TV PRINCESA AO VIVO CLIQUE NO BOTÃO DO VOLUME E OUÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Morre Irani Araújo, ex-prefeito de São Vicente


 Ex-prefeito de São Vicente, Irani Araújo, faleceu na segunda-feira (10). Ele era filho do primeiro prefeito do município, Quincas Soares.

Irani foi prefeito da cidade na gestão de 1988 a 1992. Também foi vice-prefeito entre 1984 e 1988. O ex-prefeito era reconhecido como liderança na cidade e se destacou na saúde e apoio à população.

Ele também foi o fundador da Rádio Comunitária Líder FM. A prefeita de São Vicente, Jane Maria, decretou luto oficial de três dias no município.

O Velório acontece na casa do ex-prefeito e vai passar pela sede da Prefeitura. O sepultamento acontece às 15h, em São Vicente.


TRIBUNA DO NORTE 

Reunião com Lula não atrai maioria dos prefeitos do RN

 

A terceira edição do “Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas” em Brasília, a ser aberto às 9 horas desta terça-feira (11) com o presidente Lula, tem o propósito, segundo o próprio Governo Federal, de aproximar os municípios e facilitar o acesso a informações essenciais, recursos e ferramentas voltados a prefeitos, governadores e gestores estaduais e municipais.


Assim mesmo, a convocação do governo federal para o Encontro dos gestores municipais, que vai até sábado (15), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, não atraiu a maioria dos 167 prefeitos potiguares eleitos e reeleitos em outubro de 2024. “Mais de 60 prefeitos estarão presentes, estão vindo prefeitos de todos os partidos”, disse o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Anteomar Pereira da Silva, que participou, ontem, da reunião do Conselho Consultivo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).


O prefeito de Acari, Fernando Antonio Bezerra (PODE), falou de sua expectativa sobre o Encontro, ao qual o governo federal espera a participação de 20 mil pessoas: “Repito o que outros já disseram: sou um realista que não perde a esperança. Existe uma pauta no Congresso Nacional de apoio aos Municípios que, se apoiada pelo Governo Federal, representaria avanços significativos”.

Fernandinho Bezerra exemplificou o parcelamento de débitos previdenciários e de precatórios judiciais. “Também seria muito relevante o apoio da União Federal à PEC que propõe mais 1,5% do FPM para cada mês de março. Estas seriam medidas imediatas, concretas de apoio aos municípios”, continuou.]

“No mais”, afirmou Fernandinho Bezerra, “torço que sejam anunciados programas e projetos que cheguem efetivamente – com menor burocracia – às cidades. Como tento viver cada dia, aguardemos pelos dias da semana que virão com a esperança de ações mais concretas, rápidas, eficazes em favor da vida municipal, onde moramos, onde dores e tristezas são realmente sentidas, cujas respostas precisamos oferecer através dos Poderes Públicos”, ressaltou o prefeito acariense.

Outro prefeito da região do Seridó, Maciel dos Santos Freire (MDB), confirmou que decidiu não comparecer ao encontro de Brasília, por ter “bastantes demandas administrativas” em Cerro Corá.

Macie de Doca, como é mais conhecido, disse que em eventos dessa natureza, “os gabinetes estão lotados, então fica difícil o acesso”, razão pela qual se reuniu com o deputado federal Benes Leocádio (União) na segunda-feira (10), em Natal.

Em relação ao Encontro dos Prefeitos, o governo federal entende que este processo de transição é um momento crucial para a continuidade das políticas públicas e para o fortalecimento das parcerias entre o governo federal e os municípios.


Segundo o governo, serão mais de 170 atividades simultâneas distribuídas nos auditórios e salas do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, dedicados a a fortalecer o pacto federativo e impulsionar a governança municipal, destacando a relevância estratégica da capital para o processo de articulação entre os entes federativos.


TRIBUNA DO NORTE 


“A greve é em último caso”, diz representante do Sinte/RN sobre reajuste do piso dos professores

 

A diretora de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), Thelma Farias, afirmou na manhã desta terça-feira (11) que a realização de greve é o último recurso da entidade para conseguir a aplicação do reajuste do piso do magistério em 2025. Segundo ela, a ideia é que a reivindicação seja alcançada por meio de diálogos junto à governadora Fátima Bezerra (PT), que realiza leitura da mensagem anual na Assembleia Legislativa do RN (ALRN).


Ela esclarece que o Sinte/RN obteve informações junto à Secretaria de Educação do Estado de que há uma possibilidade do reajuste ser aplicado somente nos casos de professores que recebem abaixo do piso, o que destoa da postura que vinha sido adotada pelo Governo nos últimos anos.


O Piso Salarial Profissional Nacional do magistério público da educação básica foi reajustado em 6,27%. O valor mínimo definido pelo Ministério da Educação (MEC) para o exercício de 2025 é de R$ 4.867,77 para a rede pública de todo o país, com jornada de 40 horas semanais. A Portaria nº 77/2025, que define o novo piso salarial dos professores da educação básica, foi publicada na última sexta-feira (31). Como os salários dos professores são pagos pelas redes de ensino, cada estado e município precisa oficializar o valor por meio de norma própria.


As remunerações dos profissionais da educação básica são pagas por prefeituras e estados a partir de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), bem como de complementações da União.


“A greve é em último caso, caso não se tenha negociação nenhuma. A gente só parte para uma greve se não tiver nenhum mecanismo de negociação”, esclarece Thelma Farias.


TRIBUNA DO NORTE 

Hermano Morais recusa convite para assumir Secretaria de Turismo do RN

 

Cotado para assumir a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR), o deputado estadual Hermano Morais (PV) descartou a possibilidade de integrar o secretariado da governadora Fátima Bezerra (PT). A informação foi repassada pelo parlamentar ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal, que afirmou ter recebido o convite para assumir a secretaria, mas que segue na Assembleia Legislativa (ALRN).


Atualmente, a pasta estadual é coordenada por Solange Araújo Portela, que ocupa o cargo desde de 2023. Antes, ela exerceu o cargo de subsecretária de Política e Gestão Turística do RN por oito anos, onde atuou na área técnica de planejamento público, setor turístico e acompanhamento de implantação de projetos.


Quem assumiria a vaga na Assembleia Legislativa deixada por Hermano, caso optasse em ocupar a secretaria, seria a ex-vereadora Júlia Arruda (PCdoB), primeira suplente da federação Brasil da Esperança, composta por PT, PC do B e PV. Ela foi vereadora em Natal por quatro mandatos.


Hermano Morais está em seu quarto mandato como deputado estadual, sendo eleito pela primeira vez nas eleições estaduais de 2011, quando obteve 35.294. O parlamentar também foi vereador em Natal por quatro legislaturas, entre os anos de 1993 e 2010, quando deixou a Câmara Municipal para assumir uma cadeira na Assembleia. Ele também é o atual presidente do América, eleito para o triênio 2024/2026.


TRIBUNA DO NORTE 

Governadora confirma edital de duplicação da BR-304 e informa previsão de início das obras

 

A governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou na manhã desta terça-feira (11) que o programa de recuperação de estradas no Rio Grande do Norte está com obras asseguradas para este ano. Aliado a isso, ela disse que a duplicação da BR-304 está com licitação prevista para o próximo dia 30 de abril. As informações foram repassadas durante leitura da mensagem anual da chefe do Executivo, na Assembleia Legislativa.


Em sua leitura na Casa Legislativa, ela informou que, em relação à duplicação da BR-304, o edital de licitação está previsto para o próximo dia 30 de abril, a contratação das obras deve acontecer em agosto e início da execução dos serviços está marcado para setembro. Serão investidos R$ 700 milhões e contemplados 97 km nesta primeira fase em dois trechos: Mossoró a Assú e a partir do final da Reta Tabajara até as proximidades da cidade de Riachuelo.


No ano passado, a recuperação das estradas estaduais foi alcançada por meio do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), do Governo Federal, que concedeu empréstimo de RS 428 milhões para as obras. Em 2025, contudo, a segunda parcela não foi assegurada porque o Estado não conseguiu cumprir as metas fiscais necessárias.


No campo da infraestrutura, a representante do executivo estadual ressaltou que o ano de 2024 iniciou com a recuperação de 800 km de rodovias. Embora tenha afirmado que a maior parte das estradas tenham sido concluídas, ela não trouxe dados claros sobre os percentuais restantes para finalização.


Segundo Fátima Bezerra, a continuidade da reforma das vias vai acontecer por meio de recursos próprios do Estado e outras fontes de financiamento, incluindo uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “Vamos dar continuidade ao programa de rodovias estaduais, tanto com recursos próprios, quanto com outras fontes de financiamento”, reforçou.


TRIBUNA DO NORTE 


Fuga em Mossoró expõe fraudes e leva PF a investigar contratos da penitenciária

 

A fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, expôs falhas no sistema de segurança e gerou investigações sobre os contratos de manutenção da unidade. A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) estão apurando o envolvimento da empresa R7 Facilities, responsável pelos serviços de manutenção do presídio, em possíveis fraudes em licitações.


As investigações começaram em 2024, após denúncias sobre problemas na gestão contratual da penitenciária. As apurações indicam que a empresa pode ter manipulado licitações, utilizado sócios fictícios e apresentado documentos falsos para obter contratos públicos de forma irregular. A Operação Dissimulo, deflagrada nesta terça-feira (11), cumpriu 26 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal.


Os principais pontos da investigação incluem:


Manipulação de licitações, com empresas ligadas entre si fraudando o processo para garantir contratos.

Uso de “laranjas” para ocultar os verdadeiros donos das empresas.

Apresentação de documentos falsificados para obter benefícios fiscais e vantagens nos contratos.

A R7 Facilities mantém vários contratos com a administração pública, incluindo a manutenção de unidades prisionais.

A conexão entre a fuga e as investigações sobre a empresa foi estabelecida a partir da identificação de falhas estruturais e operacionais no presídio que facilitaram a evasão.

Entre os problemas apontados estão:


Manutenção deficiente, com indícios de que os serviços não foram realizados conforme o contrato.

Falhas nos sistemas de segurança e na vigilância da unidade.

Desgaste de estruturas e equipamentos, cuja manutenção deveria ser de responsabilidade da empresa.

Denúncias


A CGU mantém aberto o canal Fala.BR para o recebimento de denúncias. Qualquer pessoa pode enviar informações sobre esta operação ou outras irregularidades de forma anônima, selecionando a opção “Não identificado” no formulário eletrônico.


Para denúncias relacionadas à Operação Dissimulo, recomenda-se:

✔ No campo “Sobre qual assunto você quer falar”, marcar a opção “Operações CGU”;

✔ No campo “Fale aqui”, indicar o nome da operação e a Unidade da Federação onde foi deflagrada.


TRIBUNA DO NORTE 


Tornozelado, natural de Mossoró, é morto a tiros em Carnaubais, região do Vale do Açú

 

O preso de justiça em regime semiaberto, monitorado por meio de tornozeleira eletrônica, Victor Ferreira do Nascimento, 27 anos, natural de Mossoró, foi morto a tiros, na noite desta segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025, na cidade de Carnaubais, região do Vale do Açu,.

De acordo com as informações preliminares, o crime ocorreu na Rua Francisco Paulino de Melo, no bairro Frutivilla. A vítima, estava sentada conversando com amigos, quando percebeu um carro se aproximando e um homem descendo de arma em punho.

O mesmo ainda correu para escapar da morto, mas foi perseguido alvejado e morreu na hora. Ainda não há informações sobre motivação e autoria do crime. De acordo com a polícia, Victor respondia na justiça por crime de roubo majorado, mas estava cumprindo pena em liberdade.

A equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), unidade de Mossoró, foi acionada para realizar procedimentos de perícia e em seguida recolhimento do corpo para exames em sua base. A Polícia Civil vai investigar o crime.


FIM DA LINHA 

Suspeito de arrombar estabelecimento comercial é preso durante ação da Guarda Civil Municipal

 

Durante patrulhamento na área central, a viatura da Patrulha Maria da Penha foi abordada por um cidadão que informou ter visto um indivíduo invadindo uma loja de eletrodomésticos. No local, os agentes perceberam ruídos vindos do interior e constataram que o suspeito havia entrado pelo teto.

Com apoio de um comerciante, o gerente foi acionado para abrir a loja. A equipe operacional realizou a incursão e encontrou o indivíduo que estava sozinho e sem arma, já com produtos separados para furtar.

Ele não conseguiu fugir porque teve dificuldade de retornar ao teto com os produtos e foi surpreendido pelas equipes da GCM que fizeram o cerco por todo quarteirão.

Detido em flagrante, foi encaminhado à Delegacia de Plantão e autuado por furto qualificado. A ação envolveu todas as equipes de serviço, sendo a ocorrência apresentada pela viatura do Pelotão Ambiental, vale ressaltar que estavam em troca de turno mas não mediram esforços para fazer cumprir a lei.


FIM DA LINHA 

Mulher em situação de rua é presa suspeita de arrombar comércio e furtar produtos

 

Na madrugada deste sábado (09/02), por volta das 2h45, uma equipe de moto patrulhamento da GCM prendeu uma mulher após um furto em um estabelecimento comercial na área central, em frente à Praça do Pax.


Durante o patrulhamento, os agentes avistaram a suspeita tentando se esconder e, ao abordá-la, encontraram uma quantia em dinheiro e alimentos furtados da loja. Próximo ao local, o estabelecimento foi identificado com a vidraça arrombada.


Um vigilante que estava nas proximidades informou ter ouvido o barulho do vidro quebrando. A acusada, já conhecida por crimes na cidade, afirmou ser usuária de drogas e foi presa recentemente por furto.


Diante dos fatos, a equipe conduziu a mulher à Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis. A equipe teve apoio da VTR PGP para condução da acusada até a DP. A GCM segue firme no combate à criminalidade e na proteção da nossa cidade!


FIM DA LINHA 

Polícia Militar prende suspeito de lesionar um homem a golpes de garrafa durante bebedeira em Assú

 

Policiais do 10º Batalhão prenderam na noite deste domingo 09 de fevereiro de 2025, um homem suspeito de ter tentado contra a vida de outro durante uma bebedeira em Assú, interior do RN.


Valdick Soriano de Oliveira, mais conhecido por “Catatau” teria se desentendido com Francisco de Assis da Silva, enquanto bebiam em um bar na Rua 24 de Junho, próximo à AABB, naquela cidade.


Ainda de acordo com a PM, a vítima não percebeu que havia sido lesionado e foi para casa. Um familiar percebeu que suas costas estavam ensanguentadas, e ao olhar foi constatado o ferimento por arma branca.


O SAMU foi acionado, realizou os primeiros atendimentos e precisou conduzir a vítima para a UPA do Alto São Francisco. Diante das informações colhidas pela polícia militar, diligências foram realizadas e o suspeito “Catatau” foi encontrado e preso, sendo ele conduzido à Delegacia de Plantão em Mossoró para a realização dos procedimentos.


Na Delegacia, o mesmo foi autuado em flagrante, por lesão corporal grave e na manha desta segunda feira, 10 de fevereiro, Catatau foi encaminhado a cadeia publica de Caraúbas.


FIM DA LINHA 


Receita Federal apreende R$100 mil em comprimidos de ecstasy nos Correios em Natal

 

A Receita Federal apreendeu mil comprimidos (mais de 900g) de ecstasy no Centro de Distribuição dos Correios, em Natal. Ao todo, a droga equivale a R$ 100 mil. A ação foi realizada durante uma operação de rotina da Receita nesta segunda-feira (10).

Durante a ação, a partir da suspeita inicial da equipe de que a encomenda continha droga, os volumes passaram pelo Raio-X e, em seguida, pelo cão de faro.

O material estava dentro de uma capa de papelão (capa de caderno) e embrulhada com papel carbono.

A encomenda foi enviada do Rio de Janeiro e tinha como destino o munícipio de Caicó, no interior do estado.


G1RN


Lixo internacional é encontrado em pelo menos mais três praias do RN, diz associação de proteção ambiental

 

O lixo asiático presente na Praia do Segredo, na Via Costeira, em Natal, também foi encontrado nos últimos meses em praias de pelo menos outras três cidades do litoral do Rio Grande do Norte.

As praias são Muriú (em Ceará-Mirim), Cabo de São Roque (Maxaranguape) e Búzios (Nísia Floresta).

"Se eu for hoje, agora, em uma dessas praias, eu encontro esse lixo internacional", disse o biólogo Lucas Veríssimo, presidente da Associação de Proteção e Conservação Ambiental Cabo de São Roque, em entrevista ao g1 nesta segunda-feira (10).

A associação faz mutirões de limpeza a cada 15 dias em praias dos três municípios e também em Parnamirim.

Segundo a associação, o problema não é novo. O biólogo Lucas Veríssimo contou que pelo menos desde 2018 materiais internacionais são encontrados nas praias.

Em 2021, relatou, a associação publicou uma pesquisa na qual registrou lixos encontrados de pelo menos 23 países apenas na Praia de São Roque, em Maxaranguape.

"Na praia de Búzios a gente também encontrou bastante, até mais que essa quantidade de países", disse o biológo, em referência à elaboração de um novo relatório.

A associação funciona desde 2016, mas desde 2018 iniciou com um projeto para limpeza dos espaços próximos aos ninhos das tartarugas.

"Na gravimetria, que é onde a gente consegue fazer a separação do resíduo, a gente começou a perceber [os lixos estrangeiros] e se perguntar: 'de onde é isso?'", contou.

Os produtos encontrados tinham rótulos em mandarim, segundo o biólogo, e alguns em francês, italiano e inglês, por exemplo.

De onde chega o lixo?

Segundo o presidente da APC Cabo de São Roque, Lucas Veríssimo, o lixo internacional encontrado nos mutirões não se mostrava desgastado pelo tempo.

"A gente percebeu que o lixo que chegava na beira da praia não era um lixo que tinha um tempo que chegou na praia, que tinha uma degradação natural do resíduo, que passou muito tempo levando sol. Era um lixo limpo, que tinha acabado de ser consumido e ser descartado", disse.

Foi aí que se levantou a suspeita do grupo de que o material estava sendo descartado de embarcações cargueiras próximas ao litoral potiguar.

"A gente começou a traçar as rotas. Existe um site que você sabe onde estão os navios cargueiros. A gente começou a traçar essas rotas e as proximidades delas com a costa. Eles chegam a uma proximidade muito perto, a até 10 km da costa. E aí possivelmente eles devem ter um custo pra ser coletado esse resíduo [nos portos]. Então entendem que é melhor colocar no mar", disse.

O biólogo contou que as equipes já encontraram até produtos fechados, como garrafas de água, por exemplo.

"Encontramos fardos fechados de água mineral, de garrafa de 2 litros, de uma garrafa que é bem comum. Eu digo que essa garrafa é bem comum, uma garrafa da Malásia, tem um rótulo vermelho. Toda praia que a gente anda a gente encontra ela. Lacradinho, com água mineral dentro".

'Mix de lixo'

Nos últimos oito meses de 2024, a Associação de Proteção e Conservação Ambiental Cabo de São Roque, em parceria com o projeto Onda Limpa, recolheu cerca de 1 tonelada de resíduos das praias em que atua no litoral do Rio Grande do Norte.

Em uma única ação recente em Maracajaú, cerca de 249 quilos de resíduos foram recolhidos, sendo 90% plásticos.

O biólogo Lucas Veríssimo contou que, do material encontrado nos mutirões, mais de 80% é de lixo de origem brasileira, mas que os 20% de origem estrangeira "podem ter um potencial poluidor muito maior".

"O lixo brasileiro, em grande maioria, é descartável, mas o lixo que a gente está encontrando estrangeiro já é extremamente perigoso, é óleo, óleo de embarcação, seringas, medicamentos, cigarro", disse.

"O lixo brasileiro você encontra uma garrafa, uma tampa, um canudo, que causa danos, mas não tanto quanto esse estrangeiro".

Ele relatou, por exemplo,que no último mutirão encontrou o que chamou "mix de lixo".

"A última vez que a gente esteve na praia a gente encontrou uma garrafa pet de água. Dentro da garrafa pet tinha um papel de chiclete, e tinha um maço de cigarro dentro. Parecia que era um mix de lixo".

Medidas para deixar praias limpas

O presidente da Associação de Proteção e Conservação Ambiental Cabo de São Roque acredita que - para além de ações que possam impedir o despejo do lixo por embarcações na costa - há como melhorar o cenário das praias com outras medidas, como implantação de pontos de coleta e maior rotina de limpeza.

"A gente anda na praia e não vê uma lixeira", disse. "E ainda estimular às equipes de limpeza urbana a acessarem essas praias que não tem continuidade nas limpezas".

A preocupação no mar também é com os animais, já que o litoral do RN é o maior berçário do Atlântico Sul de tartarugas-de-pente.

"A gente não consegue enxergar isso [do impacto] da poluição, porque o número de tartarugas é ainda maior - ainda bem -- do que a poluição", falou.

Apesar disso, uma parte menor das tartarugas mortas encontradas já apresentaram no organismo plásticos ou microplásticos.

"Os animais estão ingerindo e, com o passar do tempo, estão contraindo doenças e ficando debilitados. E ficam mais suscetíveis a redes de pesca e a outros tipos de impacto que acontecem no litoral", explicou.

Lucas Veríssimo disse ainda que a sociedade em geral "também tem uma responsabilidade e o dever de cuidar dessas praias", mesmo que seja coletando um resíduo que já estava na praia.

"Se a gente deixar isso acontecer, criar esse cemitério de resíduos, quem vai pagar somos nós".

Rede pública de educação retoma aulas com proibição de celulares nas escolas do RN

 

Os alunos das escolas da rede estadual de educação do Rio Grande do Norte retornaram às aulas nesta segunda-feira (10), com uma nova regra: a proibição de uso do celular nas instituições. Ao todo, 190 mil estudantes estão matriculados em 590 escolas públicas potiguares.

A Lei Federal sancionada em janeiro restringe o uso de celulares no ambiente escolar e vale para escolas públicas e privadas, dentro das salas de aula e também nos intervalos.

Apesar disso, fica permitida o uso dos equipamentos para fins pedagógicos, com autorização do professor e para casos de acessibilidade, saúde e segurança.

O Ministério da Educação definiu que as escolas têm autonomia para escolher como a lei vai ser aplicada, de acordo com a realidade de cada comunidade escolar.

"O que a gente fez foi uma orientação que todos comecem pelo diálogo. O MEC também fez um manual de sugestões, então a gente vai ver como as coisas vão fluindo. Mas lembrando que não é só um dever da escola. A escola reúne conselhos, a comunidade, os pais, porque isso tem um objetivo muito mais amplo do que só tirar o celular, é a aprendizagem, é a saúde mental, porque a escola é um espaço também de convivência", afirma Cleonice Kozerski, secretária adjunta de educação.

Na nova rotina da Escola Estadual Walfredo Gurgel, na Zona Sul de Natal, ao chegar na instituição, o aluno precisa estar com o celular desligado e guardado na bolsa.

"Nós vamos fazer um trabalho de conscientização, vamos criar estratégias para que a gente conscientize os alunos, chamar a família para fazer parte desse momento e ficarmos acompanhando. É uma questão urgente, para saúde mental dos nossos jovens e a gente vai fazer de tudo para que eles se conscientizem. Tenho certeza que depois desse trabalho, os jovens vão entender o porquê e vão se sentir mais à vontade para interagir", diz a vice-diretora, Fátima Davim.

A mudança já divide a opinião dos alunos. Victor César, por exemplo, considera que os impactos serão positivos.

"Eu acho que vai dar certo, porque vi umas notícias que muitos alunos estão melhorando o desenvolvimento escolar", diz

Já a estudante Clara Cristina considera que o uso do celular poderia ser permitido em alguns momentos de intervalos.

"Não gostei tanto. Como a gente estuda no integral, na hora do intervalo, na hora do almoço, como é um intervalo um pouco mais estendido, acho poderia usar o celular, falar com nossos pais. Mas com essa proibição fica mais difícil essa comunicação", considera.

Na Escola Estadual Santos Dumont, em Parnamirim, a nova regra regou ainda mais expectativa nos estudantes, que estão ansiosos para ver como a ausência do celular vai afetar o dia-a-dia escolar.

"Eu acho que não deveria realmente proibir o celular. É só ter a conscientização que você não pode usar o celular dentro de sala na hora que tem alguém explicando", considera Hugo Victor.

"No meu ponto de vista, acho que está certo. Porque tem muita gente que tem fobia social, não consegue socializar, e acho que vai ajudar muito eles a socializar", justifica Alice Gomes.

A diretora da escola, Emanuella Carlos, conta que a definição de como a lei vai ser aplicada foi tomada por meio do diálogo entre professores e famílias.

"Semana passada nós tivemos uma reunião de acolhimento com as famílias, já abordando esta temática que tem causado tantas polêmicas, tantas inquietações. A escola está preparada, o corpo docente vai fazer um trabalho educativo, nós teremos palestras. E, claro, o uso do celular vai ser acolhido em momentos necessários, como uma atividade que requeira um aplicativo, nós temos laboratórios, então os estudantes não vai deixar de interagir com as tecnologias", pontuou.


G1RN


Pescadores capturam três pirarucus com mais de 60 kg no interior do RN


 Três peixes da espécie pirarucu pesando mais de 60 kg, cada, foram pescados por moradores do município de São Francisco do Oeste, na região do Alto Oeste potiguar, no último sábado (8). Segundo os pescadores, os peixes tinham cerca de 1,8 metro.

Os animais estavam em um açude particular na propriedade de Raul Morais, a Fazenda Morais. Segundo o fazendeiro, cinco indivíduos da espécie foram colocados no açude em 2021, como uma forma de tentar controlar a quantidade de tilápias na água.

"Resolvi colocar um peixe maior, para dar esse controle. Só que os pirarucus cresceram tanto que também se tornaram problema. Devido ao tamanho, eles começaram a comer tudo, todos os outros peixes no açude. Por isso, resolvi tirar. Os três deram quase 200 kg", afirmou.

Segundo Morais, sete pessoas se envolveram na pescaria, que envolveu algumas tentativas frustradas.

"A gente conseguiu tirar eles agora depois de mais 10 tentativas. Nunca dava certo porque as redes toravam. Agora o pessoal trouxe uma rede de pesca de alto mar, para pegar peixes de grande porte, e aí nós conseguimos", disse o produtor.

Outros dois peixes da espécie já tinham sido retirados do açude em outra ocasião. Ainda segundo o fazendeiro, quando os animais foram colocados no reservatório, tinham apenas 10 centímetros.

Dois peixes pescados no sábado (8) foram distribuídos para os pescadores e outro ficou para o consumo dos proprietários da fazenda.


G1RN