O Comitê de Monitoramento das Chuvas, instituído pela governadora Fátima Bezerra, atua junto aos municípios do estado e colhe informações junto às coordenadorias municipais de defesa civil sobre eventuais transtornos ocasionados pelas chuvas. As informações ainda estão chegando à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Norte, na manhã desta quinta-feira, e não houve acionamento dos órgãos estaduais por parte dos municípios.
O alerta de risco alto para chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) às Defesas Civis passou para a cor laranja em todo o Rio Grande do Norte nesta quinta-feira. Até a noite de ontem, a região do Litoral potiguar estava numa faixa vermelha (grande perigo), reduzindo nesta quinta-feira (6) também para laranja (perigo).
A governadora Fátima Bezerra, que cumpre agendas oficiais desde a terça-feira em Brasília e São Paulo, reiterou aos gestores de órgãos estaduais que integram o Comitê total que se mantenham em permanente estado de alerta para atuação junto aos municípios, em caráter preventivo, inclusive, sempre respeitando a autonomia e competências legais.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel BM Marcos de Carvalho, as ocorrências registradas e enviadas até a manhã desta quinta-feira são em sua maioria alagamentos de vias e, em Natal, transbordamento de uma lagoa de captação, sem registro de pessoas feridas. De acordo com a Emparn, as chuvas devem persistir até esta sexta-feira, cessando no sábado, e retomando no domingo (9).
Capacitação
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Norte iniciou, nessa quarta-feira (5), o trabalho de capacitação direcionado aos agentes indicados pelas coordenadorias de proteção e defesa civil dos municípios. Uma ação essencial e que integra uma série de atividades e projetos planejados pela Coordenadoria estadual para o ano de 2025.
As capacitações ocorrem ao longo de todo o ano, além das ações de orientação e apoio técnico voltado às eventuais demandas dos gestores municipais junto ao Governo do Estado. Este ano, graças à excelência da capacitação oferecida pela Defesa Civil do Estado, houve interesse de colaboradores do estado da Paraíba.
A capacitação ocorre em formato híbrido, e nesta quarta-feira contou com mais de 90 colaboradores. Entre as abordagens, durante a capacitação, os agentes recebem instrução sobre trâmites administrativos internos e externos, uso de sistemas e formulários, articulação com órgãos da administração pública em âmbito nacional e estadual e técnicas de procedimentos de campo, entre outras.
PONTA NEGRA NEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário