Uma operação deflagrada pelas forças de segurança desarticulou, nesta terça-feira (15), uma organização criminosa que atuava na internet promovendo crimes de ódio e abuso contra menores. A ação foi coordenada pela Polícia Civil, com apoio de órgãos federais de investigação cibernética.
De acordo com as autoridades, o grupo utilizava redes sociais, aplicativos de mensagens e fóruns da deep web para disseminar conteúdos de caráter extremista, além de aliciar e explorar crianças e adolescentes em ambientes virtuais.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em vários estados. Computadores, celulares e mídias digitais foram apreendidos e passarão por perícia. Alguns suspeitos também foram presos em flagrante por posse de material ilegal.
As investigações apontam que os criminosos agiam de forma articulada e com divisão de funções, criando perfis falsos para atrair vítimas e manipular conteúdos que incitam a violência, a intolerância e o abuso sexual infantil.
A polícia reforçou que o trabalho de monitoramento digital continua e que novas prisões podem ocorrer nos próximos dias. O caso segue sob sigilo para não comprometer as investigações em andamento.
A população é incentivada a denunciar qualquer suspeita de abuso ou crime cibernético por meio do Disque 100 ou das delegacias especializadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário