O número de pessoas vivendo em situação de rua no Brasil registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal chegou a 335.151 em março deste ano. O dado representa um aumento de 0,37% em relação a dezembro de 2024, quando o país contabilizava 327.925 pessoas nessa condição.
As informações fazem parte do informe técnico de abril do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), divulgado na segunda-feira (14). O estudo foi elaborado com base nos dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O levantamento revela ainda que o número atual é 14,6 vezes maior do que o registrado em dezembro de 2013, quando 22,9 mil pessoas em situação de rua estavam cadastradas no sistema.
À Agência Brasil, o MDS informou que, desde 2023, retomou as capacitações para entrevistadores e operadores do CadÚnico, fortalecendo a atuação dos municípios na coleta de dados. A pasta também ressaltou que os números anteriores estavam subnotificados e com inconsistências, em razão do enfraquecimento da atualização cadastral durante o período de 2019 a 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário