TV PRINCESA AO VIVO CLIQUE NO BOTÃO DO VOLUME E OUÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Governo estima que mil postos de combustíveis são controlados pelo crime organizado

 

Cerca de mil postos de combustível no Brasil são controlados pelo crime organizado. Os dados foram revelados nesta quarta-feira (05) pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, na abertura da primeira reunião do Núcleo Estratégico de Combate ao Crime Organizado, em Brasília.


O foco do primeiro encontro do grupo foi o enfrentamento à atuação de grupos criminosos no setor de combustíveis. Segundo o ministro, o tema ganhou prioridade do governo porque o controle da distribuição de combustíveis tem aumentando em nível nacional.


“Além dos postos de combustíveis, organizações criminosas controlam refinarias de petróleo e de etanol. Esse é um problema bastante sério e ocorre não só no Brasil, preciso dizer ocorre no mundo todo”, afirmou o ministro Ricardo Lewandowski.


Para Lewandowski, outro agravante é o papel da distribuição de combustíveis no processo de lavagem de dinheiro. “É uma característica da criminalidade organizada hoje. Ela está migrando da ilegalidade para legalidade. Ela está lavando dinheiro, sobretudo fazendo essas operações serem supostamente legais”, pontuou o ministro.


O assunto reuniu representantes de vários órgãos que atuarão na investigação, como o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues e o secretário-especial da Receita Federal, Robson Barreirinha.


SBT News


Monte Alegre registra 235.0 mm de chuvas, o maior volume do RN

 

O boletim pluviométrico divulgado nesta quinta-feira (6) pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), registrou chuvas de até 235.0 mm nas últimas 24 horas em todo o estado.

Em Natal, que amanheceu com vários pontos de alagamentos, choveu 46.7 mm, enquanto em Parnamirim choveu 142,5 mm. No Agreste, o maior acumulado foi no município de Monte Alegre com 235 mm, seguido por Boa Saúde com 128.8 mm.

O município de Jandaíra registrou 96.4 mm, enquanto Lagoa Salgada 93.0 mm. Em Sítio Novo choveu 77.0 mm e Santa Maria 60.8 mm.

Também choveu muito nos municípios da região Leste do Rio Grande do Norte. No município de Canguaretama foram 107.6 mm, em Ceará-Mirim 93.4 mm e São Gonçalo do Amarante 88.2 mm.

Na região central, o maior volume de água registrado foi em Jardim do Seridó com 98.3 mm, seguido por Acari com 75.2 mm. No Oeste, Almino Afonso registrou 66.6 mm.


PONTA NEGRA NEWS 

PRF recupera veículos roubados no RN: condutor embriagado e carro clonado entre as ocorrências

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, nesta quinta-feira (06), dois veículos com registro de roubo/furto no Rio Grande do Norte. As ocorrências foram registradas nos municípios de Serra Caiada (RN) e Parnamirim (RN).


Motoneta roubada e condutor embriagado

Na BR-226, em Serra Caiada (RN), uma equipe da PRF abordou uma motoneta Traxx, que transitava sem placa, em zigue-zague e com o condutor sem capacete. O homem foi submetido ao teste do etilômetro, que indicou 1,03 mg/L, confirmando a embriaguez ao volante.


Durante a fiscalização, os policiais constataram que a motoneta possuía registro de roubo/furto na cidade de Macaíba (RN) desde 2011. O condutor foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Serra Caiada (RN), onde responderá pelos crimes de embriaguez ao volante e receptação.


Veículo clonado recuperado em Parnamirim

Já no município de Parnamirim (RN), policiais rodoviários federais identificaram um veículo Fiat Siena suspeito no pátio de um posto de combustível. Após verificação minuciosa, foi constatado que se tratava de um carro clonado, roubado em João Pessoa/PB, em agosto de 2024. O crime ocorreu durante uma corrida de aplicativo, quando três criminosos armados tomaram o veículo, agrediram o motorista e o colocaram no porta-malas. A vítima conseguiu escapar momentos depois.


Na abordagem realizada nesta quinta-feira, o condutor do carro não soube informar a procedência do veículo e já possuía antecedentes criminais por homicídio. Ele foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim (RN), onde responderá pelo crime de receptação.


PONTA NEGRA NEWS 


Comitê de Monitoramento das Chuvas está atuando junto aos municípios do RN

 

O Comitê de Monitoramento das Chuvas, instituído pela governadora Fátima Bezerra, atua junto aos municípios do estado e colhe informações junto às coordenadorias municipais de defesa civil sobre eventuais transtornos ocasionados pelas chuvas. As informações ainda estão chegando à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Norte, na manhã desta quinta-feira, e não houve acionamento dos órgãos estaduais por parte dos municípios.


O alerta de risco alto para chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) às Defesas Civis passou para a cor laranja em todo o Rio Grande do Norte nesta quinta-feira. Até a noite de ontem, a região do Litoral potiguar estava numa faixa vermelha (grande perigo), reduzindo nesta quinta-feira (6) também para laranja (perigo).


A governadora Fátima Bezerra, que cumpre agendas oficiais desde a terça-feira em Brasília e São Paulo, reiterou aos gestores de órgãos estaduais que integram o Comitê total que se mantenham em permanente estado de alerta para atuação junto aos municípios, em caráter preventivo, inclusive, sempre respeitando a autonomia e competências legais.


De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel BM Marcos de Carvalho, as ocorrências registradas e enviadas até a manhã desta quinta-feira são em sua maioria alagamentos de vias e, em Natal, transbordamento de uma lagoa de captação, sem registro de pessoas feridas. De acordo com a Emparn, as chuvas devem persistir até esta sexta-feira, cessando no sábado, e retomando no domingo (9).


Capacitação



A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Norte iniciou, nessa quarta-feira (5), o trabalho de capacitação direcionado aos agentes indicados pelas coordenadorias de proteção e defesa civil dos municípios. Uma ação essencial e que integra uma série de atividades e projetos planejados pela Coordenadoria estadual para o ano de 2025.


As capacitações ocorrem ao longo de todo o ano, além das ações de orientação e apoio técnico voltado às eventuais demandas dos gestores municipais junto ao Governo do Estado. Este ano, graças à excelência da capacitação oferecida pela Defesa Civil do Estado, houve interesse de colaboradores do estado da Paraíba.


A capacitação ocorre em formato híbrido, e nesta quarta-feira contou com mais de 90 colaboradores. Entre as abordagens, durante a capacitação, os agentes recebem instrução sobre trâmites administrativos internos e externos, uso de sistemas e formulários, articulação com órgãos da administração pública em âmbito nacional e estadual e técnicas de procedimentos de campo, entre outras.


PONTA NEGRA NEWS 


Aparelhamento da EBC é denunciado ao TCU e PGR


 O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para investigar o uso político e partidário da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) pelo governo Lula. Ele denuncia o uso da estatal para canalizar emendas parlamentares de deputados e senadores do PT em benefício a uma TV alinhada ideologicamente à Presidência da República, em desvio de finalidade para servir, como palanque, à agenda ideologica do Palácio do Planalto.


As representações foram embasadas em uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, que, em publicação na terça-feira (4), informa que a EBC firmou dois convênios no valor de R$ 2,6 milhões em emendas parlamentares para a compra de equipamentos e produções de interesse “da classe trabalhadora e dos movimentos sociais” de TV ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e à Central Única dos Trabalhadores (CUT).


Rogério Marinho aponta para indícios de desvio de finalidade, abuso de poder e possível improbidade administrativa no uso de recursos da EBC para beneficiar canais e programas alinhados ao PT. Ele alerta que o aparelhamento ignora princípios básicos de imparcialidade, transparência e pluralidade exigidos pela Constituição, em flagrante ofensa aos princípios da legalidade, impessoalidade e da moralidade da administração pública.


O líder da oposição pede que o TCU avalie a legalidade dos termos de cooperação e dos gastos feitos pela EBC e sua subordinação ao governo Lula, além de medidas para garantir a isonomia na cobertura jornalística da estatal. À PGR, ele solicita a apuração de possíveis crimes, improbidade administrativa e abuso de poder.


“Sob Lula 3, a EBC virou mais um puxadinho do PT, uma máquina de propaganda eleitoral do PT bancada pelo pagador de impostos! O dinheiro que deveria informar os brasileiros está financiando aliados e narrativas do governo”, criticou o senador em publicação nas redes sociais. “A censura é seletiva, os contratos são obscuros e a moralidade foi rasgada! Diante desse escândalo, acionamos o TCU e a PGR para investigar o uso político da EBC e barrar mais esse aparelhamento vergonhoso da máquina pública!”, complementou.



Policial penal morre aos 41 anos por complicações de saúde em Pau dos Ferros

 

Morreu nesta quarta-feira (5) a policial penal Maria Luiza de Queiroz Ferreira, 41 anos, por complicações de saúde, no Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros. De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindppen-RN), a agente era lotada penitenciária estadual localizada no próprio município.


“O Sindppen-RN lamenta profundamente o falecimento da Policial Penal Maria Luiza de Queiroz Ferreira, de 41 anos. Neste momento de tristeza para toda a categoria, desejamos aos familiares e amigos da PP muita força”, escreveu o sindicato nas redes sociais.


A policial penal teria dado entrada no hospital após apresentar quadro de intoxicação devido ao uso de medicamentos. Foi necessária a entubação durante a internação, mas ela não resistiu.


TRIBUNA DO NORTE 

Casal que torturou e matou idoso em Parnamirim é preso

 

Um casal condenado por homicídios ligados a uma facção criminosa foi preso na manhã desta quinta-feira (6) no bairro Nova Esperança, em Parnamirim, na Grande Natal. Entre os crimes atribuídos aos detidos, está a tortura e o assassinato de um idoso na cidade.


As prisões foram efetuadas por policiais civis da Delegacia Especializada de Capturas e Polícia Interestadual (DECAP/Polinter), em cumprimento a mandados de sentença penal condenatória expedidos pelas comarcas de Parnamirim e Macaíba.


De acordo com as investigações, o casal agia sob ordens de uma facção criminosa que atua no estado, sendo responsável por execuções determinadas pelo grupo. A vítima idosa foi torturada antes de ser morta, em um dos crimes que resultaram na condenação dos suspeitos.


Após a captura, os presos foram conduzidos à delegacia para os procedimentos de praxe e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.


TRIBUNA DO NORTE 


Obras de duplicação da BR-304 iniciam no segundo semestre, afirma ministro

 

A governadora Fátima Bezerra participou, nesta quarta-feira (5), de uma audiência no Ministério dos Transportes, em Brasília, para discutir o andamento da duplicação da BR-304. Durante o encontro, o ministro Renan Filho afirmou início das obras para o segundo semestre de 2025.

De acordo com o ministro, a licença ambiental do projeto deve ser obtida até março, enquanto os projetos técnicos serão aprovados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A expectativa é que o edital de licitação seja publicado até o final de abril.

“Estivemos no Rio Grande do Norte no ano passado, junto com o presidente Lula, e anunciamos que a obra seria licitada no primeiro semestre de 2025, para iniciar no segundo semestre. O cronograma está mantido”, declarou Renan Filho.

A obra de duplicação da BR-304 será dividida em quatro lotes, mas terá início com a execução de dois deles, totalizando aproximadamente 97 km. O primeiro lote abrangerá o trecho de Mossoró até Assu, com 57 km de extensão. O segundo lote partirá do entroncamento com a BR-226 (no final da reta Tabajara) e se estenderá até as proximidades do município de Riachuelo, compreendendo um percurso de 40 km.

A BR-304 é a principal rodovia de integração do Rio Grande do Norte, partindo de Natal até Mossoró e a divisa com o Ceará, passando por todas as mesorregiões do estado: Litoral, Agreste, Central e Oeste.

A governadora Fátima Bezerra destacou a importância da duplicação da rodovia, considerada uma das principais demandas de infraestrutura do estado. “Esse é um sonho de décadas, que agora se torna realidade”, afirmou.

A audiência no Ministério dos Transportes também contou com a participação do secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho Rosado, e do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão.


TRIBUNA DO NORTE 


RN tem 672 casos de dengue em 2025


 O Rio Grande do Norte registrou 672 casos prováveis de dengue desde o início de 2025, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. Em Natal, o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, publicado em 27 de janeiro, aponta 140 casos prováveis e 33 confirmados da doença. O número de registros acende um alerta para a prevenção e o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.


Desde a década de 1980, a dengue tem sido uma doença recorrente no Brasil, alternando entre períodos endêmicos e epidêmicos. Em 2023, a vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS), tornando o Brasil o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante na rede pública. No entanto, especialistas alertam que a imunização não substitui os cuidados com a eliminação de criadouros do mosquito.


De acordo com Úrsula Torres, gerente técnica da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Natal, a população precisa adotar hábitos simples para evitar a proliferação do mosquito. “É importante aquela visita semanal no imóvel. Se cada um tirar 10 minutos para verificar o quintal, as calhas e qualquer local que possa acumular água, já estaremos impedindo a transmissão. O mosquito precisa de um período de uma semana para completar seu ciclo, então, se eliminarmos os criadouros, evitamos o problema”, destaca.


A transmissão da dengue ocorre por meio da picada da fêmea do Aedes aegypti infectada com o vírus. A doença é caracterizada por febre alta (entre 39ºC e 40ºC), acompanhada de sintomas como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e prostração. Nos casos mais graves, podem surgir complicações como sangramentos, dor abdominal intensa, vômitos persistentes e alterações no fígado. O tratamento é sintomático, baseado na hidratação e no acompanhamento médico.


A baixa adesão à vacina também preocupa as autoridades. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve na manhã desta quarta-feira (5) na Unidade Básica de Saúde (UBS) São João, no bairro Tirol, e os funcionários relataram que as doses vêm demorando a sair. Na ocasião, existiam pelo menos 154 doses disponíveis e no dia anterior houve apenas uma aplicação.


“A prevenção hoje conta com a vacina, que já é um avanço, mas temos percebido uma baixa procura, não só para a vacina da dengue, mas para outras também. A população precisa se conscientizar e procurar as unidades de saúde para se vacinar. Mas isso vem acontecendo não somente com a dengue, mas também com outras vacinas”, enfatizou Úrsula.


Além da vacinação, outras medidas também são recomendadas para evitar a proliferação do mosquito. O Ministério da Saúde recomenda o uso de telas nas janelas, repelentes, a remoção de recipientes que possam acumular água, a vedação de reservatórios e caixas d’água, além da desobstrução de calhas e ralos.


A previsão para os próximos meses é de aumento nos casos devido às condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito, como o período de chuvas e o calor intenso. “O verão e essas chuvas que acontecem favorecem a proliferação do vetor, então reforçamos a importância do controle. Caso haja aumento expressivo de notificações, medidas adicionais, como o uso do carro fumacê, poderão ser adotadas em áreas com grande concentração de casos”, explica Úrsula Torres.


Em Natal, além do trabalho rotineiro dos agentes de endemias, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza atividades educativas nas escolas e eventos comunitários para conscientização. “Temos uma programação contínua para trabalhar a educação sanitária com os estudantes. Durante o período de férias, estivemos nas unidades de saúde e outros espaços públicos”, explicou Úrsula Torres.


O Boletim Epidemiológico de Natal também indicou que dois óbitos foram inicialmente notificados como possíveis casos de dengue, mas já foram descartados após investigação. “Todos os casos notificados entram no sistema como casos prováveis e passam por um tempo de investigação. Ao longo das semanas, divulgamos os boletins atualizados com os casos confirmados e descartados”, afirma.


Já no Boletim do Ministério da Saúde mostra que ainda existe um óbito em investigação no Rio Grande do Norte. Procurada, a Secretaria do Estado da Saúde Pública (Sesap) não comenta sobre o caso. Ainda de acordo com a pasta, estão sendo trabalhadas medidas de prevenção e combate à proliferação do Aedes aegypti no estado, essencialmente no reforço da vigilância e apoio aos municípios, que são os entes responsáveis pelas ações diretas.


“Em 16 de janeiro o Rio Grande do Norte foi o primeiro estado a instituir um Centro de Operações de Emergência para dengue e outras arboviroses, com vistas na articulação das ações conjuntas para enfrentamento à doença. Em articulação com o Ministério da Saúde, em virtude de onze municípios pedirem para não receberem mais doses do imunizante, a Sesap incluiu mais onze municípios na lista de cidades que passaram a receber a vacina contra a dengue”, cita a nota. Na última semana de janeiro, foram distribuídas 21.890 doses para 33 municípios do estado.


TRIBUNA DO NORTE 


Com fortes chuvas, 'vala' se abre na área de engorda da praia de Ponta Negra em Natal


 Uma voçoroca, uma espécie de vala, se abriu na área de engorda da praia de Ponta Negra, perto do Morro do Careca, após as fortes chuvas registradas na região entre a noite de quarta (5) e o início da manhã desta quinta-feira (6).

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Thiago Mesquita, atribuiu o problema à intervenção de pessoas que teriam aberto pequenas valas para que a água alagada na areia corresse para o mar. De acordo com ele, com a correnteza, a voçoroca tomou proporções maiores.

"Foi provocado pela abertura inicial desses caminhos para evitar o acúmulo de água. Nós já estamos identificando as pessoas que fizeram isso. Nós pedimos que as pessoas não façam isso por dois motivos: porque é crime ambiental e porque vai prejudicar o aterro", disse.

Responsável pela obra de engorda, a Secretaria de Infraestrutura informou que enviou equipes ao local, que estão trabalhando para fechar a vala. Para fechar a vala supostamente aberta pela ação humana foram enviadas três retroescavadeiras ao local.

O volume de água também causou um alagamento quilométrico na faixa de areia. O problema foi constatado logo no início da manhã por frequentadores da praia - um dos principais cartões postais de Natal.

Em nota, a pasta informou que os "espelhos d'água" que estão se formando na praia de Ponta Negra, na faixa da engorda já eram previstos no projeto.

"É importante dizer que a drenagem de Ponta Negra sempre desceu para a praia. Anteriormente ela desaguava direto no mar. Agora, com a faixa engordada, ela vai acumular na praia, na areia, e infiltrar naturalmente. Então, a população precisa estar ciente que esse acúmulo de água é importante ocorrer", informou a secretaria.


Ainda de acordo com a Seinfra, outras escavações feitas manualmente, direcionando a água para o mar, foram encontradas pelos técnicos da pasta durante vistoria. "Esse tipo de ação não pode ocorrer", disse a secretaria.


Engorda

A engorda de Ponta Negra foi encerrada no dia 25 de janeiro e a draga responsável pelo transporte da areia de uma jazida a 10 km da costa, no mar, para a praia, deixou a cidade na mesma data. Ao todo, mais de 1 milhão de metros cúbicos de material foram depositados ao longo de 4 km de orla.

Uma chuva registrada no dia 13 de janeiro já havia causado alagamento na área do aterramento. Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, afirmou que o problema foi causado pela rede de drenagem que está em obras e não suportou o volume de água.

Outro problema registrado dias depois foi a formação de lagoas por causa do avanço da maré. Segundo o secretário, esse tipo de situação é "esperada" no planejamento da obra da engorda.


G1RN


Asfalto cede e abre buracos na marginal da BR-101 na Grande Natal

 

Parte do asfalto cedeu e abriu buracos em um trecho da marginal da BR-101 em São José de Mipibu, na Grande Natal.

O problema foi constatado na manhã desta quinta-feira (6), após fortes chuvas na região, segundo a Polícia Rodoviária Federal. 

Uma equipe da corporação esteve no local, sinalizou a área de risco e comunicou o problema ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit).

A PRF informou que, apesar de ser um trecho urbano e de pouco fluxo, orienta os motoristas a não trafegarem na via marginal, no trecho afetado.

A área onde os buracos se abriram fica no sentido de Natal a João Pessoa.

Segundo a prefeitura do município, São José do Mipibu registrou um acumulado de 260 milímetros de chuva em 24 horas.


G1RN

Inmet emite alerta vermelho de chuvas intensas para Natal e mais 36 cidades

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de chuvas, considerado de grande perigo, para Natal e mais 36 cidades do Rio Grande do Norte (veja lista de cidades mais abaixo).


O aviso passou a valer das 15h41 desta quarta-feira (5) e permanece em vigor até 8h desta quinta-feira (6).


Além disso, o órgão renovou um outro alerta para todo o estado - aumentando da cor amarela para a laranja, considerado nível de perigo.


O alerta vermelho é o nível mais alto de gravidade na escala do Inmet, sendo considerado de grande perigo, com chuva superior a 60 mm por hora ou maior que 100 mm por dia, além de ventos previstos acima de 100 km/h.


De acordo com o Inmet, no alerta vermelho há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.


Para enfrentar o alerta, as instruções do órgão são:


desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

em caso de enxurrada ou similar, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos;

em caso de situação de grande perigo confirmada: procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.

Em caso de necessidade, acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).


O alerta atinge ainda parte do litoral da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas.


🔴 Cidades atingidas no alerta vermelho

Arez

Baía Formosa

Brejinho

Canguaretama

Ceará-Mirim

Espírito Santo

Extremoz

Goianinha

Ielmo Marinho

Jundiá

Lagoa Salgada

Lagoa de Pedras

Macaíba

Maxaranguape

Montanhas

Monte Alegre

Natal

Nova Cruz

Nísia Floresta

Parnamirim

Passagem

Pedro Velho

Poço Branco

Pureza

Rio do Fogo

Santo Antônio

Senador Georgino Avelino

São Gonçalo do Amarante

São José de Mipibu

São Miguel do Gostoso

São Pedro

Taipu

Tibau do Sul

Touros

Vera Cruz

Vila Flor

Várzea



Alerta laranja para RN

O Inmet lançou também um alerta laranja, de perigo, para todas as cidades do Rio Grande do Norte. O alerta vale até 10h desta quinta-feira (6). O aviso para todo o estado aumentou o nível após avisos recentes de alerta da cor amarela, de perigo potencial.


No alerta laranja, segundo o Inmet, as chuvas variam entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Nesse caso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


As recomendações são, em caso de rajadas de vento:


não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;

não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.


Promotor de Justiça é condenado por atropelamento e morte de médico paraibano no litoral do RN

 

O promotor de Justiça Sidharta John Batista da Silva foi condenado nesta quarta-feira (5), pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a 5 anos e 4 meses de prisão, em regime semiaberto, pelo atropelamento que causou a morte do médico paraibano Ugo Lemos Guimarães.


A informação foi confirmada pela família do médico. O Tribunal de Justiça do RN informou que não iria se pronunciar enquanto o acórdão da decisão não fosse publicado.


O acidente aconteceu em 2 de novembro de 2018, no Feriado de Finados. O promotor de Justiça dirigia um quadriciclo quando atropelou o médico paraibano em São Miguel do Gostoso, no litoral Norte potiguar.


De acordo com a denúncia ofertada pelo Ministério Público, Sidharta não prestou socorro e fugiu do local após o atropelamento.


O promotor de Justiça foi condenado por homicídio culposo. Ainda de acordo com informações da família da vítima, a decisão considerou o art. 302, parágrafo 3 do Código de Trânsito Brasileiro, que diz:


"Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor: se o agente conduz veículo automotor sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência".


Na denúncia, o MP apurou que o promotor nunca havia dirigido um quadriciclo.


O acidente

O médico paraibano havia viajado com a esposa para passar o feriado de Finados em São Miguel do Gostoso. Ele chegou em uma sexta-feira à cidade, no dia 2 de novembro.


Ele desceu do veículo para pedir informações sobre a pousada onde ficaria e quando retornava ao carro foi atingido pelo quadriciclo. O promotor de Justiça que dirigia o quadriciclo fugiu do local do acidente sem prestar socorro, segundo a denúncia do MP.


Sidharta John Batista da Silva se apresentou à polícia no dia 5 de novembro, na segunda-feira.


Depois de ser socorrido, Ugo Lemos Guimarães foi transferido para um hospital particular de João Pessoa, onde ficou internado entre os dias 3 e 18 de novembro de 2018, quando não resistiu aos ferimentos e morreu.


G1RN


Bandidos invadem casa, roubam turistas estrangeiros e levam até bolo de aniversário em Natal

 

Bandidos invadiram uma casa na Zona Norte de Natal durante uma festa de aniversário na noite de segunda-feira (3), fizeram um arrastão e levaram até o bolo da comemoração. Na festa, havia turistas estrangeiros da Inglaterra e de Portugal, que são amigos da família que mora no endereço. A ação dos criminososos foi registrada por câmeras de segurança da rua.


O crime aconteceu no bairro Lagoa Azul, por volta das 21h25. Cerca de 5 minutos depois, criminosos com roupas e carro semelhantes roubaram uma padaria e pessoas na calçada do estabelecimento no mesmo bairro Nas imagens é possível ver que dois criminosos desceram do carro - um outro permanceu como motorista -, apontaram as armas para as vítimas, fazendo ameaças, e invadiram a casa.


As pessoas estavam reunidas na residência para comemorar um aniversário de 48 anos de uma mulher. Na saída, as câmeras de segurança flagraram um dos bandidos com o bolo na mão.


"Não chegamos a cantar os parabéns. Na hora das fotos, já estávamos lá há um bom tempo, todo mundo, aconteceu isso. Chegaram os bandidos num carro preto, desceram e anunciaram o assalto. Aterrorizando todo mundo", contou um dos participantes da festa, que preferiu não se identificar.

As pessoas que estavam no aniversário contaram que a casa pertence à mesma família há mais de 30 anos e que nunca nenhum deles havia passado por uma situação semelhante. Segundo eles, festas no local eram comuns.


'Tortura psicológica'

A família relatou que os criminosos foram violentos e chegaram a colocar a arma na cabeça de crianças - havia ainda idosos na festa.


Uma das anfitriãs - que também preferiu não se identificar - contou que a amiga portuguesa da família ficou tão assustada que disse não vê a hora de retornar para casa.


"Saiu da boca de uma delas, ela falou pra mim, que está apavorada, não vê a hora de ir embora e que a imagem que ela leva é que a vida no Brasil não vale nada".

A família contou que, durante a ação, os criminosos foram violentos com os turistas estrangeiros e que alguns deles não entendiam bem o que estava ocorrendo.


"O senhor inglês ficou em choque, não sabia o que estava acontecendo, com o celular na mão, e eles agredindo, puxando, puxando o relógio", disse um dos participantes da festa.

Os criminosos roubaram tudo de valor estava na mesa, como celulares, além de outros objetos pessoais como cordões e relógios.


"Graças a Deus eles não bateram mesmo, agrediram de verdade ninguém. Foi só aquela tortura psicológica mesmo. E, no final, ficou todo mundo em estado de choque", disse um dos participantes da festa.


Assalto a padaria

Menos de cinco minutos depois, um carro com as mesma características e também com três criminosos com roupas iguais fez novos assaltos em uma rua próxima, no mesmo bairro.


Os criminosos abordaram algumas pessoas nas ruas, roubando celulares e dinheiro.


"Me parou mesmo na esquina e disse para eu não correr, se não atirava. O outro veio para assaltar a menina sentada. Eu ainda estou pagando o celular e dentro, na capinha, tinha um dinheiro meu que era pra pagar a prestação. Aí pronto, fiquei sem nada", disse uma das vítimas, que também não quis se identificar.


Um dos criminosos, encapuzado, invadiu a padaria e roubou mais de R$ 1 mil em dinheiro do caixa, celulares dos clientes e ainda atirou no teto


"Levaram todo o apurado, mais de R$ 1 mil que tinha no caixa. Só não levaram mais porque o restante é em cartão, no pix. Arrancaram a gaveta e levaram. Tive que comprar outra, porque eles levaram com dinheiro, com tudo. E em seguida, sem a gente reagir, sem fazer nada, eles atiraram", contou o dono do estabelecimento.




Criança de 3 anos atropelada por carro que invadiu lanchonete deixa hospital quase 2 meses após o acidente

 


O menino de 3 anos que foi atropelado junto com familiares por um carro que invadiu uma lanchonete em Parnamirim, na Grande Natal, teve alta hospitalar nesta quarta (5), quase dois meses depois do atropelamento.


O acidente aconteceu na noite de 11 de dezembro. Cinco pessoas da mesma família estavam na lanchonete quando o veículo invadiu o estabelecimento e atingiu a mesa deles. O motorista apresentava sinais de embriaguez e foi preso. O acidente foi registrado pelas câmeras de segurança da lanchonete.


O pequeno Guilherme Henrique Cunha, o avô e a avó dele foram socorridos e internados no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Os avós da criança tiveram alta poucos dias depois.


Guilherme passou por 4 cirurgias para evitar a amputação da perna direita e por várias sessões de fisioterapia. Ele ainda não conseguiu voltar a andar.


"O médico disse que com o tempo ele vai voltar a andar. Ele também vai ter que fazer uma nova cirurgia em um período de seis meses a um ano para retirada de uma placa que foi colocada no fêmur", explicou Gilclécio Gomes, pai de Guilherme.


A alta hospitalar foi cercada de emoção na manhã desta quarta-feira (5). "Ele estava muito ansioso por essa alta. Estamos muito felizes. Saio daqui com uma gratidão enorme por toda a assistência que meu filho recebeu, pelo cuidado, pela atenção", disse o pai da criança.


O motorista do carro que atropelou a família continua preso.


g1rn