior do que no mesmo período do ano passado, quando uma pessoa morreu nas estradas federais do estado.

Em apenas um acidente, ocorrido no município de Bom Jesus, cinco pessoas morreram numa colisão frontal entre dois carros.

⚠️ É importante reforçar que a PRF considera apenas as mortes resultadas no local do acidente. Duas das vítimas do acidente em Bom Jesus morreram após atendimento médico e encaminhamento para o hospital. O número total, portanto, subiria para 9 mortos caso essas duas mortes também fossem consideradas.

O número de acidentes registrados também aumentou 32% em comparação com o feriado de Natal de 2023, segundo a PRF. Neste ano, foram 33 contra 25 no ano anterior. Houve ainda 41 feridos - em 2023 foram 37.

Veja comparativo abaixo:

Acidentes no Feriado de Natal

Ano Acidentes Feridos Mortos
2023        25          37                  1
2024        33          41                  7




Acidentes
Os acidentes nas rodovias federais que terminaram com pessoas mortas foram:

Capotamento de carro na BR-226 em Pau dos Ferros (quarta-feira, 25): 2 mortes

Atropelamento na BR-304 em Assú (segunda-feira, 23): 1 morte

*Colisão frontal na BR-226 em Bom Jesus (domingo, 22): 5 mortes (veja reportagem aqui)

Colisão com animal na BR-406 em Jandaíra (domingo, 22): 1 morte

*Acidente no qual duas pessoas morreram após encaminhamento para o hospital. A PRF não considera essas duas mortes no relatório, o que reduz o número para 7 no total.

Outros acidentes ocorridos nos últimos dias:

*Acidente com três caminhões e um carro na BR-304 em Angicos (quinta-feira, 19): 1 morte (veja reportagem aqui)

Acidente entre carro e motocicleta na RN-288 em São José do Seridó (sábado, 21): 2 mortes (veja reportagem aqui)

Colisão entre moto e carro em Apodi (sábado, 21): 1 morte

*O acidente aconteceu em rodovia federal, mas no dia 19, antes do período analisado pela PRF como feriado de Natal.

G1RN

HOMEM É ENCONTRADO MORTO NA LAGOA DE EXTREMOZ NA GRANDE NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O corpo de um homem de 37 anos foi encontrado na manhã desta quinta-feira (26) na Lagoa de Extremoz, na Grande Natal.

De acordo com informações do 16º Batalhão da Polícia Militar, o homem havia saído de casa na quarta-feira (25) para aproveitar o feriado e não retornou.

Populares que estavam na região acionaram a polícia ao avistar o corpo na lagoa, que é utilizada como balneário.

Em seguida, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi chamado para realizar a remoção e os exames necessários.

A principal suspeita é de que o homem tenha se afogado ainda na tarde do dia anterior.

O Corpo de Bombeiros também esteve no local, mas não havia mais nenhuma ação a ser realizada. A ocorrência segue em investigação.

G1RN

PRESIDENTE DA CÂMARA DE TABULEIRO DO NORTE, NO CEARÁ, É MORTO A TIROS NA FRENTE DE SUA CASA

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O vereador Marcos Aurélio de Araújo (PP), de 57 anos, presidente da Câmara Municipal de Tabuleiro do Norte, foi morto a tiros em frente de casa na cidade do interior do Ceará, na noite desta quinta-feira (26).

Câmeras de segurança flagraram o momento do crime. Marcos Aurélio estava sentado na calçada com a sogra e outra mulher quando dois homens chegaram em uma motocicleta, correram na direção dele e dispararam ao menos nove vezes.

Durante o ataque, uma das mulheres que estava perto da vítima correu para se proteger. Já a sogra do político, permaneceu sentada, sem conseguir fugir e foi atingida por dois disparos. A mulher foi socorrida, já o vereador morreu no local. Após o crime, os dois suspeitos fugiram em uma moto.

G1 CEARÁ 

O g1 entrou em contato com a Secretaria da Segurança do Ceará e aguarda resposta da pasta sobre o crime.

Marcos Aurélio era natural de Tabuleiro do Norte. Nas eleições deste, ele foi reeleito para o quarto mandato como vereador da cidade. Na ocasião, ele recebeu 1.508 votos, o maior número do município.

A Prefeitura de Tabuleiro decretou luto oficial de três dias pela morte do presidente da Câmara da cidade.