O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou nesta sexta-feira 14, que os países do Brics podem enfrentar tarifas de até 100% dos EUA se avançarem na criação de uma moeda própria. Em declarações no Salão Oval da Casa Branca, Trump afirmou que a ideia de enfraquecer o dólar “está morta agora”.
O bloco, composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros cinco membros (Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos), tem discutido a realização de transações sem o uso do dólar. Trump já havia ameaçado o grupo na véspera, afirmando que os EUA poderiam aumentar tarifas “se quiserem brincar com o dólar”.
A proposta de desdolarização é uma das principais iniciativas do Brics, que representa 31,5% do Produto Interno Bruto (PIB) global e abriga 45,2% da população mundial. Autoridades do bloco argumentam que o uso predominante do dólar permite que os EUA exerçam influência excessiva em negócios internacionais, mesmo sem participação direta.
Durante a Cúpula do Brics em Kazan, na Rússia, a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, criticou o que chamou de “uso do dólar como arma”. O bloco, que agora conta com dez membros fixos e 13 associados, busca alternativas para reduzir a dependência da moeda norte-americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário