Com a aproximação do Carnaval, a indústria hoteleira do Rio Grande do Norte trabalha com expectativas positivas para a ocupação nos principais destinos turísticos do estado. Apesar de a Prefeitura do Natal ainda não ter divulgado a programação oficial para a festividade, a expectativa é que a combinação de clima favorável e atrativos locais continue posicionando a capital como um dos destinos mais procurados no período. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), a projeção é de 85% de ocupação durante o período.
De acordo com Edmar Gadelha, presidente da ABIH-RN, o setor está preparado para atender à demanda, apostando na excelência do atendimento e no acolhimento característico da hotelaria potiguar. “Isso evidencia não apenas o potencial turístico do nosso estado, mas também o fortalecimento de nossas estratégias de divulgação e a qualidade dos serviços oferecidos pelas redes de hospedagem. O Carnaval é uma das épocas mais aguardadas do ano, e acreditamos nos atrativos do nosso destino”, afirma.
A mesma percepção é reforçada por Grace Gosson, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do RN (SHRBS-RN), destacando que a ocupação hoteleira deve se manter elevada, especialmente com o incremento de turistas regionais. “Devemos ter a vinda de bastante turista vindos da Paraíba, Pernambuco e de interiores do nosso estado, motivados pelas festas que a Prefeitura normalmente realiza ao longo dos últimos anos. A expectativa é que haja um aumento em relação ao ano anterior”, explica.
O Carnaval, que acontecerá entre os dias 1 a 4 de março, surge como um período estratégico para a hotelaria potiguar após a redução natural no fluxo de visitantes registrada em fevereiro, quando se encerra o auge da alta temporada de verão devido à retomada das aulas e fim dos recessos prolongados de início de ano. Nesse contexto, as festas tradicionais e as belezas naturais continuam a ser um diferencial competitivo.
Para atender à alta demanda, a rede hoteleira do estado está adotando medidas que incluem a articulação com órgãos públicos e parceiros privados. “Nossa rede hoteleira desempenha um papel estratégico no acolhimento de visitantes nacionais e internacionais, consolidando-se como um motor essencial para o desenvolvimento do turismo e da economia local. Para o Carnaval, adotamos medidas robustas que aliam excelência no atendimento”, detalha Edmar.
Embora o cenário seja otimista, há desafios que precisam ser enfrentados, especialmente na infraestrutura de acesso aos destinos turísticos. Grace destaca a importância da conclusão das obras de reforma da estrada que liga Natal à praia de Pipa, um dos pontos turísticos mais procurados. “É essencial que as estradas estejam em bom estado para consolidarmos a ocupação alta. A conclusão da reforma da estrada de Pipa é crucial para evitar que os turistas escolham outros destinos próximos”, ressaltou.
As obras de recuperação da RN-003, que liga Goianinha à Pipa, devem ser concluídas até o próximo dia 31, de acordo com informações do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN). Prevista inicialmente para entrega em dezembro de 2024, a obra foi suspensa no mês passado, pouco antes do Natal, devido ao aumento no fluxo de veículos na via durante o período de final de ano. O DER explicou que está sendo feita a substituição e reforço de solo, drenagem e asfaltamento.
Hotéis preparam estratégias
A indústria hoteleira já se organizam para atender à demanda esperada, com estratégias voltadas principalmente ao público regional e ao turista do Sudeste, que busca sol, mar e festas no período. Grace explica que o perfil do visitante de Carnaval no estado costuma ser diferenciado. “O turista que vem ao Rio Grande do Norte nessa época normalmente vem em família. Isso é muito característico do nosso público, que busca conforto e tranquilidade”, afirma.
Por outro lado, a parceria entre setores é destacada como essencial para garantir uma experiência completa ao turista, segundo Edmar Gadelha. “A ABIH-RN é entusiasta do fortalecimento das ações conjuntas entre esses setores para promover o turismo integrado e oferecer opções ao turista. Entendemos que a experiência da hospedagem de qualidade deve ser complementada com uma boa gastronomia. Essa parceria é fundamental para criar uma oferta diversificada que valorize a nossa cultura gastronômica e atenda às expectativas dos visitantes”, reforça Gadelha.
TRIBUNA DO NORTE
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