A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) instalou nesta segunda-feira (13) a sala de situação para monitoramento da dengue e demais arboviroses no Rio Grande do Norte. Composta por membros de todas as áreas da Sesap, a sala de situação vai auxiliar no enfrentamento à dengue com as avaliações técnicas e montagem de estratégias intersetoriais, ao lado do Centro de Operações de Emergências (COE), que começa a funcionar a partir da quinta-feira (16).
A primeira reunião da sala de situação, que inicialmente terá encontros quinzenais, foi coordenada pela secretária de Saúde Pública, Lyane Ramalho. “Estamos antecipando as ações porque a vigilância epidemiológica identificou um aumento expressivo de casos no fim de 2024. Esse é o momento que precisamos, mais uma vez, contar com a colaboração de todos no combate ao mosquito”, resumiu ela.
O aumento citado pela secretária diz respeito a um crescimento de mais de 180% nos casos prováveis no período de dezembro do ano passado em comparação com a mesma época de 2023. Em 2024, o RN registrou mais de 17 mil casos prováveis de dengue, mas apenas dois óbitos durante o período de epidemia. “A nossa ideia é repetir as estratégias de sucesso do ano passado, atuando junto aos municípios prioritários, que esse ano são 30. Vamos monitorar de perto toda a situação, para evitar que haja pressão na rede hospitalar e que não registremos óbitos”, ressaltou Diana Rego, coordenadora de vigilância em saúde.
O próximo passo da estratégia coordenada pela Sesap é a instituição do COE, que envolve outros atores parceiros de áreas como segurança pública, educação, meio ambiente e infraestrutura, tanto a nível estadual como municipal. A previsão é de que o COE seja instalado na próxima quinta-feira, sob a coordenação da governadora Fátima Bezerra.
PONTA NEGRA NEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário