18 janeiro 2025

ASSOCIAÇÃO DENUNCIA ATRASO NO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO DE POLICIAIS E BOMBEIROS NO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Os presidentes das associações de policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte se reuniram, nessa quinta-feira (16), para cobrar pagamento do auxílio-alimentação, que estava previsto para ser pago na última quarta-feira (15). A denúncia foi oficializada em nota divulgada pela Associação dos Praças da Polícia e Bombeiros Militares do Seridó (APBMS).

De acordo com a nota, os represetantes das categorias de policiais e bombeiros militares entraram em contato com o Comandante-Geral, que esclareceu estar apurando com o Governo do Estado e com secretários responsáveis as razões do atraso. Ainda ssegundo o texto, ficou acordado que haverá empenho para buscar uma solução com urgência, assegurando para o futuro que o benefício seja pago na data acordada (dia 15) nos próximos meses.

A APBMS, que assinou a nota, destacou que o auxílio-alimentação é um benefício essencial para os profissionais das corporações e cobrou do governo estadual o cumprimento do compromisso firmado.

O que diz o Governo do RN?
Até o momento, o Governo Estadual ainda não se pronunciou oficialmente sobre o atraso. A categoria informou que aguarda um posicionamento e a regularização do pagamento o mais breve possível.

Confira nota na íntegra:

AUXILIO ALIMENTAÇÃO

Na data de hoje, os presidentes das Associações de Policiais e Bombeiros Militares (APBMS) mantiveram contato com o Comandante-Geral para cobrar explicações sobre o não pagamento do auxílio-alimentação, que estava previsto para ser depositado no dia de ontem (15 deste mês), conforme o cronograma habitual.

Diante da cobrança, o Comandante-Geral informou que o pagamento não foi efetuado na data estipulada e que está apurando junto ao Governo do Estado e seus secretários as razões do atraso. Ressaltou ainda que está empenhado em solucionar a situação o mais rápido possível, assegurando que o auxílio-alimentação continue sendo pago na data acordada mensalmente.

Reforçamos a importância do cumprimento deste benefício essencial para os Policiais e Bombeiros Militares e esperamos que o Governo Estadual regularize a situação com urgência, honrando o compromisso assumido.

Seguiremos acompanhando de perto o desenrolar deste caso e mantendo a categoria informada sobre os desdobramentos.

Associação dos Praças da Policia e Bombeiros Militares do Seridó.

RN PERDE A CHANCE DE RETOMAR 87 OBRAS PARADAS NA ÁREA DE SAÚDE

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Com adesões encerradas nesta sexta-feira (17), 87 obras de saúde em municípios do Rio Grande do Norte não terão suas reformas concluídas ou retomadas, pois não tiveram manifestação de interesse em tempo hábil junto ao Termo de Repactuação para Retomada de Obras na Saúde (TRR), projeto do Governo Federal que terá investimento de R$ 353 milhões para o reinício e conclusão de obras nos estados brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, o Estado tinha 225 obras aptas a participar do programa, com 157 delas recebendo manifestação, sendo 64 delas para reativação e outras 57 para repactuação. Das 225 obras, 87 delas não tiveram registro de interesse em participar do programa. A situação envolve obras que sequer começaram e em alguns casos, que tiveram seus trabalhos iniciados, mas não foram concluídas devido a adequações em projetos e falta de recursos.

Parte das obras que serão retomadas estavam paralisadas e em alguns casos, não foram iniciadas. Gestores e representantes dos municípios ouvidos pela TRIBUNA DO NORTE apontam uma série de fatores para que uma obra acabe paralisando, como inadequação em projetos e em especial, o não envio de recursos por parte do Ministério da Saúde. Há situações também de falta de atualização cadastral das obras.

Play Video
Segundo planilha do Ministério da Saúde, das 87 obras em que os municípios não registraram manifestação no Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob), em 19 delas os municípios registraram que não tinham interesse em retomá-las. As cidades dessas obras são Mossoró, Extremoz, Campo Grande, Campo Redondo, Caraúbas, Boa Saúde, Lagoa de Pedras, Caiçara do Rio do Vento, João Dias, Tenente Laurentino Cruz e Martins. Entre as obras estão Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), academias, ampliações e reformas em espaços de saúde pública do Estado.

Segundo a presidente do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia, aponta uma série de fatores para o número de obras sem manifestação de interesse, entre eles projetos que “caducaram” e a dificuldade de gestores eleitos em acessarem os sistemas para avaliarem os projetos. Ela cita ainda dados obsoletos no sistema do Governo Federal. “Sabemos que ao longo do tempo, temos muitos projetos dentro do Ministério da Saúde, que empancaram, seja por burocracia do Sismob, porque não se conseguia aprovação da planta pela Vigilância Sanitária, que não tem profissionais suficientes para atender as demandas dos municípios, algumas dessas obras que ficaram caducas e os valores não correspondiam. Temos obras de 2013, por exemplo. São muitos fatores que não davam condição para o gestor retomar a obra”, explica Maria Eliza Garcia.

A gestora disse ainda que foi feito um trabalho em conjunto à Federação dos Municípios do RN (Femurn) para que as prefeituras se sensibilizassem do programa. “Grande parte dessas obras não são obras que estão a todo vapor, que o gestor está querendo. Tem obras que o município recebeu o valor e devolveu porque não tinha condições de terminar e constam nessa relação. O que precisa ser feito hoje: um movimento no sentido de pedir ao Ministério da Saúde para termos uma realidade e fazer um trabalho junto a esses gestores”, cita, acrescentando ainda que pedirá ampliação de prazo para uma reavaliação.

“Sabemos que uma das questões que atrapalharam esse fluxo é pelo fato de que isso aconteceu justamente no momento de transição entre gestões. Estamos em 17 de janeiro e muitos gestores ainda não têm acesso ao Invest SUS, porque quem fez a troca de gestão só agora que está conseguindo abrir o sistema do Ministério da Saúde”, finaliza.

UBSs eram maioria no programa

No RN, a cidade de Mossoró é a que mais registrou negativas em retomar obras, segundo consta no sistema do Ministério da Saúde, com cinco obras. Os empreendimentos fariam parte do programa Requalifica UBS, que permite construir e reformar unidades já existentes. Os projetos são datados de 2010 a 2013. O sistema também registra 14 obras com interesse do município em retomar os serviços.

Em nota enviada à TRIBUNA DO NORTE, a Prefeitura de Mossoró disse que as Secretarias de Projetos Estratégicos, Planejamento, Orçamento e Gestão e Infraestrutura, à época, analisaram as obras contidas no Programa de Repactuação e foi verificado que, se tratavam de obras a iniciar e não obras inacabadas, sendo todas elas de gestões passadas.

“Também foi verificado pelas equipes que não havia viabilidade para execução de algumas obras em razão do valor insuficiente que estava sendo ofertado. Importante destacar que as secretarias também identificaram que algumas obras citadas no programa, inclusive, já estavam sendo executadas”, disse em nota a PMM.

Em relação a Extremoz, que também registra três obras “sem interesse” no sistema, a secretária de obras Mary Oliveira aponta que os empreendimentos são de gestões passadas, todas datadas de 2012 e 2013. As obras referem-se a Unidades Básicas de Saúde, que segundo a secretária, não precisam ser retomadas uma vez que já há espaços viabilizados nos bairros que receberiam essas obras. Além disso, o município recebeu o aval para retomar outras duas UBSs dentro do programa, a de Pitangui e a do Km 23, segundo a secretária. Essas duas se juntam a outras quatro que o município manifestou interesse em reativar ou repactuar os serviços.

“A UBS de Genipabu não foi feita porque já temos uma UBS lá e pelo contingente populacional atende, então optamos por colocar realmente as áreas em que tinham cobertura que ainda não é a ideal em termos populacionais. Na UBS da Boca da Ilha já temos uma unidade no local, que é uma unidade na zona rural em que temos um contingente de pessoas incompatível em relação às outras que solicitamos. Já temos uma no local. Optamos por não colocar por questão de cobertura que já é satisfatória. Já em relação a outra, que é no Centro de Extremoz, já temos uma UBS que é em prédio próprio em que funciona normalmente”, cita, acrescentando que posteriormente foram feitas portarias oficializando o cancelamento para essas obras, acrescentando que o sistema do Ministério da Saúde também está desatualizado para parte das obras descritas no portal.

O programa
Com prazo inicial para o dia 03 de janeiro, o Ministério da Saúde prorrogou até a última sexta-feira (17) o prazo para que gestores estaduais e municipais regularizassem e assinassem o Termo de Repactuação para Retomada de Obras na Saúde (TRR).
A iniciativa foi regulamentada pela Portaria GM/MS nº 5.426/2024 e contará com investimento superior a R$ 353 milhões, segundo o Ministério da Saúde.

Entre as obras previstas figuram 137 academias de saúde, 10 centros de atenção psicossocial (Caps), três centros de parto normal, cinco centros especializados em reabilitação, três oficinas ortopédicas, 808 unidades básicas de saúde (UBSs), quatro unidades de acolhimento, 28 unidades de pronto atendimento (UPAs) e duas unidades neonatais.

Segundo o Ministério da Saúde, o Pacto Nacional pela Retomada de Obras foi sancionado por meio da Lei Nº 14.719/2023. “Ao assumir, a atual gestão do Ministério da Saúde identificou 5.573 obras na área da saúde paralisadas ou inacabadas. Em novembro de 2023, foi sancionada a Lei N° 14.719/23, que cria o Pacto Nacional pela Retomada de Obras, possibilitando a transferência de recursos corrigidos monetariamente para a conclusão das obras”, disse em nota.

Em janeiro de 2024, o Ministério da Saúde editou a Portaria N° 3.084/2024, que dispõe sobre a repactuação para a Retomada de Obras na Saúde, entrando em contato para identificar o interesse na conclusão das ações. “Cerca de 31% dos municípios elegíveis afirmaram não querer retomar a obra ou não se manifestaram no sistema do Ministério da Saúde, sendo necessária a devolução desses recursos. Já 3.594 obras tiveram o aval dos gestores locais para retomada. Desses, 2.504 obras apresentaram a documentação, e já foi aprovada e publicada a portaria do resultado de 1.000 obras, das quais 797 tiveram sua situação regularizada”, disse o MS.

Números
R$ 353 mi
É o orçamento disponível
para o programa,
relativo a todo o Brasil

Femurn vai monitorar retomada de obras

Sob nova gestão desde esta semana, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) pretende monitorar a retomada das obras de Saúde no Estado. É o que afirma o presidente da entidade, Anteomar Pereira, o Babá, ex-prefeito de São Tomé.

“Vamos acompanhar e orientar os municípios que vão executar e aqueles que não executaram. Vamos saber o problema que ocorreu e averiguar se foi no município ou no ministério”, explica. “São ações importantes que atingem diretamente a saúde dos municípios. Essas infraestruturas que serão retomadas vão servir muito a população, porque hoje temos dificuldade na questão da saúde, com as UBSs, academias. São obras que estão paralisadas e com a retomada será importante para a população dos municípios”, finaliza o presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn).

Ainda segundo Babá Pereira, a Femurn pretende fazer uma diligência junto aos municípios para elaborar um diagnóstico de obras paralisadas na Saúde e em outros segmentos, visando a retomada das obras. “Vamos pedir aos municípios um levantamento de todas as obras que estão paradas, sabendo o motivo para podermos marcar uma audiência em Brasília junto com a Confederação Nacional dos Municípios para tentarmos resolver esses problemas. Nossa expectativa é finalizar esse levantamento até no máximo final de fevereiro”, acrescenta.

O ex-presidente da Femurn, Luciano Santos, cita que é importante os gestores terem um mapeamento de obras paralisadas e priorizar esses serviços para conclusão. “É ser feito um levantamento detalhado das obras, o motivo da paralisação, saber se é falta de repasses, problemas contratuais, entraves, e priorizar as que estão em estágio avançado e com impacto social”, acrescentando ainda que, enquanto prefeito, chegou a fazer repactuação e reavaliação de contratos, com ajuste de prazos, valores e metas. “Um processo licitatório perfeito dura 120 dias e um imperfeito até um ano. É estabelecer termos de compromisso claro entre município, Estado e União para garantir uma previsibilidade dos repasses”, finaliza.

TRIBUNA DO NORTE 

CASAL MORRE APÓS QUEDA DE HELICÓPTERO EM SÃO PAULO; FILHA E PILOTO SÃO RESGATADOS COM VIDA

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um helicóptero que transportava três passageiros e o piloto caiu em São Paulo na noite desta quinta-feira (16), na cidade de Caieiras, Região Metropolitana de São Paulo. O acidente deixou duas pessoas mortas e dois feridos, que foram resgatados na manhã de hoje.

Os mortos foram identificados como Juliana Elisa Alves Maria Feldman e André Feldman, ambos de 49 anos. A filha deles, Bettina Feldman, que completa 12 anos nesta sexta-feira, foi transferida para o Hospital das Clínicas após ser resgatada pelo helicóptero Águia da Polícia Militar. O piloto Edenilson de Oliveira também ficou ferido e seu estado é considerado estável.

Durante a operação de resgate, a menina foi levada nas costas por uma socorrista. Ela passou a madrugada no meio da mata. O helicóptero tinha como destino Americana, no interior do estado. A aeronave decolou do Campo de Marte, na zona norte da capital, e caiu após um curto trajeto.

Com informações do R7.com

GOVERNO DO RN ENTREGA OBRA DE RESTAURAÇÃO DA RODOVIA ENTRE TIBAU E GROSSOS NESTE SÁBADO (18)

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, realiza neste sábado (18), às 10h, a entrega da obra de restauração do acesso rodoviário que liga os municípios de Tibau e Grossos, na região Oeste do estado. A via, conhecida como rodovia litorânea Dehon Caenga, tem uma extensão de 17,5 quilômetros e passou por melhorias que beneficiam a infraestrutura local.

A restauração foi realizada com um investimento de R$ 4,43 milhões, proveniente do empréstimo obtido pelo governo do Estado por meio da adesão ao Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF). A obra está sob a jurisdição do Distrito Rodoviário de Mossoró e visa melhorar as condições de tráfego e garantir mais segurança para os motoristas que utilizam a rodovia, especialmente na alta temporada, quando o fluxo turístico na região aumenta significativamente.

RIO GRANDE DO NORTE TEM MAIS DE 9 MIL ESTUDANTES APTOS AO PÉ-DE-MEIA LICENCIATURAS

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Rio Grande do Norte tem 9.035 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que alcançaram um resultado igual ou superior a 650 pontos e estão aptos ao Pé-de-Meia Licenciaturas — um apoio financeiro para fomentar o ingresso, a permanência e a conclusão das licenciaturas por estudantes com alto desempenho no Enem. Os interessados já podem concorrer a uma das 12 mil bolsas disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC) para todo o Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o processo seletivo abrem nesta sexta-feira (17) pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

As instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Norte terão 14.067 vagas nesta edição do Sisu, 3.521 delas são em 89 cursos de licenciatura distribuídos em quatro instituições participantes do programa no estado.

“Nós queremos apoiar o estudante que tem perfil e que queira ser professor para que possa ingressar nas licenciaturas das nossas universidades. Nós vamos ofertar as bolsas que já vão valer agora para o Sisu. O que for remanescente vai para o Prouni [Programa Universidade para Todos] e o que sobrar vai para o Fies [Fundo de Financiamento Estudantil]”, explicou o ministro da Educação, Camilo Santana.

Segundo ele, o Pé-de-Meia Licenciaturas tem como foco atrair, estimular e incentivar as pessoas a entrarem na licenciatura e permanecerem. “Também é um estímulo que nós queremos dar para essa etapa. O pagamento será feito pela Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] e nós já queremos depositar a primeira parcela em abril”, informou.

Brasil
Ao todo, 371.560 candidatos do Enem 2024 alcançaram nota para participarem do Pé-de-Meia Licenciaturas e já podem se inscrever por meio do Sisu 2025. Esta edição do programa conta com a oferta de 68 mil cursos de licenciatura distribuídos pelo Brasil. Neste ano, serão ofertadas 261.779 vagas, em 6.851 cursos de 124 instituições públicas de ensino superior de todo o país.

Pé-de-Meia
O Pé-de-Meia Licenciaturas faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado pelo governo federal na última terça-feira, 14 de janeiro. Para concorrer à bolsa, o participante deve ter nota igual ou superior a 650 pontos no Enem e se matricular em um curso presencial de licenciatura.

PONTA NEGRA NEWS 

POLÍCIA PRENDE TENENTE DA PM SUSPEITO DE DIRIGIR CARRO USADO NA EXECUÇÃO DO DELATOR DO PCC

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um policial militar suspeito de ser o motorista do carro usado pelos atiradores na execução de Vinícius Gritzbach, delator do PCC, foi preso pela Polícia Civil, neste sábado (18), em Osasco, região metropolitana de São Paulo.


O Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) cumpriu uma mandado de prisão temporária expedido pela Justiça contra um tenente da PM. Ele foi conduzido para a sede do DHPP e será encaminhado ao Presídio Romão Gomes da Polícia Militar.

Ao todo, o número de militares detidos pela participação no caso chega a 16, incluindo três tenentes com a nova prisão.

O primeiro tenente chefiava o grupo de policiais que faziam a escolta pessoal de Grtizbach;
O segundo facilitava as escalas de trabalho para que os PMs participassem da escolta, com a ciência de que estavam fazendo a segurança para um homem que lavava dinheiro para o PCC e continuava cometendo crimes, segundo a Corregedoria da Polícia Militar.
O SBT News tenta localizar a defesa do tenente. Em caso de manifestação, a reportagem será atualizada. Em nota, Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que as “forças de segurança do estado são instituições legalistas e que nenhum desvio de conduta será tolerado”.

Olheiro do PCC e últimas prisões

Na sexta-feira (17), a força-tarefa das polícias de São Paulo prendeu um homem de 22 anos suspeito de ajudar Kauê do Amaral Coelho, apontado como olheiro durante o assassinato de delator.



Jaqueline Moreira, que é a namorada de Kauê, foi presa na tarde de quinta-feira (16). Ela é suspeita de participar do tráfico de drogas e de ter auxiliado o companheiro na fuga, que ainda está foragido da Justiça.


Na manhã de quinta, a Corregedoria da Polícia Militar realizou uma operação que prendeu 15 policiais, sendo 14 suspeitos de realizarem a escolta ilegal de Antônio Vinícius Gritzbach. Esses militares foram enquadrados pelo crime de organização criminosa, uma vez que tinham conhecimento que o delator continuava cometendo crimes.


O outro detido é um cabo da PM suspeito de ser um dos atiradores que matou Gritzbach no Aeroporto Internacional de São Paulo, em novembro do ano passado.

O SBT News apurou que ele é Denis Antônio Martins e foi investigado por outro homicídio com o uso de fuzil, mesmo armamento utilizado na morte do delator.

SBT NEWS 

HOMEM ACUSADO DE HOMICÍDIO EM 2009 É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL EM PARNAMIRIM

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Polícia Civil de Parnamirim prendeu, nesta sexta-feira (17), um homem acusado de ter cometido um homicídio há mais de 15 anos. O crime ocorreu em 10 de agosto de 2009, no bairro Santos Reis, e teve como vítima Flávio José Salustino da Silva. A prisão foi efetuada pela equipe da 11ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.

De acordo com as investigações, o acusado, junto com um comparsa, rendeu a vítima na data do crime. A dupla enforcou Flávio José e, em seguida, utilizou uma arma branca para desferir os golpes fatais. Após o assassinato, os dois fugiram do local, e o agora detido permaneceu foragido por quase uma década e meia.

Após intensa busca e diligências, a Polícia Civil conseguiu localizar o suspeito e efetuar sua prisão. Ele foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, ao sistema prisional, onde aguardará os desdobramentos do processo judicial.

PONTA NEGRA NEWS 

RN INSTALA CENTRO DE OPERAÇÕES PARA COMBATE À DENGUE

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) instalou, nesta quinta-feira (16), o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para dengue e outras arboviroses. Assim, o RN é o 1º estado do Brasil a instalar um centro, que reúne representantes de diversos órgãos públicos do Governo do Estado e também a níveis municipal e federal.

A reunião de abertura do COE foi realizada na sede da Sesap, no Centro de Natal. Durante o encontro, os participantes alinharam as primeiras ações conjuntas, com atenção inicial para a diminuição dos focos de reprodução do Aedes aegypti nos 30 municípios prioritários identificados pela Saúde.

De acordo com o plano de contingência para as arboviroses, o RN encontra-se em nível de alerta, com possibilidade de entrar em situação de epidemia caso registre um aumento expressivo de casos ou confirme algum caso de óbito. Até o fim da tarde desta quinta-feira não havia registro de internação por dengue no estado.

“No período epidêmico do ano passado montamos uma estratégia que foi bem sucedida, com apenas dois óbitos apesar do alto número de casos, e agora queremos repetir. Agora, de forma ainda mais antecipada, visto que o COE de 2024 foi aberto apenas em março”, pontuou a secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho, que coordenou a reunião.

CRESCIMENTO NOS CASOS
Dentre os principais fatores que provocaram a abertura do Centro está a curva ascendente de casos vista desde o fim de dezembro passado. Nas duas primeiras semanas epidemiológicas de janeiro foi notificado um crescimento de 185% nos casos prováveis em relação às duas semanas finais de 2024.

“Precisamos também monitorar de perto a questão da circulação da dengue tipo 3, que não é registrada no estado há 17 anos”, pontuou Diana Rego, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap. A preocupação pelo retorno desse sorotipo se dá pela possibilidade dele encontrar vulnerável uma parcela considerável da população, visto que ele não circula no RN desde o fim da década de 2000, o que pode acarretar em casos mais graves.

Na próxima semana, as equipes da Sesap retornam ao calendário de visita aos 30 municípios prioritários, que foram escolhidos a partir da incidência de casos, casos graves, óbitos, quantidade de focos de mosquitos e fluxo turístico. As visitas reúnem, tal qual o COE, não apenas a saúde, mas integrantes da educação, limpeza urbana e meio ambiente, infraestrutura, entre outros órgãos municipais.

VOLUNTÁRIOS FAZEM MUTIRÃO PARA RECOLHER LIXO NA PRAIA DE BÚZIOS E CONSCIENTIZAR BANHISTAS

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A praia de Búzios, em Nísia Floresta, recebeu um mutirão de limpeza na manhã deste sábado (18). Organizada pela Associação Cabo de São Roque em parceria com o projeto Onda Limpa, do IFRN, a iniciativa reuniu voluntários que recolheram sacos plásticos, garrafas de vidro e até lâmpadas deixadas na faixa de areia.

Os participantes receberam kits com luvas e sacos para realizar o trabalho. Entre eles estavam Samuel Ferreira, de 7 anos, e seu pai, Roberto de Souza, que aproveitaram o dia para contribuir com a limpeza e aprender sobre a importância de preservar o meio ambiente.

De acordo com a Associação Cabo de São Roque, a praia de Búzios é uma das principais áreas de desova de tartarugas marinhas no litoral sul do Rio Grande do Norte.

Segundo a organização, a retirada de microplásticos e outros resíduos é essencial para evitar que esses materiais cheguem ao oceano, onde podem ser confundidos com alimentos por animais marinhos.

Além da coleta de lixo, a ação incluiu atividades educativas. Na tenda do projeto "Tartarugas ao Mar", visitantes receberam orientações sobre preservação ambiental e participaram de uma simulação que mostrou os impactos do microplástico na cadeia alimentar.

Também foram expostas garrafas recolhidas em mutirões anteriores, com rótulos em idiomas orientais, como mandarim e japonês, evidenciando a abrangência da poluição no litoral potiguar.

G1RN

PRAIAS DO LITORAL POTIGUAR ESTÃO PRÓPRIAS PARA BANHO NESTE FIM DE SEMANA, APONTA BOLETIM

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN) divulgou, nesta sexta-feira (17), o boletim de balneabilidade das praias do estado, indicando que todas estão próprias para banho neste fim de semana.

Porém, o estudo também apontou que dois trechos de rio estão impróprios para o banho: o Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium) e o Rio Pirangi (Ponte Nova), ambos localizados em Parnamirim.

Neste período de verão, o programa de balneabilidade ampliou o número de praias analisadas, passando de 33 ao longo do ano para 51. As praias estão em toda a faixa costeira potiguar, de Baía Formosa a Tibau.

O boletim é válido até quinta-feira (23), quando novas amostras serão coletadas para atualização.

Segundo o Idema, a análise é realizada com base na quantidade de coliformes termotolerantes presentes nas águas, seguindo as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do RN (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) e integra o Programa Água Azul.

G1RN

POLÍCIA NÃO INDICIA NINGUÉM POR MORTE DE MULHER COM TRAUMA NA CABEÇA DEIXADA POR NAMORADO EM HOSPITAL DA GRANDE NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Polícia Civil concluiu o inquérito e não indiciou ninguém pela morte da vendedora Ana Carla Roque, de 35 anos de idade, ocorrido em julho do ano passado. Ana foi deixada pelo namorado e por um amigo dele no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, com traumas no corpo e no crânio - os dois saíram da unidade e não voltaram mais.

De acordo com a equipe médica que atendeu a vendedora no hospital, o namorado de Ana disse que ela teria sofrido os ferimentos ao ter pulado do carro em movimento, versão que a família nunca acreditou. A mulher chegou ao hospital em parada cardiorrespiratória e não foi possível reanimá-la.

Ana Carla morreu no hospital por volta das 5h do dia 28 de julho, mas os familiares só souberam da morte dela na tarde daquele dia, após contato das autoridades.

A equipe de saúde do hospital havia informado que o namorado deixou a unidade dizendo que estava saindo para avisar a mãe de Ana sobre o que tinha acontecido, o que não ocorreu.

"A assistente social disse que recebeu minha menina no hospital e que ela já estava falecida. Eu perguntei o que foi [que tinha acontecido], e ela me disse: 'Foram dois caras deixar ela no hospital dizendo que iam atrás da senhora e voltavam, só que eles saíram de lá e não voltaram mais'", relembrou Maria da Conceição Alves, mãe de Ana Carla.
Horas antes de morrer, segundo a família de Ana Carla, a vítima estava em uma festa na praia de Pirangi, em Parnamirim. Nas redes sociais, ela gravou momentos na festa. Segundo a família, ela havia começado o namoro há cerca de um mês.

Investigação
A investigação ficou por conta da Delegacia de Nísia Floresta. Segundo disse o delegado Bruno Leonardo, que investigou o caso, à Inter TV Cabugi, os depoimentos e perícias feitos apontaram que a queda do carro representou um cenário possível para a morte da vendedora.

"Entre as lesões encontradas, foram escoriações no joelho, rosto da vítima, pernas e região escapular, que são condizentes aparentemente com o que foi descrito sobre o acidente: de que a vítima teria, de fato, caído do veículo e que a sua causa morte teria sido o traumatismo cranioencefálico com hemorragia", disse.

A investigação apontou ainda que não houve sinais de agressão dentro do veículo.

"Tivemos intimações e oitivas de diversas testemunhas, inclusive da pessoa que estava acompanhando a vítima e o investigado do carro. Também solicitamos perícia no veículo investigado, onde foi encontrado mancha de sangue", pontuou.

"No entanto, essas perícias, após ser questionado ao Itep, os peritos criminais informaram que não havia sinais de espargimento [espalhamento], ou seja que não haviam indicativos de que houve agressões dentro do veículo investigado e que está envolvido no suposto acidente".
Com a conclusão, o inquérito será enviado para o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.


PARALISAÇÃO DE TERCEIRIZADOS AFETA SERVIÇOS EM ESCOLAS E UNIDADES DE SAÚDE DE PARNAMIRIM

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Terceirizados que prestam serviços em escolas e unidades básicas de saúde (UBS) de Parnamirim paralisaram suas atividades nesta sexta-feira (17). Os trabalhadores protestam contra atrasos nos salários e benefícios, como férias e depósitos de FGTS.

A situação afetou o funcionamento de diversos serviços públicos. Um grupo de funcionários se reuniu em frente a Prefeitura para protestar.

Na UBS do Centro de Parnamirim, o atendimento está suspenso, incluindo vacinação e farmácia. A UBS de Emaús opera sem recepcionistas e funcionários de limpeza.

Já o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Parque Industrial está sem aulas no período de matrículas devido à ausência de profissionais terceirizados.

Os funcionários terceirizados, que atuam nas áreas de recepção, limpeza e apoio administrativo, alegam que os pagamentos estão atrasados, incluindo salários, férias, FGTS e vale-alimentação.

Marinalda Moura, recepcionista da UBS Passagem de Areia, explicou que, apesar de ter acumulado 30 dias de férias, não recebeu nada, nem pelos dias trabalhados. “Estamos aqui porque não temos outra opção. A situação está insustentável. Precisamos que alguém se pronuncie”, disse.

Rafael Lucas, porteiro do centro infantil de Emaús, relatou que a falta de pagamento impactou suas finanças pessoais.

“Estou com 17 dias de salário atrasado. Já tive que recorrer a empréstimos para pagar dívidas. Não podemos mais aguardar. A situação está crítica.”

A Prefeitura de Parnamirim informou que a empresa responsável, a Construtora Solares, recebeu mais de R$ 105 milhões entre 2022 e 2024 sem apresentar certidões negativas de débitos, conforme exigido pela Lei de Organização Financeira Nacional (Lei 4.320/1964) e pela Lei de Licitações (Lei 14.133/2021).

A administração municipal ressaltou que a falta das certidões impede a continuidade dos contratos, o que resultou no não pagamento das faturas à empresa.

Além disso, a Prefeitura informou que, apesar de pareceres técnicos favoráveis ao encerramento dos contratos com a empresa, os mesmos foram ignorados pela gestão anterior.

O secretário de Administração, Anderson Quirino, afirmou que um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi aberto para apurar responsabilidades e buscar soluções jurídicas para que os trabalhadores possam receber seus salários. O prazo para conclusão do PAD é de 30 dias.

"A prefeita determinou que não quer qualquer irregularidade na execução e contratação dos serviços terceirizados. Se para sanar isso, vai ser preciso reincidir o contrato com a empresa ou não, isso vai ser resultado do Processo Administrativo Disciplinar que estamos esperando", disse o secretário.

De acordo com Anderson, a Prefeitura está preparando um retorno em relação ao pagamento dos salários atrasados, para dar aos funcionários terceirizados ainda nesta sexta (17) e eles possam retomar suas atividades normalmente.

Empresa nega irregularidades
A Construtora Solares, por meio de nota, negou qualquer irregularidade na execução dos contratos e afirmou que os serviços estão sendo prestados de acordo com as normas legais.

A empresa alegou que a Prefeitura tem pendências financeiras com ela, com mais de R$ 12 milhões em pagamentos atrasados desde agosto de 2024, além de um acordo judicial que ainda não foi reconhecido pela administração atual.

Em relação aos salários, a empresa afirmou que, até o momento, todos os serviços essenciais, como os realizados em hospitais e UPAs, estão com o pagamento dos trabalhadores em dia.

Já os pagamentos de outros setores, a Solares informou que os atrasos são decorrentes da falta de repasses por parte da Prefeitura, que comprometeram o fluxo de caixa da empresa.

"Reiteramos nosso compromisso com a transparência, a ética e a legalidade. Estamos empenhados em buscar soluções junto à nova gestão para regularizar os pagamentos e garantir a continuidade dos serviços essenciais que prestamos à população de Parnamirim", disse a empresa na nota.

G1RN

FURTOS DE FIOS DE POSTES DEIXAM RUAS SEM ILUMINAÇÃO PELA TERCEIRA VEZ DESDE DEZEMBRO NA ZONA LESTE DE NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Criminosos furtaram fios de postes na Avenida 25 de Dezembro, localizada na Praia do Meio, Zona Leste de Natal, pela terceira vez desde dezembro, deixando a via sem iluminação pública.

Em um dos pontos da rua, uma caixa de distribuição permanece aberta, o calçamento está esburacado e vários postes estão danificados.

O sistema de iluminação havia sido instalado há cerca quatro meses como parte de uma obra de urbanização realizada pela prefeitura.

Um morador da região relatou que a situação tem gerado sérios transtornos. "A gente vem vivendo uma série de furtos da rede elétrica, dos postes novos, e isso tem prejudicado bastante a gente que mora aqui, porque isso é diário. Quando anoitece, inicia-se esse ato, fazendo com que a rua fique toda escura e possibilite novos crimes, como assaltos", afirmou.

Ele também mencionou que precisou realizar reparos em sua calçada devido aos buracos. "Parece um canteiro de obra, mas são eles levando os fios", completou.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) informou que está planejando uma reunião com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Guarda Municipal para discutir ações conjuntas para combater os furtos. A data do encontro ainda não foi divulgada.

Além disso, a secretaria afirmou que está avaliando o uso de tecnologias para dificultar a ação dos criminosos.

A Prefeitura de Natal já destacou, em ocorrências anteriores, que o furto de cabeamento é crime e que todas as ocorrências são repassadas à Polícia Civil.

APODI: LAJEDO DE SOLEDADE, SE TORNA PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERAL DO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV


O Sítio Arqueológico Lajedo de Soledade, localizado em Apodi, foi oficialmente reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Norte.

A lei foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT) no último dia 13 de janeiro e publicada no Diário Oficial do Estado.

A proposta inicial foi apresentada em 2021 pelo ex-deputado Albert Dickson e retomada em 2023 pelo deputado Neilton Diógenes, até sua aprovação final.

Para Zacarias Targino, diretor executivo da Fundação Amigos do Lajedo de Soledade (FALS,) o reconhecimento é uma conquista importante.

“Para o Lajedo, é mais uma conquista, também para a FALS, que cuida do sítio arqueológico, da manutenção e preservação. Esse ano, a fundação vai completar 34 anos, e acreditamos que será um ano de muitas realizações. Esse reconhecimento do governo do estado é fruto de uma série de trabalhos desenvolvidos pela diretoria", afirmou.

LAJEDO DE SOLEDADE 

O Lajedo de Soledade é um sítio arqueológico localizado no município de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Conhecido por suas formações rochosas únicas e inscrições rupestres, o local é considerado um dos mais importantes sítios arqueológicos do país.

Encontra-se a cerca de 350 quilômetros de distância da cidade Natal, a capital do estado, e a menos de 80 quilômetros da cidade de Mossoró.

Com milhões de anos de formação, o lajedo é composto por rochas calcárias esculpidas pela ação do vento e da água. Além disso, o sítio abriga pinturas rupestres deixadas por povos pré-históricos que habitaram a região, tornando-se um ponto de grande interesse para arqueólogos, historiadores e turistas.

O local também é sede do Museu do Lajedo de Soledade, que preserva artefatos encontrados na área e oferece informações sobre a geologia e a ocupação humana do local.

O lajedo é gerido pela Fundação Amigos do Lajedo de Soledade (FALS), que promove ações de preservação e conscientização ambiental.

Para visitar o sítio, é preciso agendar previamente através do link.

HOMEM SUSPEITO DE COMETER HOMICÍDIO EM NATAL É PRESO EM OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL DE PAU DOS FERROS

REDAÇÃO ITAJÁ TV


Policiais civis da 53ª Delegacia de Polícia de Pau dos Ferros-RN prenderam, Paulo Vinícius Pereira de Assis Mendes, de 24 anos, considerado de alta periculosidade e procurado pela Justiça. Contra ele, havia um mandado de prisão pela prática de homicídios em Natal.

A captura ocorreu em uma região de mata no município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar. As investigações indicam que o suspeito integra uma facção criminosa interestadual com atuação no estado de São Paulo, evidenciando a gravidade de sua trajetória criminosa.

A presença em Pau dos Ferros deste criminoso, supostamente, em função do assassinato praticado em Natal e levou a se refugiar no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, talvez recebendo apoio de comparsas da mesma facção na região.

Após a prisão, o suspeito será encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.  Com a prisão, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a defesa do Réu, deve iniciar a instrução do processo tratando sobre o homicídio na capital, para levá-lo ao Tribunal do Júri Popular.

A operação contou com o apoio da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Natal (DEFUR/Natal), da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD/Natal), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do 4º Núcleo de Investigação Qualificada (4º NIQ).

A Polícia Civil reafirma seu compromisso com o combate à criminalidade e a garantia da segurança pública. A instituição solicita que a população continue colaborando por meio de denúncias anônimas, que podem ser realizadas pelo Disque-Denúncia 181.

FIM DA LINHA 

POLÍCIA CIVIL PRENDE COMERCIANTE COM CELULARES FURTADOS NO VUCO VUCO EM MOSSORÓ

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró realizaram, nesta sexta-feira (17), uma operação que resultou na apreensão de 12 celulares furtados ou roubados, além da prisão em flagrante de um homem de 35 anos, suspeito de praticar o crime de receptação qualificada.

As investigações apontaram que uma loja localizada no Shopping Popular estava comercializando aparelhos celulares de origem ilícita. Após receber uma denúncia, os policiais realizaram diligências, confirmaram as informações e, no local, apreenderam 12 celulares com indícios de procedência criminosa. O proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante e autuado por receptação qualificada.

Todo o material apreendido e o suspeito foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais. Após as formalidades, o homem foi levado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

As investigações prosseguem para identificar a origem dos aparelhos e devolvê-los aos proprietários legítimos.

A Polícia Civil reforça a importância das denúncias anônimas, que podem ser realizadas por meio do Disque Denúncia 181.

FIM DA LINHA

OPERAÇÃO RADAR: POLÍCIA CIVIL RECUPERA 110 CELULARES FURTADOS E ROUBADOS EM MOSSORÓ

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró realizaram, na manhã desta sexta-feira (17), a entrega de aproximadamente 110 aparelhos celulares recuperados durante mais um desdobramento da “Operação Radar”, que visa desarticular redes de receptação e reduzir os índices de furtos e roubos de celulares na região.

A entrega dos aparelhos foi realizada na sede da DEFUR de Mossoró. De acordo com as investigações, a maioria dos aparelhos foram subtraídos durante os festejos do Mossoró Cidade Junina de 2024. A recuperação dos celulares reforça o empenho da Polícia Civil em investigar e combater crimes contra o patrimônio em eventos de grande porte, garantindo maior segurança à população.

Os policiais da DEFUR de Mossoró alertam a população sobre a importância de adquirir aparelhos telefônicos de forma correta e com a nota fiscal. Em casos de roubo/furto, os donos devem informar o número do IMEi (Número identificador único de 15 dígitos), que pode ser obtido pelo comando *#06# no teclado do referido aparelho, na nota fiscal ou na caixa do produto.

A Polícia Civil permanece à disposição da população para receber denúncias e informações que possam contribuir com o combate ao crime.

FIM DA LINHA

COMPARTILHE